Segunda, 18 Março 2024

Ícone do aplicativo do Instagram no telefone

Uma das principais dúvidas, que a maior parte das pessoas que estão no Instagram possuem, é como ganhar seguidores orgânicos no Instagram.

Por conta disso, resolvemos separar os 7 passos principais para você aplicar hoje no seu perfil e começar a ganhar seguidores orgânicos: 

  1. Monte um cronograma de postagens
  2. Crie um perfil estratégico e atraente
  3. Produza conteúdos variados como Reels
  4. Meça seus resultados com os relatórios diários do Insta
  5. Faça uso de hashtags da forma certa
  6. Faça uso do carrossel no Instagram
  7. Faça uso de CTAs nas suas publicações

As bucas por como aumentar o número de seguidores cresceram muito durante os últimos meses de pandemia. 

E, se esse é um questionamento que você também faz, então neste artigo iremos detalhar todos esses 7 passos que lhe ajudarão bastante nesse processo sem que seja preciso usar aplicativos ou comprar followers.

Falando na compra de seguidores, muitos sites vendem esse serviço e você pode comprar seguidores reais e Brasileiros no Instagram para tentar aumentar ainda mais o engajamento na rede. 

Fazer um cronograma de postagens e criar conteúdos variados são apenas algumas das formas de aumentar a quantidade de seguidores de forma orgânica no Instagram. Boa leitura!

 

 1. Monte um cronograma de postagens

A primeira dica de como ganhar seguidores no Instagram de maneira orgânica é por meio de um cronograma de postagens.

Não há dúvidas de que a organização é imprescindível para que obtenha sucesso dentro de uma estratégia de marketing, e é aí que entra a importância de ter um calendário editorial.

Sabendo o que postar, você então já vai ter conhecimento de antemão do tipo de conteúdo que necessita produzir, o que dará mais tempo para criá-lo com calma e obter um resultado de maior qualidade.

Mas, atualmente, há diversas formas que você pode agilizar esse processo de geração de ideias para o seu perfil do Insta de forma rápida e prática.

Graças aos Stories Viciantes, você conta com mais de 2000 roteiros de postagens e 365 dias de ideias prontas para postagem no feed e nos stories do Instagram.

Você terá um ano inteiro de ideias de conteúdos estratégicos e diversificados para seu negócio crescer e vender exponencialmente no Instagram.

Vale a pena conferir esse pacote de Stories Viciantes.

Cronograma de postagens para ganhar seguidores no instagram

Agora, caso não consiga investir menos de 1 real por dia em um cronograma pago, você pode criar o seu próprio calendário editorial.

Mas, não se engane! Criar o seu próprio planejamento pode demorar bastante tempo e demandar muita criatividade.

Então investir em um pronto é o mais indicado pois irá agilizar o processo de criação de conteúdo do seu perfil e irá diminuir a dor de cabeça que teria criando um do zero.

Ter um calendário editorial de postagens desses te dá muitas vantagens pois:

  1. Você terá mais tempo para planejar seus conteúdos, o que irá gerar posts com maior qualidade

  2. Você conseguirá deixar o seu feed mais organizado

  3. Você conseguirá manter uma identidade visual das suas postagens

  4. Você vai poder planejar campanhas sazonais com antecedência, de modo a obter melhores resultados

  5. Você vai evitar esquecer-se de fazer uma postagem, o que vai ajudar a manter a boa visão dos seus seguidores a respeito do seu comprometimento

  6. Você vai deixar os processos mais otimizados

A melhor opção para que tudo dê certo é estudar bem e ter à disposição elementos que lhe auxiliem em todo esse processo.

E, nada melhor do que os Stories Viciantes para garantir que você irá produzir um bom cronograma de publicações.

 

2. Crie um perfil estratégico e atraente

Uma outra dica que faz toda a diferença sobre como ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica é criar um perfil que seja estratégico e atraente.

Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que você deve procurar sempre postar fotos e designs que sejam interessantes para o seu público-alvo.

Logo do instagram em um perfil estratégico

Dessa forma, você poderá gerar conteúdos que tenham qualidade e que atraiam o interesse do seu público, para garantir que mais pessoas irão não só seguir, mas também interagir com seu perfil.

Uma maneira de deixar a sua página do Instagram mais atraente é, inclusive, criar um feed organizado e harmonioso, que realmente tenha um diferencial aos olhos do seu público, mantendo sempre o padrão.

Para tornar isso possível, muita gente utiliza a ferramenta de design Canva aliada a um curso poderoso: Canva Para Negócios.

Quando você tem a ferramenta e a metodologia certa, crescer no Instagram, se destacar da concorrência e criar uma estratégia de conteúdo imbatível se tornam mais simples do que você imagina.

Com a ajuda dessa ferramenta e do curso de Canva é possível criar conteúdos interessantes e personalizados voltados para o aumentar a taxa de engajamento da sua conta e construir uma audiência que irá comprar de você.

 

3. Produza conteúdos variados como Reels

Aplicando a estratégia certa, você pode atrair centenas de seguidores altamente qualificados por dia com o Reels.

Esse método de crescimento no Insta é possível pois muitas pessoas ainda focam apenas em um único tipo de conteúdo, em geral imagens, dentro do Instagram.

Sendo assim, quando você varia nos formatos de conteúdos das publicações, as chances de atrair pessoas segmentadas para seu perfil se tornam muito maiores.

Reels no Instagram como forma de ganhar mais seguidores

Produzir vídeos no Reels é uma opção de conteúdo cada vez mais em alta e, para que você possa aproveitar ao máximo essa onda de conteúdo, é preciso entender melhor suas vantagens.

Existem muitas, mas aqui vão ser citadas apenas as principais para que você perceba o quão essencial é essa opção para sua conta:

  1. Não há a necessidade de uma estrutura como ocorre com os stories

  2. É uma opção de conteúdo bem mais informal, ao contrário do IGTV, o que te ajuda na comunicação com seus seguidores gerando mais engajamento

  3. Promove um aumento no número de seguidores da sua conta, de maneira totalmente orgânica

  4. Expande o alcance da sua conta dentro do Instagram, permitindo que a sua marca seja mais conhecida

Mas apostar nos conteúdos em vídeos para o Reels sem saber o jeito certo de fazê-los pode ser um erro fatal.

Por isso, o mais indicado é aprender com quem tem experiência.

E, um dos cursos mais bem avaliados nesse quesito é o Descomplicando Reels que te ensina a ganhar +100 seguidores/dia com Reels.

Além disso, esse curso ensina como planejar os vídeos de forma forma estratégica com o objetivo em conseguir aumentar a taxa de engajamento e interações em até 3x.

 

4. Meça seus resultados com os relatórios diários do Insta

A maior parte das pessoas que utiliza o Instagram não faz uso das métricas e dos relatórios diários que essa rede social proporciona aos usuários, o que é um erro enorme.

Os relatórios do Instagram tratam-se de informações que a rede social disponibiliza para aqueles usuários que possuem uma conta comercial.

A partir dessas informações, você pode ter uma noção geral de como anda a sua conta dentro do Instagram, para saber assim se os resultados desejados estão sendo alcançados.

Medir resultados para analisar engajamento e seguidores no Instagram

Você pode ver, por meio desses relatórios, informações diversas relacionadas com conteúdo, público e atividade dentro da sua conta.

Primeiramente, para que seja possível fazer uma avaliação correta dos relatórios, é necessário saber quais são os seus objetivos dentro do Instagram.

É possível gerar mais tráfego para o site ou blog do seu negócio, gerar mais vendas dentro do Instagram, aumentar o conhecimento a respeito da sua marca ou ainda aumentar a sua autoridade dentro do mercado de atuação.

Essas são apenas algumas dicas de objetivos que você pode estipular e alcançar através do seu perfil, então saber qual é o seu é essencial para que o foco seja nas informações dos relatórios certos.

Algumas métricas que podem ser observadas dentro dos relatórios disponibilizados por essa rede social para as contas comerciais são:

  • Aumento do número de seguidores

  • Aumento do número de menções ao seu perfil

  • Aumento da quantidade de interações feitas na sua conta (ou seja, aumento da taxa de engajamento)

  • Aumento nos cliques das hashtags usadas no Instagram Shopping

  • Aumento das respostas dos Stories

  • Entre outras mais...

  • Sem dúvidas, as métricas mais importantes dizem respeito, logicamente, ao aumento dos seguidores, já que seu objetivo é otimizar o número de seguidores orgânicos da sua conta, mas não apenas isso.

A quantidade de interações realizadas no seu perfil, o número de visitas que você recebeu, os cliques realizados no site, ou seja, no link que está na sua bio, o alcance das suas publicações e as impressões são outras métricas essenciais.

Se você tem muito pouco conhecimento sobre o Instagram e as métricas que lhe ajudarão a entender como anda o crescimento do seu perfil, há cursos que podem lhe auxiliar a compreender melhor o assunto.

Um deles, considerado como um dos tops do mercado, é o curso Insta para Negócios.

 

5. Faça uso de hashtags da forma certa

Uma dica importantíssima para você que quer aprender a como ganhar seguidores no Instagram é fazer o uso das hashtags da maneira certa.

Mas o que é uma hashtag?

Acredito que você já as tenha usado ou possua alguma noção a respeito do que elas são, mas caso não tenha, é hora de aprender.

Uma hashtag trata-se de um recurso muito importante dentro do Instagram e que serve para direcionar as publicações que você criou para o público-certo.

Ela é caracterizada pelo uso da cerquilha ou jogo da velha, o símbolo #, juntamente com uma palavra, que tenha relação com o conteúdo da sua publicação.

Símbolo do hashtag e do Instagram

Praticamente qualquer palavra pode ser usada como uma hashtag, mas há aquelas que são mais populares e, portanto, geram um alcance maior, enquanto outras são pouco vistas ou buscadas.

Algumas comuns são aqueles como #instaday, #instafood, #tbt, #travel ou #lookdodia, por exemplo, apenas para citar as que têm uma alta popularidade.

Esses elementos são usados para publicações nas mais diversas redes sociais, como Twitter e Facebook, mas foi no Instagram que elas realmente tornaram-se tão populares.

Quando você coloca hashtags que tenham a ver com o seu negócio e com a publicação criada, então o seu perfil poderá ser encontrado de forma muito mais fácil pelos usuários da rede social.

Além disso, ainda há a questão da organização, pois isso permite que seu conteúdo seja categorizado no Instagram, sendo mostrado para as pessoas que têm interesse naquele determinado assunto.

Um erro que muitas pessoas ainda cometem é tentar utilizar hashtags sem nenhuma relação com o que estão publicando, apenas porque elas são populares, acreditando que assim terão mais curtidas e engajamento.

O que acontece é justamente que a sua conta pode “floodar”, o que poderá prejudicar ela e fazer com que ao invés de ganhar, você perca seguidores.

Assim, a melhor dica é sempre fazer uso das hashtags certas para o seu conteúdo e evitar utilizá-las em excesso, apesar de o Instagram permitir que cada pessoa coloque 30 hashtags, no máximo, por publicação.

O certo seria usar de 10 a 15 para evitar poluir em excesso o seu post, além do que o mais indicado é colocar esses elementos nos comentários da publicação, ao invés da legenda, deixando-a bem mais limpa.

Com essa dica, pode ter certeza que seu conteúdo chegará nas pessoas certas, proporcionando então resultados melhores.

 

6. Faça uso do carrossel no Instagram

Você já ouviu sobre o modelo carrossel de publicações? Caso não conheça ainda, saiba que essa é uma ótima opção para ganhar mais seguidores de forma orgânica no Instagram.

Mesmo se não estiver familiarizado com esse modelo, acredite: com certeza você já visualizou em algum momento publicações desse tipo no Insta, pois estão cada vez mais comuns.

O modelo carrossel trata-se da publicação de diferentes fotos em apenas uma publicação, algo que as pessoas, em suas contas pessoais, usam muito para mostrar fotos de um evento ou de uma viagem que realizaram.

Modelo de carrosel para ganhar mais seguidores no Instagram

A questão é que essa forma de publicar é excelente para proporcionar ao seu seguidor um conteúdo bem mais completo e, além disso, que conte uma história, ou seja, que tenha um storytelling.

De forma geral, os usuários costumam visualizar todas as imagens que fazem parte desta publicação, de modo que possam acompanhar tudo o que está sendo “contado” ali através das fotos.

A grande questão é que isso precisa ser algo interessante para que as pessoas mantenham-se focadas em visualizar a publicação carrossel até o final.

É o caso de você criar uma publicação com várias imagens falando a respeito de um assunto específico, explicando-o a cada imagem que o seu seguidor vai passando.

A publicação do tipo carrossel gera um aumento do tempo de engajamento dos usuários do Instagram com o seu post, porque eles levam um período maior para que visualizem tudo o que está sendo mostrado no conteúdo.

Para o Instagram, isso é visto como algo extremamente positivo, entendendo que as pessoas passam mais tempo nas suas publicações porque gostam dela.

Logo, através dos seus algoritmos, a plataforma passará a direcionar o seu post para uma maior quantidade de pessoas, o que vai aumentar as chances de que ele seja mais visualizado e que você ganhe mais seguidores organicamente. 

 

7. Faça uso de CTAs nas suas publicações

Uma dica certeira que pode fazer toda a diferença para que você consiga obter mais seguidores de forma orgânica no Instagram é usar as CTAs em suas publicações, da maneira certa.

Mas o que são exatamente as CTAs?

As Call to actions, ou chamadas para ação, em português, tratam-se de chamadas curtas que são usadas sempre no final de um determinado conteúdo, de modo a incentivar o usuário a realizar uma ação desejada.

Como usar a estratégia de CTA para ganhar seguidores

Esse tipo de ação é muito conhecido em artigos de blogs, de modo a fazer com que o leitor inscreva-se para receber newsletter, baixe um conteúdo que ajude a aprofundar sobre um determinado assunto ou faça uma compra.

Entretanto, a CTA pode ser utilizada também nas publicações que você faz no Instagram, de modo a aproveitar para direcionar aquele seguidor ou usuário a tomar uma ação que seja benéfica para o seu negócio.

É o caso de usar uma CTA que direcione aquela pessoa que está lendo ou assistindo o seu conteúdo a clicar em um link, para ir a uma outra rede social que você possua, ou para interagir com sua publicação.

Por meio dessa CTA, você pode conseguir fazer com que mais pessoas curtam, comentem ou mesmo compartilhem os seus conteúdos no Instagram, o que é excelente para gerar um alcance maior e mais engajamento.

Pode ter certeza que essa dica de como ganhar seguidores no Instagram irá fazer uma enorme diferença para que a sua conta possa crescer de forma orgânica, recebendo cada vez mais pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

É importante ressaltar, entretanto, que a CTA deverá sempre adequar-se à linguagem do seu público e ao tom de cada publicação.

 

Conclusão

Como você pôde ver, é possível conseguir mais seguidores no Instagram de forma orgânica, sem a necessidade de utilizar aplicativos específicos para isso ou de investir em anúncios pagos para atrair mais pessoas até o seu perfil.

Aqui foram mostradas algumas dicas incríveis a respeito de como ganhar mais seguidores de forma rápida e simples, apenas por meio de algumas práticas que você pode realizar facilmente.

Comece a colocar hoje mesmo em prática tudo o que aprendeu aqui nesse texto para começar a subir a sua audiência dentro do Instagram o mais rápido possível.

Gostou do artigo de hoje sobre as 7 dicas de como ganhar seguidores orgânicos no Instagram?

 

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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