Telefone mostrando a ordem que as postagens tem que ficar no Instagram

Conseguir criar um feed Instagram incrível é o desejo de qualquer pessoa que queira ter um perfil que seja atrativo e que conquiste os seguidores.

A maior parte dos usuários do Instagram, seja em perfis pessoais ou comerciais, possui feeds que são extremamente desorganizados e, por conta disso, não são nenhum pouco chamativas.

Sendo assim, se você conseguir criar um feed diferenciado será mais do que importante para conseguir destaque frente aos concorrentes.

Esse artigo tem o intuito de lhe ajudar para que você aprenda a criar um Feed Fantástico no Instagram, com postagens organizadas e chamativas e consiga mais seguidores em muito menos tempo!

Quer saber mais sobre todas essas dicas valiosas para criar um ótimo feed Instagram? Então leia esse texto até o final!

 

1- Tipos de feed Instagram

A primeira dica valiosa de como criar um feed Instagram incrível é escolher o tipo de feed que você irá utilizar em seu perfil.

Existem vários tipos entre os quais é possível escolher, então você poderá achar, com uma certa facilidade, aquele que seja mais adequado às suas necessidades e preferência.

A seguir, veja os tipos principais de feed de Instagram que você pode utilizar!

 

Feed xadrez

Feed xadrez com um mix de cores laranja, branco e cinza

O feed xadrez ou feed em X é um tipo que possui um efeito que impacta bastante o usuário, além de ser muito simples de ser produzido, o que faz com que ele seja um dos preferidos no Instagram.

Para que você componha esse tipo de feed, basta ficar alternando dois estilos de publicações distintas e que contrastem entre si.

É o caso, por exemplo, de publicar fotos dos seus produtos e imagens com frases, a título de exemplo, ou ainda publicações com duas cores de fundo diferentes e contrastantes.

Você pode fazer isso de forma muito simples usando o Canva, que possui diversos recursos disponíveis para a criação de artes únicas e que poderão ser usadas para o seu feed xadrez.

Com isso, você consegue planejar bem os conteúdos que irão ser publicados, de modo a manter sempre a estrutura em X, que irá ser o diferencial do seu feed em comparação com os concorrentes, por exemplo.

Esse é um dos tipos de feed mais comuns e por isso mesmo é normal que muitas pessoas apostem neles, principalmente, quando estão começando as contas no Instagram.

 

Feed por cor

Feed com cores mais escuras e frias e com uma mulher se maquiando e posando para fotos

Uma outra dica de feed Instagram que também é bastante simples e na qual vale a pena apostar é o feed organizado por cor.

Através do uso desse tipo de feed, com uma construção básica, você poderá alcançar um visual para o seu perfil que será único e muito atrativo.

Para criar um feed por cor que influencie o seu público é importante conhecer um pouco a respeito da psicologia das cores.

Por meio desse conhecimento, você poderá escolher as cores certas para garantir que o seu perfil e as suas publicações vão poder estar influenciando positivamente o usuário.

Além disso, é essencial que a cor usada nas postagens do feed estejam relacionadas diretamente com a cor da sua marca, de modo que seja possível manter a sua identidade visual.

No momento de escolher a cor, você deve considerar também as tonalidades distintas para estar utilizando nas suas publicações, de modo a dar um efeito distinto no feed como um todo.

Uma dica que vale a pena observar é usar uma paleta de cores para ir intercalando-as entre as postagens que vão sendo feitas.

Para muitas pessoas, escolher a opção da paleta de cores pode ser algo mais complexo do que optar pelo feed por uma cor única, mas o resultado vale a pena.

 

Feed infinito

Celular ilustrando como é um feed infinito com postagens distribuidas uniformemente

Se você quer um feed que vem fazendo muito sucesso no Instagram ultimamente, então o feed infinito é uma ótima alternativa.

Esse feed, que é conhecido pelo nome de puzzle feed, trata-se de uma opção diferenciada para quem quer um design completamente intercalado, no qual os posts estão sempre trabalhando conjuntamente.

O objetivo é que esses posts formem imagens diversas, como se fosse uma espécie de quebra-cabeça, o que ajuda a deixar o seu feed mais divertido.

Apesar de ser cada vez mais comum no Instagram, porque está conquistando muitas pessoas, ele também tem alguns pontos negativos bem conhecidos.

O principal deles, sem nenhuma dúvida, é o fato de que criar um feed desse tipo é algo que dá um enorme trabalho e que tem um custo alto para que seja mantido, até mesmo pelas empresas.

As publicações feitas de forma individual ficam um pouco perdidas e não chamam muita atenção no feed, o que reduz bastante o engajamento obtido dentro do Instagram.

Por conta disso, antes de escolher essa opção como seu feed Instagram, é preciso considerar bastante os seus objetivos e necessidades.

 

Feed alinhado

Fotos de mulhere maquiadas ilustrando como fica um feed animado no Instagram

Mais um tipo de feed Instagram que é bastante simples de ser feito e que traz um resultado incrível, o feed alinhado costuma agradar a maior parte das pessoas, por isso mesmo é uma opção excelente.

Para a criação desse tipo de feed, a dica é que você use uma estética única para as três imagens que fazem parte de cada linha do feed.

É possível montar um feed alinhado tanto na horizontal quanto na vertical, e é preciso saber como funciona para garantir que ele sempre estará em ordem.

No caso do feed horizontal, que foi o primeiro tipo de feed harmônico criado no Instagram, o que você precisa é sempre postar três imagens juntas, para garantir que ele sempre estará organizado em fotos com a mesma estética.

Além disso, ainda tem um ponto importante: todas as linhas precisam “conversar” entre si, pois apenas dessa forma é que se tornará possível garantir a harmonia do seu feed.

Entretanto, há pessoas que realmente focam apenas em três imagens por vez que precisam ser postadas para formar a linha horizontal, e ainda assim conseguem um ótimo resultado.

A outra opção de feed alinhado no Instagram é aquela por linha vertical, que é o contrário do que foi ensinado anteriormente.

Para que você consiga produzir essa linha vertical, é preciso que uma das imagens tenha um tipo de estética, enquanto as outras duas tenham um estilo distinto.

A organização é, portanto, por colunas e o mais comum é que a linha vertical principal e diferenciada fique na coluna do mesmo.

A única forma de garantir que esse tipo de feed será mantido é se você postar sempre três imagens de uma só vez, pois se não fizer isso, as colunas irão desorganizar-se.

Em comparação com o alinhamento horizontal, fazer um feed com linhas verticais é considerado como muito mais difícil.

 

2- Escolha qual será o tema do seu feed

Diversos tipos de fotos mais escuras e sombrias que compoem o feed do Instagram

A segunda dica extremamente valiosa para você criar um feed Instagram incrível é escolher qual vai ser o tema dele.

É apenas depois que você tiver definido qual é o conceito que deseja para o seu feed que vai ser possível escolher qual vai ser o tipo a ser usado e o planejamento para produzir as publicações.

Com a definição do tema do seu feed, você também conseguirá um visual que tenha uma maior coesão, pois as imagens utilizadas irão mostrar bem mais sobre o seu perfil do que aquelas que não fazem sentido entre si.

Existem pessoas que podem ter muitas dúvidas a respeito de como colocar o processo em prática, então uma dica que ajuda bastante é estar observando aqueles perfis que você mais gosta.

Além disso, você pode procurar por bancos de imagens, para que inspire-se para criar as imagens para o seu feed.

Afinal, não há dúvidas de que observar as principais referências é sempre o ponto principal para que você possa começar a produzir um bom conteúdo e fazer tudo da maneira correta.

 

3- Faça um bom planejamento

Diario sobre um fundo branco

O planejamento é um passo importantíssimo para o sucesso em qualquer coisa que você resolva fazer em sua vida e isso também inclui criar um feed Instagram incrível.

É apenas planejando os conteúdos que serão criados e as sequências nas quais eles serão postados que você vai conseguir organizar de verdade o seu feed.

Aquelas pessoas que resolvem criar um feed, usando os tipos mostrados aqui, mas que não se planejam para isso acabam apenas embaralhando-se no projeto e não conseguem um bom resultado.

Você vai ter menos dor de cabeça e vai achar muito mais divertido produzir conteúdos que são planejados, e que fazem parte de um conjunto maior no final.

O uso do Canva no planejamento é importante, porque os modelos que você cria na plataforma ficam, automaticamente, salvos e podem ser acessados quando desejar.

Isso evita, por exemplo, que você crie certos conteúdos, depois perca o formato e acabe tendo que modificar tudo, ou pior, deixe o feed com imagens que não combinam entre si e que não deixam o resultado harmônico.

Essa dica serve, portanto, para que você jamais deixe de fazer um bom planejamento antes de criar os conteúdos, para ter certeza de que o resultado desejado será realmente alcançado.

 

4- Escolha as cores

Cores animadas e mulher sorrindo e outra dançando

Para você que vai usar qualquer tipo de feed, seja ele o xadrez, o alinhado ou, principalmente, aquele organizado por cor, a escolha das cores é algo essencial.

Você pode escolher apenas uma cor e suas tonalidades ou ainda optar por uma paleta de cores para utilizar na criação das suas publicações.

É importante sempre produzir as imagens e fazer a edição delas de modo a valorizar e destacar a cor ou a paleta escolhida.

Os seus seguidores, com o tempo, passarão então a fazer o reconhecimento do seu estilo baseado nessas cores usadas, bem como passarão a relacioná-las com a sua marca.

Uma dica é criar os blocos de cor, uma dica na hora de produzir imagens dos seus produtos, ou ainda para criar uma composição de feed do tipo “arco-íris”.

Ao invés de fazer blocos com cores diferentes, você pode optar por alternar apenas a tonalidade de uma única cor escolhida, o que também irá trazer bons resultados.

Se você resolver fazer um feed xadrez ou em x, a ideia é sempre escolher cores que sejam contrastantes, para opor bem as publicações que irá se cruzar, como é o caso do branco e do preto, ou do branco com um azul escuro.

As cores são extremamente importantes para criar um feed Instagram incrível, por isso é essencial fazer uso delas da forma certa.

 

5- Use as formas ao seu favor

As formas são importantes, assim como as cores, para que você possa criar padrões para o seu feed, o que irá fazer uma enorme diferença no resultado final.

Elas são importantes para você usá-las como bordas ou como molduras, por exemplo, de modo a proporcionar algo único para as suas publicações, o que irá impactar no resultado do feed.

Essas formas podem ser usadas, inclusive, dentro de uma mesma imagem, para separar as diferentes tonalidades de uma cor, o que deixa o resultado bem mais atraente, além de serem essenciais para quem quer um maior minimalismo.

No caso de feed xadrez ou alinhado, as formas são importantes para criar bordas que ajudem a alternar a orientação das fotos utilizadas, sendo possível até mesmo criar estilos diferenciados.

Dentro do Canva, há sempre a possibilidade de que você consiga usar as formas mais diferentes para criar um feed único, que realmente seja atrativo e que faça o papel dele de conquistar os usuários no Instagram.

 

Conclusão

Como você pôde ver, criar um feed Instagram incrível é algo que pode fazer uma grande diferença para sua conta e por isso mesmo nesse texto foram mostradas dicas de como colocar isso em prática.

A melhor ferramenta para criar um bom feed é, sem dúvidas, o Canva, por isso que se torna essencial aprender a utilizá-lo.

Com isso, há uma indicação de curso que é essencial para aprender a usar essa ferramenta: o Curso de Canva Para Negócios, da Renata Massa.

Gostou do artigo de hoje sobre as 5 dicas valiosas para criar um feed Instagram incrível?

 

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente