Terça, 16 Abril 2024

Começar um novo negócio pode trazer uma série de dúvidas, e por isso buscar respostas para elas é essencial. A abertura de uma loja de móveis, por exemplo, pode ser um processo muito mais simples quando se tem conhecimento na área.

O setor de mobílias é bastante animador, tendo um público constante, que estará sempre em busca de opções bonitas e refinadas. Além disso, é possível alcançar tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas.

O design dos móveis muda conforme o passar do tempo. Esse é outro detalhe que impacta na venda de novas unidades. Isso porque as pessoas buscam constantemente deixar a sua casa mais moderna e atualizada.

Sendo assim, é comum receber pedidos de armários planejados para quarto, para cozinha e para sala de estar, de maneira que oferecer modelos exclusivos e inovadores é essencial para impactar o público positivamente.

Além disso, ao decidir trabalhar com a venda de móveis, é possível escolher diferentes tipos de alternativas. Isso porque há quem decida oferecer mobília usada, móveis pré-fabricados, modulados, planejados, etc.

Depois de optar pelo nicho de móveis no qual se quer atuar, é fundamental seguir algumas etapas para que a abertura do novo negócio possa ocorrer de modo correto e sem grandes dificuldades.

Por isso, se você se identifica com o segmento e quer saber como fazer para montar a sua loja, este artigo é para você, Siga na leitura dele e entenda melhor as etapas para começar o seu empreendimento o quanto antes.

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de entrar em um novo segmento, seja o de contabilidade para abertura e encerramento de empresa, ou no setor de mobiliário, o primeiro passo que deve ser tomado é a realização de uma pesquisa de mercado.

Por meio dela, é possível levantar informações valiosas sobre como conduzir o seu estabelecimento de maneira produtiva, o que pode fazer toda a diferença no sucesso da sua marca.

Em uma pesquisa de mercado se obtém dados relevantes, sendo alguns deles:

  • Informações sobre os concorrentes;
  • Conhecimento do público-alvo;
  • Informações sobre área de atuação;
  • Conhecimento melhor sobre preços e qualidade dos produtos;
  • Fornecedores;
  • Entre outros.

Com todas essas informações em mãos, o caminho para trilhar e obter o retorno desejado em uma loja de móveis é muito mais simples e eficaz.

Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado para conseguir os subsídios necessários para dar início ao seu novo negócio.

2. Encontrar uma boa localização

Depois de colher os dados necessários para começar a sua loja de móveis, é essencial buscar um bom ponto, ou seja, encontrar um endereço em uma localização onde o movimento de pessoas seja interessante.

Isso porque esse cuidado faz com que a probabilidade de clientes entrando na sua loja seja maior, o que é indispensável para conquistar um número ideal de vendas.

Além disso, é indicado optar pela locação ou compra de um imóvel que possua um espaço maior, uma vez que uma loja de móveis depende da exibição dos seus produtos para avaliação dos compradores.

3. Cuide dos trâmites burocráticos

Abrir um negócio e mantê-lo sempre em dia com as obrigações tributárias é essencial para a tranquilidade do empresário e para o sucesso da empresa. Afinal, é com o funcionamento correto do estabelecimento que ele pode crescer e conquistar clientes de maneira idônea.

Não à toa, para ter mais segurança de estar em dia com os seus deveres burocráticos, é comum contratar uma consultoria tributaria contábil, onde é possível saber mais sobre o que não pode faltar em uma loja de móveis.

Para que a abertura ocorra da maneira correta, é necessário providenciar documentos como:

  • Alvará de funcionamento;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Abertura do CNPJ;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Cadastro para entrar no sistema de conectividade social;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Checagens junto à prefeitura de onde se vai atuar.

Todos esses processos devem ser realizados para que o estabelecimento possa funcionar sem impedimentos ou irregularidades.

4. Organização do espaço

Depois de obter todos os trâmites burocráticos necessários, chega o momento de organizar a loja de móveis. É preciso dividi-la em setores, para que o atendimento no local seja eficiente e ajeitado.

Aqui entra a compra dos móveis necessários para o funcionamento da loja, assim como a distribuição do mostruário do estabelecimento, construindo o cenário ideal.

Ao mesmo tempo, é necessário começar a montar áreas de desenvolvimento dos produtos, adquirir as máquinas e as ferramentas para marcenaria, a matéria-prima para a produção dos móveis, etc.

Tudo isso faz parte do empreendimento, e precisa estar disponível para que possa dar início ao processo de abertura do novo negócio.

5. Contratar os profissionais que atuarão na loja

Qualquer loja, em especial as de médio e grande porte, depende de uma equipe de colaboradores pronta para atuar no estabelecimento e oferecer o melhor atendimento possível para o cliente.

Cuidar da apresentação dos funcionários é essencial nesse processo e, por isso, adquirir uniformes sociais em SP é uma boa recomendação para padronizar a vestimenta no local e possibilitar uma rápida identificação dos vendedores por parte do público.

Além disso, é importante garantir que os seus colaboradores recebam salários compatíveis com o mercado, pois esse é um modo eficaz de manter a sua equipe dedicada e fiel ao seu estabelecimento.

Investir em treinamentos e no relacionamento com o time é indispensável para manter o ambiente sempre agradável. Por isso, realize uma pesquisa de clima organizacional periodicamente, já que esse recurso ajuda a entender melhor o cenário da sua equipe.

6. Invista em uma boa gestão das finanças

Ter profissionais qualificados para atuar no departamento financeiro da sua loja de móveis é um dos fatores de maior importância para garantir uma boa gestão do orçamento do seu negócio.

Por isso, é essencial investir na contratação de uma boa equipe, de maneira que tanto a administração quanto a realização de ações estratégicas sejam eficazes e possibilitem o crescimento sustentável da sua empresa.

7. Instale sistemas de gerenciamento eficazes

Aumentar a produtividade da sua loja é um item que pode fazer toda a diferença na rotina do trabalho, gerando resultados interessantes e invejáveis.

Para tanto, é preciso investir em tecnologia, buscando por ferramentas que possam contribuir para que o dia a dia seja mais fácil e cheio de praticidade, tanto no que diz respeito à realização de tarefas quanto no atendimento ao público.

Um software controle de estoque, um sistema de logística, maquinários automatizados e processos padronizados são elementos que podem compor um sistema orgânico em toda a loja de móveis, fazendo com que ela se torne sinônimo de eficiência e agilidade.

8. Faça ações de marketing

Todo empresário sabe que, para alcançar cada vez mais clientes, é importante fazer ações de marketing que tragam um bom alcance de pessoas.

Nesse sentido, é possível apostar em diversos formatos, que vão desde investimento em marketing offline até a publicidade na internet, que podem ser ações produtivas e gerar um bom retorno para a loja.

Ao fazer uma divulgação nas redes sociais da empresa, é possível anunciar a promoção de um guarda-roupa infantil, mostrar detalhes de acabamento como a aplicação de fita de borda, anunciar o lançamento de um novo design e fortalecer a marca.

Sendo assim, é importante criar um planejamento de marketing de acordo com as características do seu negócio, seguindo etapas e investindo em ações que façam sentido para a sua empresa.

Dessa maneira, é possível aumentar o alcance do seu estabelecimento, de maneira que ele esteja sempre visível para os potenciais clientes da sua marca e resulte em um aumento interessante das vendas.

9. Tenha uma assessoria jurídica

Nenhum estabelecimento está livre de passar por problemas, seja com clientes ou com os funcionários. Não à toa, uma sugestão válida para diferentes tipos de negócios é ter uma assessoria jurídica à disposição para solucionar problemas.

Além de possibilitar uma defesa coerente em possíveis processos jurídicos e ações que exigem conhecimentos técnicos das leis, o estabelecimento pode contar com o suporte jurídico em qualquer necessidade desse gênero.

Considerações finais

Empreender é o desejo de muitas pessoas e saber identificar em qual segmento isso pode ser feito com maior dedicação é essencial para o sucesso do negócio.

Sendo assim, quem deseja atuar com a venda de móveis pode encontrar em uma loja uma possibilidade de investir em um trabalho diferenciado e capaz de satisfazer os clientes.

Para iniciar a montagem de uma loja de móveis, é indicado que o empresário siga as dicas mencionadas neste artigo, pois elas ajudam em um planejamento eficaz de cada etapa desse projeto.

Por isso, se você sempre quis ter uma loja de móveis e está decidido a abrir a sua, não deixe de verificar os pontos abordados aqui, garantindo que o seu estabelecimento cresça rapidamente e tenha ótimos resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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