Sexta, 29 Março 2024

Viajar é uma delícia, começando pela parte do planejamento. Poder procurar pelos melhores hotéis no site Alegro, no Booking ou no Trivago, dar uma olhada em passeios na Internet e ver vídeos no YouTube sobre os lugares que iremos visitar. No entanto, existe parte do planejamento que é um pouco mais chata, que é a parte burocrática. Por exemplo, você sabe quanto tempo o passaporte precisa estar válido para poder viajar?

Pois é, essa parece uma pergunta boba, mas é muito importante de se fazer. Isso porque a data de vencimento do passaporte pode, inclusive, fazer com que você não entre em um país. Afinal, existem certos requisitos e documentos exigidos por alguns países, incluindo um tempo mínimo de data de validade no passaporte para autorizar a entrada de alguém em seu território.

Quer saber quanto tempo o passaporte precisa estar válido para poder viajar? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Quanto tempo o passaporte precisa estar válido para poder viajar?

Essa é uma pergunta difícil de responder pois depende muito de país para país. Afinal de contas, o tempo mínimo de validade do passaporte dos visitantes é o país de destino quem decide.

Portanto, listamos a seguir as definições dos principais destinos turísticos para os brasileiros. Provavelmente a sua dúvida estará sanada ali!

EUA

Os Estados Unidos são o destino mais comum do turista brasileiro e exige pelo menos seis meses de validade extra no passaporte da pessoa além do período que ela ficará no país. Por exemplo, suponha que a pessoa ficará por lá por 15 dias, contando do dia 1 de março de 2022 até o dia 16 de março de 2022. Ela precisará, ainda, que o passaporte esteja válido até 17 de setembro de 2022, já que são seis meses além da permanência.

No entanto, essa exigência não vale para o turista brasileiro. Afinal, o Brasil está em uma lista de países que não precisam cumprir essa exigência (embora ainda seja necessário visto para entrar nos EUA). Assim, para o brasileiro, basta que o passaporte esteja válido durante o período de estadia no país.

Canadá

No Canadá, o caso é parecido com o dos EUA. Eles não exigem que o passaporte tenha validade acima do tempo total da viagem. No entanto, é recomendado ter um pouquinho mais de tempo de margem para poder não ter problemas na hora da aprovação no visto. O mesmo vale para os EUA, ok? Por isso, se puder, garanta que o seu passaporte tenha alguns meses de validade depois da viagem para não ter complicações.

Europa

Ao contrário dos países da América do Norte, os da Europa exigem sim um período mínimo para que o brasileiro possa entrar no país. A parte boa, no entanto, é que além da União Europeia determinar regras básicas para todos os países, ainda existe o Acordo de Schengen, que é um documento que territórios de fora da União Europeia também seguem e determinam regras de imigração.

Ou seja: todos os países da União Européia mais a Noruega, Islândia e Suíça seguem a mesma regra, exigindo 3 meses de validade além da permanência da pessoa na região. Então, se você for viajar para lá no dia 1 de agosto de 2022 e ficar até 15 de agosto de 2022, seu passaporte precisará ficar válido até 16 de novembro de 2022 para completar os três meses.

Reino Unido

Antes mesmo do recente Brexit, o Reino Unido já tinha regras diferentes para os turistas do que o resto da Europa. Para entrar lá, é necessário ter o passaporte válido apenas durante o período da viagem, não é necessário nenhum período extra. Já para a Irlanda (que não faz parte do Reino Unido), o período mínimo de validade é de 6 meses entre o fim da viagem e a expiração do documento.

Japão

Saindo da Europa e indo para a Ásia, o Japão é um país muito visitado por brasileiros e ele exige um tempo mínimo de validade do passaporte de 6 meses após o fim da viagem. No entanto, uma diferença significativa é que é necessário apresentar isso no dia da emissão do visto. Então não adianta dizer que vai tirar um nosso passaporte após o visto, por exemplo.

Nova Zelândia e Austrália

Um ponto interessante a se ter em mente é que, caso você vá apenas passar por um país no caminho de outro, ainda assim precisa ter as regras de imigração daquele lugar.

Por exemplo, suponha que você vai visitar a Nova Zelândia. Lá, só é necessário ter 3 meses de validade no passaporte após a viagem. No entanto, na Austrália são necessários 6 meses. Como não tem voo direto para a Nova Zelândia, você provavelmente terá de parar na Austrália, então precisará de 6 meses no passaporte.

Pronto! Agora você já sabe quanto tempo o passaporte precisa estar válido para poder viajar para os principais destinos turísticos do mundo. Lembrando que para viajar para países do Mercosul, nem sequer precisamos de passaporte, apenas de um RG. Portanto, nesses casos, você pode entrar muito mais tranquilamente, o que é um incentivo para conhecer a América do Sul como um todo.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com a sua família para planejar a próxima viagem em grupo!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome