Proteger o seu e-mail de ataques cibernéticos é cada vez mais urgente e importante nos tempos atuais, pois o número de casos e roubos de dados só aumenta.

Além disso, tanto no e-mail pessoal quanto no e-mail profissional, a troca de mensagens contendo dados é grande e isso aumenta ainda mais os riscos à sua segurança, colocando em risco informações pessoais importantes como seu CPF, números de cartões, dentre outros.

email 824310 640

Quando falamos em e-mail profissional, garantir a segurança se torna imprescindível principalmente para manter o sigilo dos negócios e os dados da empresa.

Apesar do e-mail profissional ser muito mais seguro e confiável do que os e-mails tradicionais, alguns cuidados e precauções são importantes para reforçar a proteção do e-mail. Quer saber mais sobre como fazer isso?

Selecionamos algumas dicas essenciais para a segurança do seu e-mail e alguns critérios fundamentais para resguardar tanto seu e-mail profissional quanto o pessoal.

Vantagens de ter um e-mail seguro

O e-mail é um canal de comunicação essencial na sociedade atual. Muito antes do Whatsapp, Telegram, redes sociais e todos os inúmeros chats existentes, o e-mail já era consolidado e utilizado desde os primórdios da internet.

Ou seja, não existe nenhuma possibilidade de se cadastrar em sites, canais de streaming, mídias sociais ou qualquer outra assinatura digital sem ter um endereço de e-mail ativo.

Tudo isso faz com que esse meio de comunicação esteja ainda mais na mira dos criminosos da web, mais do que qualquer outro meio de comunicação.

Ter um e-mail seguro reduz de forma significativa as chances de cair nesses golpes e é uma forma de se prevenir de situações desagradáveis.

Além disso, manter o seu e-mail protegido te dá mais segurança para trabalhar com essa ferramenta e falar sobre estratégias de negócios no e-mail profissional, sem se preocupar com roubo de dados.

Além das invasões de hackers, roubo de dados e o número incontável de spams recebidos, muitos aplicativos possuem seu e-mail cadastrado e podem utilizá-lo de forma indevida, tornando-o ainda mais vulnerável caso não esteja protegido.

login 570317 640

1-Crie uma senha bem estruturada

O processo de criação da senha muitas vezes é ignorado ou subestimado por grande parte das pessoas. O que pouca gente sabe é que essa senha poderá evitar grandes transtornos futuros e dificultar invasões e ataques a seu e-mail.

Senhas maiores, com diversidade de números, letras e símbolos são fatores importantes que classificam uma senha forte e sólida. Uma dica para fortalecer ainda mais sua senha é evitar combinações óbvias, como datas de nascimento, nomes familiares, dentre outros.

A verificação em duas etapas é também outra maneira de aumentar a proteção do e-mail e potencializar a força da sua senha, pois envolve duas etapas para autenticação ao entrar no e-mail e torna ainda mais difícil outra pessoa invadir sua conta.

2-Evite abrir e-mails suspeitos

Muito cuidado com propostas extremamente boas e notícias extraordinárias, pois são e-mails com esse tipo de conteúdo que os criminosos costumam utilizar para acessar sua conta.

Chamar a sua atenção é o objetivo principal de quem produz esses ataques cibernéticos e também a forma que mais funciona.

E-mails com mensagens de alerta e urgência, de entidades, bancos, ou qualquer outro tipo de organização que possua renome são mais alguns exemplos de e-mails suspeitos que devem ser evitados.

Além disso, vários desses e-mails contêm links externos que são uma das principais maneiras de conseguir acessar seus dados, por meio do clone phishing.

O clone phishing é uma das inúmeras formas de ataques phishing, onde os criminosos clonam um site original para atrair os usuários.

3-Utilize programas AntiSpam

Evitar a entrada de e-mails maliciosos é o primeiro passo para proteger o seu e-mail e a principal forma de se blindar de ataques. Quantas vezes você acabou abrindo um e-mail suspeito ou clicando em um link por impulso?

Acontece que mesmo sabendo sobre os riscos a ataques e golpes via e-mail, ainda acontecem situações assim no dia a dia. Com um programa AntiSpam as chances desses e-mails chegarem até você são mínimas, pois ele filtra e reduz de forma drástica o número de e-mails maliciosos.

Segundo estatísticas da cert.br, o número de spams reportados no ano de 2020, durante o período de janeiro até junho é de quase 464 mil.

Além disso, ter um programa AntiSpam pode ajudar a melhorar até a produtividade, pois a limpa automática nos e-mails indesejados e no lixo eletrônico facilita a sua vida e te economiza energia para focar diretamente nos e-mails legítimos.

4-Invista em bons Antivírus

Ter um bom antivírus instalado protege não só o seu e-mail como também todas as outras ferramentas do seu computador, principalmente o seu navegador.

De acordo com dados da Fortinet, a América Latina sofreu mais de 41 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2020 e a previsão para 2021 é ainda pior.

Manter um software de antivírus sempre atualizado e em bom funcionamento é uma das principais armas contra os ataques cibernéticos e possibilita que as reparações necessárias sejam sempre realizadas de forma automática.

Os programas de antivírus também funcionam como uma barreira de segurança, protegendo seus dados, filtrando todos os anexos baixados e banindo sites suspeitos. Dentre os mais famosos e eficientes estão o Avast, McAfee e AVG Internet Security.

vpn 4062481 640

5-Utilize redes virtuais privadas

A VPN é uma ótima maneira de proteger o seu e-mail e manter a segurança das suas conexões. As redes virtuais privadas possuem servidores próprios criptografados que direcionam todo o seu tráfego na internet.

Com isso, o seu dispositivo fica blindado de acessos externos e a origem do seu tráfego fica localizada diretamente nos servidores VPN.

De forma prática, a VPN funciona como uma proteção a seus dados e seu endereço de IP, o que dificulta ainda mais invasões de hackers e acesso a informações pessoais. Outra grande vantagem da VPN é para quem costuma utilizar redes WiFi públicas com frequência.

Redes WiFi públicas podem ser acessadas por qualquer pessoa, inclusive indivíduos mal intencionados e hackers. Utilizar um servidor VPN é a melhor forma de acessar essas redes sem correr grandes riscos, pois você poderá aproveitar da criptografia de dados particulares.

Outra dica importante é evitar acessar aplicativos de banco, seu e-mail profissional, ou qualquer outro programa que contenha informações relevantes.

De qualquer forma, a maneira mais eficaz de evitar ataques cibernéticos é sempre optar por redes domésticas e evitar ao máximo o uso de WiFi público.

6-Fique atento às notificações de acesso

Habilitar as notificações de acesso do seu e-mail é uma forma simples e inteligente de manter um acesso seguro ao e-mail. Isso porque, qualquer usuário ou acesso suspeito é notificado via SMS ou e-mail, avisando a tentativa de ingresso na sua caixa de entrada.

Assim fica mais fácil ter controle sobre as possíveis invasões antes mesmo delas serem efetuadas. Isso possibilita com que você consiga tomar providências e fazer redefinições de senha necessárias, por exemplo.

Conclusão

As fraudes e os ataques cibernéticos são reinventados diariamente, com histórias diferentes e disfarces cada vez mais inteligentes. Estar atento e precavido na web é uma tarefa contínua e ainda assim existirão os riscos.

Cuidar e manter a segurança dos e-mails é crucial para evitar transtornos maiores. Além de todas essas dicas aqui listadas, lembre-se sempre de averiguar os e-mails abertos em lugares públicos, manter seu sistema operacional atualizado e tomar cuidado com documentos importantes.

São várias medidas simples que podem refletir diretamente na proteção dos seus e-mails e te poupar de ataques dos criminosos cibernéticos.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente