O estudo em EAD (ensino a distância) já é uma realidade no Brasil e em todo o mundo. Muito disso, deve-se ao avanço exponencial da internet e das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) que aprimoraram os métodos de educação online.
Hoje em dia, diferentemente do que se pensava há alguns anos, o EAD oferece a mesma qualidade do ensino presencial. Em alguns casos, pode até trazer materiais diferenciados e interativos, que correspondem à nova realidade social - cada vez mais conectada e midiatizada.
Com a pandemia da Covid-19 em 2020, a busca por cursos online aumentou consideravelmente.
Afinal de contas, com a impossibilidade do ensino presencial e com as pessoas passando mais tempo em casa, essa solução foi bastante viável para o aprimoramento profissional.
Para termos uma ideia, registrou-se um aumento de 70% nas matrículas para cursos EAD entre o período de março e abril de 2020. O interesse também cresceu em 45%.
A pandemia exigiu que várias instituições se adaptassem à modalidade. Tanto que até escola particular maternal teve que propor estratégias de ensino a distância.
Aos poucos, essas organizações perceberam o quanto a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. Por esse motivo, muitas dinâmicas online que surgiram durante a pandemia pretendem se manter para os próximos anos.
No artigo de hoje, confira algumas vantagens que o estudo EAD proporciona e saiba o porquê essa modalidade de ensino só tende a crescer.
1 - Mais comodidade aos alunos
O ensino a distância permite que o aluno escolha o horário e o local para estudar. Os conteúdos permanecem disponíveis na internet durante toda a duração das disciplinas e, desse modo, não é preciso cumprir horários fixos para a maioria das atividades.
Além disso, mesmo que uma escola particular fundamental recomende que o aluno participe de alunas síncronas, para desenvolver o senso de responsabilidade nos mais jovens, ele pode acessar a sala virtual em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.
Dessa forma, fica muito mais fácil para os estudantes que não têm tempo para se dedicar a um curso presencial, por exemplo, devido às dinâmicas de trabalho.
Ao mesmo tempo, não é preciso se deslocar até uma instituição de ensino, pois todas as aulas podem ser vistas no conforto de casa.
2 - Maior economia de tempo
O fato de não precisar se deslocar até à instituição de ensino todos os dias é, por si só, uma grande economia de tempo.
Para os estudantes que têm uma rotina apertada, conciliando estudos com trabalho, o ensino a distância é uma vantagem justamente por isso, pois eles podem acessar os materiais após o expediente, em um ambiente de estudo para concurso e estudo próprio.
Embora alguns cursos necessitem de atividades presenciais, principalmente de caráter prático, o deslocamento até a organização não é diário. Desse modo, o aluno pode se programar melhor, evitando correrias que atrapalham a sua rotina.
3 - Maior economia de dinheiro
Além do tempo, os cursos EAD também oferecem uma grande economia de dinheiro.
Em geral, essa modalidade tem mensalidades mais baratas e acessíveis, em comparação aos cursos presenciais. Ao mesmo tempo, o aluno não precisa gastar com o deslocamento, alimentação, entre outros serviços que eventualmente acabam pesando no final do mês.
Em um momento atípico de pandemia, quem tem filho(a) em educandário escola que continuou as atividades remotas pode perceber essa redução de custos, principalmente em relação ao transporte.
Sendo assim, o EAD é uma alternativa para quem deseja ter um ensino de qualidade, porém com custos mais acessíveis.
4 - Presença de uma pedagogia inovadora
Quem frequentou uma escola particular 1 ano, lembra muito bem das dinâmicas expositivas das aulas, com a presença da lousa e do giz.
Embora essa pedagogia não esteja extinta, é possível integrá-la às metodologias ativas, que permitem um aprendizado muito mais dinâmico e amplo.
Tudo isso, graças às novas tecnologias de comunicação. Dessa forma, os alunos podem contar com diversas ferramentas de apoio à aprendizagem, por exemplo:
Fóruns e chats para debate;
Videoconferências;
Simulações em ambientes virtuais;
Exercícios online;
Entre outros.
Uma das principais preocupações das instituições de ensino EAD é garantir que o aluno permaneça conectado pelo tempo necessário para a assimilação dos conteúdos. Por esse motivo, cria-se novas formas de apresentação e interação, que facilitam a aprendizagem.
Isso também reflete o próprio comportamento dos estudantes na sociedade contemporânea. Hoje em dia, quem dá aula em escola particular integral conhece a importância de utilizar as TICs e ferramentas online no ensino.
Afinal de contas, a nova geração nasceu conectada às diferentes tecnologias e estamos inseridos em uma sociedade midiatizada. Ou seja, a pedagogia inovadora se torna cada vez mais necessária para a educação moderna.
5 - Boa interação com o professor
Engana-se quem pensa que o EAD é um método solitário, em que o aluno acaba ficando sozinho na frente do computador. Ao contrário disso, as novas tecnologias da informação e da comunicação permitem uma grande proximidade entre os estudantes e professores.
Inclusive, essa é uma prática muito estimulada nos cursos EAD. Por essa razão, há uma grande quantidade de fóruns e chats para debate, onde é possível conversar com outros colegas de sala e tirar dúvidas com os professores.
Além disso, muitas organizações contam com tutores, que trabalham em escala, para providenciar atendimento aos alunos a qualquer hora do dia.
Para as pessoas tímidas, que têm vergonha de expressar suas opiniões durante as aulas presenciais, a dinâmica do EAD também pode ajudar bastante. Afinal de contas, o aluno pode ficar em uma sala de reunião pequena e se sentir mais livre para tecer comentários.
6 - Maior inclusão e acesso à educação
O ensino a distância se tornou uma grande ferramenta de inclusão e acessibilidade à educação. Isso porque as pessoas que, por algum motivo, não podem frequentar cursos presenciais, seja por uma impossibilidade financeira ou dificuldade de acesso à instituição, beneficiam-se com o EAD.
Além do mais, um dos critérios usados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para autorizar as instituições dos cursos a distância é a garantia de acesso a pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Sendo assim, há um número de vagas oferecidas especialmente para esses alunos e, com a ajuda das TICs, é possível elaborar conteúdos cada vez mais acessíveis.
Inclusive, muitos métodos de inclusão usados no EAD foram incorporados para escola particular infantil creche e outras modalidades de ensino, justamente porque eles oferecem uma acessibilidade muito maior.
7 - Desenvolvimento de disciplina e responsabilidade
Visto que o aluno tem uma liberdade maior para acessar os conteúdos e realizar as atividades, sem necessariamente precisar cumprir um horário de aulas tabelado, como ocorre no ensino presencial, uma das consequências do EAD é o desenvolvimento do senso de responsabilidade e disciplina.
Isso porque o estudante deve cumprir um conjunto de requisitos para ser aprovado em cada matéria e, desse modo, concluir o curso. Caso ele não seja responsável, irá acabar reprovando, pois não acompanhou os conteúdos da maneira adequada.
Sendo assim, no EAD, o aluno é estimulado a seguir o seu próprio ritmo, mas também a ter disciplina, autonomia e comprometimento, que são características muito valorizadas no mercado de trabalho.
8 - Aprende a usar novas ferramentas tecnológicas
Não há como fugir da tecnologia. Nos dias atuais, estamos permeados por ferramentas tecnológicas em praticamente todas as atividades diárias.
Por esse motivo, quem tem dificuldades em usar esses recursos pode também desenvolver novas habilidades com o ensino a distância.
Afinal de contas, os estudantes devem ter acesso a diferentes instrumentos para acessar os conteúdos e precisam aprender como usar as TICs da melhor maneira possível.
Todo esse aprendizado refletirá no momento de sua formação, já que o mercado de trabalho tende a considerar também a afinidade dos profissionais com a tecnologia e a capacidade de aprender rápido, diante de tantas inovações e tendências.
Conclusão
O ensino a distância, popularmente conhecido como EAD, não é uma novidade. Desde o aprimoramento da internet, percebeu-se que as ferramentas online poderiam contribuir com as metodologias de aprendizado, oferecendo novas maneiras de assimilação do conteúdo.
Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social, em que instituições de ensino tiveram que fechar suas portas, o uso das TICs foi indispensável para a promoção da continuidade da educação.
Ao mesmo tempo, muitas pessoas perceberam o quanto o EAD pode ser uma modalidade de ensino viável, já que ele oferece muitas vantagens aos estudantes.
Para os próximos anos, a tendência é incorporar cada vez mais os modelos de educação a distância, não só pela facilidade de acesso, mas também pela integração com metodologias ativas e uma pedagogia inovadora, que permite um processo de aprendizagem muito mais completo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.