Terça, 30 Abril 2024

A vistoria veicular é uma importante ferramenta para manter seu veículo em ordem e sem riscos de falhas, que podem te deixar na mão em um momento de necessidade.

Sendo de responsabilidade do DETRAN (Departamento de Trânsito) do seu estado, a vistoria veicular garante que o automóvel analisado esteja em condições de circulação, garantindo que as manutenções e conservação do veículo sigam em dia.

É a vistoria que garante que a propriedade do veículo é legítima, sendo um documento necessário para a compra e venda de automóveis. Ela também verifica a autenticidade da documentação e se as condições de segurança estão corretas.

Ao comprar um veículo para uma empresa, é fundamental garantir que todas as informações estejam de acordo com a lei.

Logo, um estabelecimento que precise de automóveis para transportar projetos pneumáticos, por exemplo, deve garantir que a vistoria veícular seja realizada para não ter problemas futuros.

Pensando nisso, neste artigo, saiba o que é e qual a importância de realizar a vistoria do seu veículo com frequência. Acompanhe a leitura!

Porque é importante realizar a vistoria veicular?

Quando você está em processo de compra de um automóvel, é importante garantir que a negociação é inteiramente legal para não sofrer nenhum tipo de prejuízos após a concretização do negócio.

Desse modo, é essencial compreender que o veículo é um objeto de consumo de valor elevado, então todo o cuidado tomado para que a transação esteja de acordo com a lei deve ser efetuado.

Assim sendo, os principais benefícios da vistoria veicular são:

Redução do risco de acidentes;

Redução dos custos de manutenção;

Diminuição de gastos do combustível;

Controle da poluição atmosférica e sonora.

A vistoria também verifica uma série de fatores que certificam sua segurança quando estiver rodando com o veículo, garantindo a adequação de uma série de equipamentos fundamentais de uso obrigatório.

1. Garantir as condições de uso

A inspeção prévia é o que garante que o veículo está pronto para seguir para as ruas. Sem ela, é difícil saber se algum equipamento de segurança não está em ordem, e isso pode colocar em risco sua vida e a de outras pessoas.

Em veículos de grande porte, essa importância é ainda maior. Se houver algum problema relacionado a auto elétrica de caminhão, a vistoria indicará o problema que poderá ser facilmente solucionado em uma oficina especializada.

Sem a vistoria, entretanto, a falha pode ocorrer enquanto o veículo está sendo dirigido, causando um transtorno ao motorista ou, em casos mais graves, um acidente.

2. Segurança na transação

Através da vistoria, você conseguirá identificar se o veículo encontra-se nas condições que o vendedor está alegando.

Diversas pontuações ficam claras para qualquer motorista, como luzes de pisca-alerta funcionando ou problemas visíveis de funilaria e pintura. Entretanto, muitas vezes algo pode passar despercebido tanto do comprador, quanto do vendedor.

Alguns pequenos reparos de funilaria podem ser necessários, e a vistoria é o momento ideal de análise do veículo para identificar esses fatores. Dessa forma, você poderá realizar o negócio com segurança depois de todas as alterações serem realizadas.

Ainda há outras informações garantem a segurança na compra do veículo. Na vistoria, será identificado se o veículo passou por algum sinistro ou roubo, adulteração e condições estruturais.

Após a vistoria, você conhecerá o histórico do veículo e poderá avaliar se ele é de fato a melhor opção para você.

3. Maior valorização

Se você pretende vender um veículo, a vistoria acaba servindo como um argumento de valorização do automóvel.

O certificado atesta a veracidade e a procedência das informações que você está passando ao comprador.

Se você realizou alguma alteração no veículo, como, por exemplo, adicionar um escapamento esportivo uno, essa informação constará na vistoria, permitindo que você utilize as melhorias feitas no carro como estratégia de negociação com o comprador.

4. Melhor custo-benefício

A vistoria pode te salvar de um negócio ruim. O valor da vistoria, quando comparado ao investimento de comprar um automóvel, é muito mais vantajoso.

Após a análise do veículo, você conhecerá qualquer problema e, baseado nestas informações, poderá optar por concluir a compra ou a venda do veículo. Automóveis tem um valor de investimento alto, e muitas vezes, um mau negócio pode ficar preso ao comprador.

A inspeção ainda é capaz de te auxiliar na solução de problemas menores antes de efetuar a compra.

Se for comprovado, através da análise, que há algum problema de freios para veículos, o valor de compra pode ser renegociado descontado o valor do reparo, ou você pode exigir que o reparo seja realizado antes de concluir a negociação.

Em todos os casos, a vistoria acaba sendo uma excelente forma de avaliação para todas as partes envolvidas na negociação veicular, uma vez que é possível identificar exatamente a situação do automóvel e definir o próximo passo a se tomar para concluir a operação.

Tipos de vistoria veicular

Existem alguns motivos que podem exigir a vistoria veícular, mas mesmo em casos de não-obrigatoriedade, é interessante para as partes envolvidas na compra ou venda do automóvel cogitar fazer as vistorias para maior segurança.

Sem falar da garantia de que nenhum dos envolvidos na negociação será lesado.

O procedimento de vistoria pode ser realizado por alguns motivos específicos, e é importante compreendê-los para poder contar com a melhor opção, sempre que for necessário utilizar o serviço.

1. Alteração do veículo

Muitos entusiastas de veículos gostam de realizar alterações, tanto internas quanto externas.

Nesse caso, é importante fazer a vistoria e avisar ao órgão responsável quais alterações serão realizadas, para que as mesmas sejam inseridas na documentação do veículo

Esse tipo de inspeção é fundamental para que não haja problemas quando você decidir passar o veículo adiante, uma vez que essas alterações podem representar problemas se não estiverem corretamente documentadas.

Se você alterou o motor de seu veículo para um motor audi v8, essa informação deve constar na documentação do veículo na hora de vendê-lo.

Vale lembrar que um documento que não esteja alterado em um carro modificado pode gerar problemas para o condutor e para o dono do veículo, então é ideal que as informações referentes ao automóvel estejam sempre atualizadas.

2. Sinistro ou furto

Em casos de sinistro por acidentes ou furto do veículo, é importante realizar a vistoria para que uma análise mais completa seja realizada.

É imprescindível identificar se algum dano foi realizado ao veículo em casos de furto, onde não é possível saber as condições em que o veículo foi deixado ou como foi utilizado.

Em caso de sinistro, muitas vezes uma visita a um serviço de funilaria e pintura martelinho de ouro pode ser o suficiente para os reparos em um acidente menor.

Mesmo assim, a vistoria é o que determinará se os reparos foram efetivos e se não há mais nenhum dano que precise ser restaurado.

3. Solicitar segunda via de documentos

São nos documentos do veículo onde estão todas as informações importantes sobre ele. Lá encontram-se numerações como o código do motor e o chassi, além dos dados sobre cor, modelo e se existe algum tipo de alteração.

Essa documentação é fundamental para a segurança do condutor, uma vez que é necessária sua apresentação em caso de ocorrer uma batida policial, principalmente para verificar se o veículo foi furtado.

Nestas ocasiões, a vistoria é obrigatória para atestar que as informações contidas no documento condizem com o estado do veículo, garantindo, assim, a veracidade do documento perante os órgãos regulamentadores.

4. Financiamento de veículo

Por conta do alto valor de investimento, é comum que pessoas recorrem a alternativas, como o financiamento, para adquirir um automóvel

Um financiamento é um empréstimo de valores, cujo cedente normalmente é um banco ou uma financeira.

Isso permite que o solicitante adquira um automóvel com o valor solicitado e depois efetue os pagamentos de parcelas, que consistem no valor emprestado, além do acréscimo de juros acordados no contrato de financiamento.

Para que o financiamento seja aprovado, é importante frisar que a vistoria avaliará as condições em que o veículo se encontra no momento da compra.

Dessa forma, garante que o bem está em condições plenas de funcionamento e de acordo com o valor negociado na compra.

Caso o comprador fique inadimplente com a instituição credora, existe a possibilidade de que seu veículo venha a ser alvo de um processo de busca e apreensão. Nesse caso, o financiador exige o veículo como forma de pagamento pelo valor em débito.

Quando esse tipo de situação acontece, uma nova vistoria é realizada, buscando compreender a situação em que o veículo se encontra no momento da apreensão, e se o valor é condizente com a quitação da dívida em aberto.

Ou, ainda, quanto da dívida será diminuído do valor do veículo.

Problemas mecânicos e técnicos sempre podem ocorrer com automóveis, e é bom estar preparado e conhecer pelo menos um bom mecânico 24 horas mais próximo de sua residência para evitar qualquer dor de cabeça.

Mas é importante deixar claro que, ao realizar as vistorias veiculares com a frequência correta, você estará muito mais seguro para rodar

Muitas vezes, o conforto e a garantia de estar com as obrigações em dia com os órgãos regulamentadores fazem a diferença para conduzir com tranquilidade, e seguro de que não enfrentará problemas que podem ser evitados previamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome