Sábado, 27 Abril 2024

Saiba mais sobre a moradia compartilhada

O coliving é um novo estilo de moradia. Consiste em dividir sua casa com outras pessoas, como uma forma de criar laços e compartilhar momentos – e o espaço disponível.

A tendência não é recente, surgiu na década de 70 na Dinamarca e hoje é muito comum em países como Canadá e Estados Unidos – além de algumas regiões da Europa. No entanto, o Brasil também está experimentando essa novidade, inclusive em apartamentos novos para aluguel.

Apesar de lembrar um pouco a ideia de uma república universitária, o coliving funciona de maneira diferenciada. Na república estão apenas estudantes que buscam um local para viver enquanto terminam a faculdade, na moradia compartilhada são encontrados perfis diferenciados, desde um jovem até um aposentado.

Em dúvida se vale a pena compartilhar um apartamento ou casa com pessoas que você não conhece, ou com seus amigos? Conheça agora as principais vantagens do coliving.

Socializar e criar laços

Os jovens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde. Apesar disso, muitos não pensam em adquirir uma casa para viverem sozinhos. Então, quando alugam um imóvel já estudam dividi-lo com amigos ou outras pessoas que se comprometem em ajudar com o aluguel, outras dívidas da casa e as tarefas domésticas.

Assim, o coliving se torna uma oportunidade de socializar, criar laços e novas amizades. O melhor de tudo, isso é feito com pessoas de idades variadas, o que pode trazer muitos benefícios para você.

Tempo de permanência menor

Alugar um imóvel completo exige um contrato de permanência mais longo. Cerca de um ano e, em alguns casos, seis meses. O problema acontece quando você é uma pessoa que não para muito tempo na mesma cidade, por causa do trabalho, por exemplo.

Arcar com a multa por deixar o imóvel antes do tempo – ou ter que pagar mais caro por um espaço não é interessante. A moradia compartilhada, por outro lado, resolve esse problema facilmente. Você aluga um quarto e divide os demais espaços. Em média, o tempo mínimo de permanência é de um mês.

Casas e apartamentos mobiliados

Outra praticidade do coliving é se mudar para um imóvel já mobiliado. Você até pode levar algo que já possui, como um colchão ou sofá pequeno, de qualquer forma, o mais comum é que as casas e apartamentos já possuam tudo.

Isso significa que, quando encontrar um espaço que você goste, é só se mudar levando os seus pertences pessoais. Roupas e objetos do dia a dia já são suficientes para fazer a mudança.

Estilo de vida econômico

Como está alugando apenas um quarto, suas despesas mensais tendem a ser menores. As demais contas, como luz, água e internet, são divididas por igual entre os moradores da casa. O mesmo acontece quando há uma diarista para limpeza do espaço.

Sua responsabilidade é o aluguel mensal do quarto, parte das contas da casa e suas refeições. Em relação ao custo de um imóvel só seu, os gastos são bem menores.

Divisão de despesas e tarefas

Além das despesas, divididas entre todos os moradores da casa, você também irá compartilhar as tarefas domésticas. A limpeza de seu quarto é de sua responsabilidade, assim como deve contribuir e manter os demais ambientes limpos.

Para quem decidiu fazer um coliving com amigos, é interessante deixar essas regras bem claras.

Regras pré-determinadas em contrato

Se você estiver mudando para um coliving já existente, as regras do espaço são determinadas pela administradora do imóvel. Agora, se envolve uma casa de um amigo que decidiu compartilhar o espaço, essas regras são feitas por vocês.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome