Terça, 30 Abril 2024

 

Com a chegada da pandemia, muitas escolas de ensino básico, ensino fundamental e ensino médio tiveram que adaptar o seu formato de aulas, optando pelas apresentações online e transmitindo o conteúdo de modo virtual.

Para isso, a necessidade de fazer investimentos essenciais, tanto em termos de tecnologia quanto de preparação do corpo docente para a apresentação dessas aulas é um dos pontos mais urgentes.

Mas os desafios não param por aí. Uma das principais dúvidas dos professores é a de saber como adaptar o seu conteúdo para a transmissão online e manter os alunos interessados na apresentação, garantindo o aprendizado.

Se isso já é fundamental para crianças pequenas e para os alunos do ensino fundamental, quem dirá para os jovens que estão no ensino médio, e que podem acabar por dispersar mais facilmente, interessados em outras atividades.

Vale lembrar que o ensino a distância (EAD) já vinha ganhando destaque, sendo visto de modo bastante amplo nas etapas de graduação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018, mensurou que 40% das pessoas que estavam ingressando no ensino superior fizeram a escolha do EAD.

Além disso, entre os anos de 2017 e 2018 foi registrado um aumento de cerca de 50% de matrículas no ensino a distância.

A transmissão de conteúdos pela internet não para por aí. Hoje várias academias já investem em aula fitdance iniciante virtual, adaptando os seus serviços para não deixar de ter clientes em períodos como o da pandemia.

De qualquer modo, as escolas já entraram nessa modalidade para atender aos alunos, promovendo o conhecimento mesmo com as barreiras impostas pelo distanciamento social. Mas saber como manter os estudantes conectados é essencial para o sucesso das aulas.

Se você tem uma instituição de ensino, ou é um professor que busca meios de tornar as atividades online mais interessantes para a turma, siga na leitura deste artigo e conheça dicas que podem ajudar nas suas aulas virtuais.

As vantagens do ensino a distância

Mesmo que muitas pessoas ainda resistam ao EAD, ele se tornou uma ferramenta importante para o crescimento e o acesso ao ensino superior, o que fez com que vários estudantes dessem continuidade à sua formação.

Agora, com o ensino a distância aplicado também em uma escola particular fundamental ou do ensino médio, é preciso reconhecer as várias vantagens que ele pode trazer. Algumas delas são:

Flexibilidade;

Acesso fácil;

Custo-benefício;

Adaptação à tecnologia.

Um dos maiores benefícios do EAD é a flexibilidade que ele oferece aos estudantes. Em muitos casos, é comum que o aluno consiga aprofundar os seus conhecimentos por ter maior autonomia na condução dos seus estudos.

Além disso, vale lembrar que o acesso ao ensino virtual é facilitado, de maneira que o estudante precisa de um computador conectado à internet para cursar as disciplinas, podendo inclusive estudar pelo smartphone dele.

Vale mencionar que o EAD também oferece um bom custo-benefício. Isso porque os valores de mensalidades em instituições de ensino particulares costumam ser menores do que para cursos presenciais.

Essa característica ajuda quem possui menos condições financeiras, e permite um maior alcance ao aprendizado e à formação. Até mesmo quem busca por aula particular piano pode encontrar versões online com custos menores que os presenciais.

Por fim, o ensino EAD também estimula o aprendizado mais tecnológico, tão importante para a formação dos alunos atualmente. Isso ajudará ainda em um melhor desempenho profissional, sendo o conhecimento em tecnologia cada vez mais valorizado no mercado.

Dessa forma, é possível perceber que o ensino a distância pode trazer muitas vantagens práticas para a vida dos alunos, o que faz com que a adaptação das aulas para um conteúdo mais atrativo seja a prioridade da instituição e do corpo docente.

Dicas para aperfeiçoar as aulas online

Qualquer professor, seja ele atuante em educandário escola ou no ensino médio, sabe da importância de ter uma boa atuação em sala de aula, o que garantirá o sucesso do aprendizado dos seus alunos.

Não à toa, muitos deles investem em cursos extras de formação, de modo que possam conhecer novas modalidades de ensino que vão ajudá-lo no processo educacional.

Utilizar materiais dinâmicos, brinquedo estimulação sensorial, e recursos audiovisuais são apenas alguns exemplos do que pode ser incluído no conteúdo para torná-lo mais acessível e palatável aos estudantes.

Mas há ainda outras possibilidades que devem ser exploradas, principalmente em tempos onde o ensino médio foi adaptado para as aulas online. Veja algumas delas a seguir.

1. Conheça a sua turma

Conhecer o perfil dos seus alunos pode ser um ponto importante, auxiliando na elaboração de técnicas que ajudem a prender a atenção dos estudantes e tornar as aulas mais atrativas.

Ao investir nesse elemento, é possível que a turma tenha uma maior identificação com o docente, justamente porque percebe que o conteúdo transmitido ali foi adaptado para ser eficaz e fluido para ela.

Dessa forma, saber o que faz com que os seus alunos queiram aprender é um bom começo para criar aulas especiais e interessantes.

2. Estimule a interação

Tanto nos formatos presenciais quanto nos virtuais, se não houver uma participação ativa do aluno nas atividades é comum que o desempenho da turma caia.

Além disso, o aprendizado fornecido por uma escola particular tempo integral pode ser muito melhor se os alunos forem envolvidos nas aulas com maior efetividade.

No formato online isso é ainda mais importante. Afinal, o ambiente em que o estudante vai estar durante o período da aula virtual pode ter elementos que façam com que ele disperse, atrapalhando o aprendizado.

A interação mais ativa na aula também estimula que o aluno tenha maior atenção durante o processo, de modo que se o professor desenvolve um conteúdo focado na participação da turma, certamente ele conseguirá obter um melhor desempenho dos alunos.

3. Use a criatividade

É verdade que o uso da tecnologia nas aulas exige maior empenho dos professores na criação de atividades que seja atrativas e interessantes para os alunos.

Assim, saber utilizar os elementos mais atuais na elaboração de uma aula de jazz para iniciantes e no aprendizado do ensino médio pode ser um dos pontos mais valiosos para garantir a atenção dos alunos no que será ministrado online.

Por isso, uma dica que merece ser ressaltada é o investimento em recursos modernos e criativos para a idealização de uma aula, podendo apostar em diversos materiais interativos, onde o audiovisual seja uma característica marcante.

Esse tipo de conteúdo costuma ter cada vez mais aderência entre os jovens, que estão mais antenados com a internet, e possuem grande influência das redes sociais no seu dia a dia.

Dessa forma, saber como aplicar o aspecto virtual nas aulas que serão ministradas via EAD é uma das maneiras mais práticas de garantir um conteúdo criativo e estimulante para a sua turma.

4. Crie avaliações diferenciadas

Muitas das atividades aplicadas por uma escola particular integral durante as aulas virtuais devem fugir do convencional, dada a circunstâncias e as necessidades específicas desse período.

Assim, uma avaliação da turma pode ser igualmente adaptada, o que vai garantir que uma análise sobre as novas técnicas de ensino virtual tragam as informações precisas para o entendimento da efetividade do ensino.

Isso quer dizer que ao aplicar uma atividade para verificar se o conteúdo foi absorvido, o professor poderá entender se os seus métodos digitais de ensino estão trazendo os resultados esperados no processo de aprendizagem da turma.

Sendo assim, criar critérios e exercícios diferenciados para avaliar os alunos é essencial durante o EAD. Os testes virtuais podem ser uma alternativa, deixando o período de provas menos tenso para os estudantes.

5. Esteja disponível

Além das aulas convencionais, uma estratégia interessante para promover o aprendizado virtual é oferecer aos alunos um horário extra para tirar dúvidas, dando uma alternativa para quem precisa de um reforço no aprendizado a distância.

Se no formato presencial pode ser desafiador transmitir um conhecimento de qualidade para toda a turma, saber identificar que essa dificuldade ainda permanece no ambiente virtual é de suma importância para o bom desempenho dos alunos.

Por isso, esteja sempre disponível para tirar as dúvidas dos estudantes, seja por chat, mensagens de e-mail ou uma apresentação em tempo real.

Considerações finais

Em tempos onde a adaptação para o EAD de alunos do ensino fundamental e médio teve que ser feita às pressas e com pouco tempo para o desenvolvimento de estratégias, encontrar meios de aprimorar as aulas online é a garantia do sucesso da sua turma.

Nesse sentido, é parte importante da missão do professor e da instituição de ensino buscar por soluções que tornem o seu processo mais leve e eficaz para os alunos.

Sendo assim,não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a certeza de estar investindo em um ensino de qualidade para os estudantes, contribuindo para uma formação integral dos seus alunos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome