Com alguns ajustes é possível repaginar um dos ambientes mais importantes da casa de forma simples

Quando o assunto é transformar um cômodo da casa, muitas pessoas pensam em reformas longas, caras e trabalhosas. Obras e reparos podem ser uma dor de cabeça para moradores e vizinhos, especialmente quando feito em cômodos de passagem, como a sala de estar.

No entanto, o universo da decoração tem permitido novas formas de transformar um ambiente sem recorrer às grandes mudanças estruturais. Escolher um novo tapete ou investir em uma decoração monocromática em almofadas, poltrona e sofá são algumas das formas de mudar a sala sem precisar de reformas.

Mudar a iluminação

Uma simples substituição no tipo de lâmpada ou mudança na forma de iluminação pode alterar o clima da sala. A iluminação quente, com luzes amarelas, permite descanso aos olhos e traz uma sensação de aconchego.

Além da escolha da temperatura, as diferentes formas de iluminação são boas escolhas para repaginar a sala de estar. Para isso, é possível apostar em luminárias e cordões de luz com mini lâmpadas. Lustres e painéis reguláveis de LED são ótimas opções para quem deseja dar um toque de sofisticação ao ambiente, mas podem custar mais caro.

Apostar em uma decoração monocromática

As combinações monocromáticas são estilosas não só na moda, mas também na decoração doméstica. Apostar na repetição de cores, no mesmo ou em diferentes tons, ajuda a deixar o ambiente moderno.

Para essa mudança, uma boa aposta é repetir a cor escolhida em peças como racks, sofás, estantes, quadros, tapetes e almofadas. Contudo, é importante lembrar de equilibrar peças grandes com peças pequenas, para que a decoração não fique pesada ou cansativa.

Investir em uma peça de destaque

Outra forma de renovar a sala sem reforma e sujeira é investir em uma peça de destaque. Objetos como sofás, mesas de centro ou par de poltronas costumam ter maior destaque no ambiente e podem ajudar a compor um novo estilo. Para repaginar o cômodo, invista em substituir sua mesa de centro atual por uma peça mais moderna ou trocar o revestimento do sofá atual por uma opção mais atraente.

Incluir plantas

Preferência de decoração em alta, especialmente entre jovens, as plantas ajudam a dar vida, frescor e naturalidade à sala. Além disso, o cuidado que elas exigem podem se tornar um excelente hobby para quem gosta de se conectar à natureza.

Para decorar sua sala, aposte em plantas maiores, com vasos de chão, como costela de adão e ráfia. Dê preferência aos vasos ou suportes com rodas, para facilitar a mobilidade da planta na hora da faxina e evitar arranhões no piso. Plantas pequenas, como suculentas, são bem-vindas em racks e estantes. Já para as prateleiras, samambaias, jiboias e outras plantas pendentes ganham destaque.

Não gosta de cuidar de plantas, mas deseja incluí-las na decoração? Os arranjos de folhas e flores secas não exigem cuidados, são acessíveis e oferecem um ar romântico ao ambiente.

Enfeitar paredes

Uma das formas de decoração mais simples são os enfeites de paredes, como quadros, prateleiras e painéis de fotos, que ajudam a dar graça ao ambiente. Essa escolha funciona especialmente quando todas as paredes do espaço são brancas ou claras.

A melhor forma de escolhê-los é analisar se combinam com o ambiente, tanto em estilo quanto cores, e se atentar aos respiros (isto é, os espaços restantes na parede) entre os objetos.

Outra forma de composição para as paredes é optar por conjuntos de espelhos pequenos ou por um grande. Por refletirem o que está ao redor, as peças ajudam a dar sensação de vida e movimento.

Combinar almofadas

Aposta simples e barata, a combinação de almofadas é uma das formas menos trabalhosas de repaginar a sala de estar. Para isso, basta adquirir novas capas para as almofadas que você já tem ou escolher algumas novas. Para ter bons resultados, é importante verificar a combinação de cores e tecidos das almofadas em relação ao sofá ou poltrona onde ficarão.

Escolher um tapete

Estilosos e especialmente úteis para cidades com temperaturas baixas, os tapetes dão outra cara à sala de estar. Embora exijam limpeza constante para evitar o acúmulo de poeira, os tapetes são opções simples de decoração.

Para escolher um tapete para a sala, basta se atentar às cores e ao estilo da decoração ao redor (sofás, rack, prateleiras, mesa de centro e paredes) e escolher uma peça que não destoe.

Os tapetes podem ser lisos ou estampados: ambos são bem-vindos na decoração, desde que condizentes com o restante da decoração. Atente-se, ainda, à textura, a fim de confirmar o estilo da peça e verificar a facilidade para limpá-la.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente