Quinta, 25 Abril 2024

A saúde dos brasileiros nunca foi tão questionada quanto agora durante a pandemia do coronavírus. Com a chegada da pandemia, foi mostrado um lado que as pessoas nem sabiam que existia, principalmente quando falamos de saúde mental.

Isso é perfeitamente compreensível, visto que muitos brasileiros ficaram sem saída a respeito da economia, perderam suas economias, seus negócios, alguns perderam até sua moradia. E isso é um motivo muito sério para pioras em quadros de saúde.

Neste artigo vamos falar sobre como a pandemia afetou a saúde dos brasileiros e como isso está sendo mudado à medida que as coisas vão voltando ao normal e o país começa a se levantar.

Saúde mental do brasileiro

A saúde mental do brasileiro foi muito afetada durante a pandemia. A incerteza pela falta de emprego e de renda trouxe um lado que muitos brasileiros não conheciam, e isso está acontecendo até hoje.

Mesmo com programas de incentivo por parte do governo, algumas pessoas não conseguiram se levantar do impacto que sofreram com a pandemia. E isso afetou diretamente a saúde mental do brasileiro.

Uma pesquisa feita pela Tropos Lab, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, concluiu que 51,1% dos empresários brasileiros tiveram a sua vida completamente mudada em decorrência dos impactos causados pela pandemia. E isso resultou na necessidade de acompanhamentos e ajudas profissionais de psicólogos especializados no assunto.

Muitos, infelizmente, não procuravam ajuda e partiam para o uso de medicamentos, como antidepressivos ou remédios que estimulam o sono.

Impactos na saúde física do brasileiro

A saúde física do brasileiro também foi duramente abalada durante o período de pandemia. Muitas pessoas, que já eram sedentárias, tiveram seus quadros piorados e isso é muito perigoso, devido aos riscos de contaminação pelo coronavírus.

Algumas pessoas não se adaptaram a rotinas estressantes em casa, ou com a prática de exercícios em casa com o próprio corpo, e deixaram a saúde de lado. Além do sedentarismo, a má alimentação, a falta de um acelerador de metabolismo, também foram uma prática regular durante a pandemia.

Quando falamos em evitar doenças, uma das principais maneiras é mantendo a saúde física em dia, e isso, infelizmente, foi um agravante para muitas perdas que tivemos de brasileiros em decorrência da COVID-19.

Impactos de Depressão e Ansiedade causados pela pandemia

De acordo com uma pesquisa da Fiocruz, os sintomas de depressão e ansiedade foram os maiores já vistos pelos trabalhadores brasileiros. Os níveis atingiram 55% do total, e isso tudo ligado aos motivos que citamos no artigo.

O medo por parte das pessoas que prestavam serviços essenciais para a sociedade também foi uma constante, e muitas pessoas viveram crises de ansiedade que antes não estavam presentes em suas vidas, mas que se desenvolveram com a chegada da pandemia.

A pandemia trouxe impactos muito duros para a saúde dos brasileiros. Seja na saúde mental, seja na saúde física, o brasileiro foi duramente afetado pela crise e infelizmente vai continuar sendo até que a economia se recupere e que as soluções de imunização cheguem à população.

Os casos de depressão e ansiedade devem ser cuidados e analisados como um fenômeno diferente, devem ser vistos como algo que foi causado diretamente pela pandemia do coronavírus, pois assim, tanto as pessoas que estão sofrendo das doenças, quanto os médicos e psicólogos, vão poder chegar a uma conclusão mais precisa a respeito do estado de saúde dos brasileiros.

Aos poucos o brasileiro volta ao seu estilo de vida comum. Com todos os cuidados, mas voltando ao seu trabalho, a ver os familiares e a praticar seus hobbies diários. Isso já está acontecendo e a perspectiva é de que melhore cada vez mais.

E para você, o que mais afetou a saúde dos brasileiros durante a pandemia? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião a respeito do assunto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome