Você sabe qual a diferença entre cartão de crédito e débito e qual deles é o melhor para a sua vida financeira? Na realidade, você pode ter ambos, desde que saiba utilizar esses meios de pagamento de forma consciente.
Você pode fazer seus pagamentos à vista com o cartão de débito, deixando o crédito para adquirir bens maiores ou mesmo centralizar alguns gastos mensais, por exemplo.
Entenda a seguir como funciona o cartão de crédito e como escolher o ideal para você.
Como funciona o cartão de crédito?
O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite que você compre agora e pague depois. Isso é possível graças a um limite de crédito pré-aprovado liberado para você pela emissora do cartão.
Logo, você pode gastar esse valor em compras à vista ou parceladas, pagando a quantia devida somente no vencimento da fatura mensal. Assim que a fatura do mês é paga, o valor dela é liberado novamente para o seu limite.
No entanto, se você não pagar o valor total da fatura, optando por quitar um valor parcial ou o chamado “valor mínimo exigido”, o saldo restante entra no rotativo do cartão de crédito. Essa é a linha de crédito com os maiores juros do mercado, alcançando facilmente os 300% ao ano.
Para evitar cair no rotativo, você também tem a opção de parcelar sua fatura quando não consegue pagar o valor total, pagando uma taxa de juros (mais baixa) por isso.
Além disso, quando você atrasa o pagamento, paga multas e juros proporcionais aos dias de atraso. Por isso, o ideal é pagar a fatura do cartão de crédito sempre em dia e até a data de vencimento, utilizando esse meio de pagamento de forma consciente.
Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?
Ao contrário do cartão de crédito, no qual você pode adiar o pagamento, o cartão de débito só permite pagamentos à vista. Quando você escolhe pagar uma compra com ele, o valor é descontado imediatamente do saldo da sua conta bancária.
Por essa razão, só é possível usar o cartão de débito quando você tem dinheiro suficiente na conta, ou então o pagamento é recusado.
Logo, pagar no débito é semelhante a pagar em dinheiro ou por meio de transferência bancária ou Pix, por se tratar de uma transação à vista.
Existe ainda uma modalidade chamada de “débito automático no cartão de crédito”, muito utilizada em serviços por assinatura.
Nesse caso, o valor da assinatura é lançado mês a mês na fatura, sem ocupar o limite com o valor total do contrato.
Quais os benefícios do cartão de crédito?
O cartão de crédito, quando usado corretamente, traz vários benefícios para o consumidor. Com ele, você consegue parcelar compras de valor mais alto, tornando determinados bens acessíveis.
Além disso, pode se organizar para pagar por todas as compras no mesmo dia, centralizando seus gastos na fatura do cartão de crédito.
Para os cartões que oferecem benefícios, é possível participar de programas de recompensas, ter diversos tipos de seguros e ganhar desconto em lojas, por exemplo.
Para quem tem um negócio próprio, o cartão de crédito é importante para fazer investimentos e ganhar fôlego financeiro até o recebimento do dinheiro das vendas.
Para quem viaja muito, pode ser um ótimo meio de acumular milhas, comprar em qualquer lugar do mundo e ter benefícios exclusivos em aeroportos.
Qual o melhor cartão de crédito?
O melhor cartão de crédito é aquele que oferece os benefícios que você procura, mas existem alguns critérios que ajudam na escolha.
Veja alguns deles:
- Ter uma bandeira com ampla aceitação, como Visa ou Mastercard;
- Anuidade baixa ou, preferencialmente, gratuita, que gera uma economia considerável para o seu bolso;
- Transparência na cobrança de tarifas e juros;
- Opção de pagamento por aproximação;
- Possibilidade de fazer compras internacionais;
- Função de limite elástico, que permite enviar compras acima do limite para avaliação e possível liberação da emissora;
- Possibilidade de usar um cartão virtual para fazer compras online com mais segurança e preservar o cartão físico;
- Acesso a benefícios como programa de recompensas, garantia estendida, seguro viagem, proteção de preço, etc.;
- Possibilidade de ter seu limite de crédito aumentado a partir da análise de hábitos financeiros, movimentações na conta e Score do CPF.
E então, ficou mais fácil escolher o melhor cartão de crédito para você?
Aproveite e peça agora mesmo um cartão de crédito sem anuidade para ter mais controle dos seus gastos!