Terça, 23 Abril 2024

Realizado simultaneamente nos 46 países em que está presente, ação sensibiliza 10 mil colaboradores e coloca em prática ações de apoio às comunidades locais

A Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados, realizou a 4ª edição do Idealday, seu evento global de voluntariado que acontece, ao mesmo tempo, em 46 países. Lançada em 2017, a ação dedicada à solidariedade estimula os colaboradores a fazerem uma pausa na rotina de trabalho para participar de atividades que colocam em prática os pilares globais de sustentabilidade do Grupo. Em 2020, tivemos mais de mil participações nas atividades oferecidas para o Grupo e suas marcas – Ticket, Ticket Log, Repom, Freto e Edenred Soluções Pré-Pagas, somando 639 horas de voluntariado.

No Brasil, ainda em decorrência do cenário de isolamento social, o evento aconteceu de maneira remota, com webinars e atividades em parcerias com diversas ONGs locais. A exemplo do que fez em 2019, a unidade brasileira decidiu ampliar o escopo da ação, dedicando quatro dias ao evento, realizado de 13 a 16 de outubro. A programação teve foco principalmente na sensibilização para a importância da solidariedade, no envolvimento com jovens para prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho e no contato com idosos que se viram obrigados a se isolarem com a pandemia e que puderam participar de uma ação de escuta solidária. Com o evento realizado 100% online, colaboradores que atuam em regiões distantes dos escritórios da Edenred no Brasil, essencialmente ligados à área comercial, também tiveram a oportunidade de participar mais intensamente, ampliando a experiência de voluntariado e a capilaridade das ações.

“Ações de voluntariado têm poder de transformar a sociedade. O Idealday nos convida a viver a responsabilidade social de maneira mais plena e a observar o impacto de ações simples na comunidade. Tanto em nossas rotinas diárias, como nesse grande evento, temos a oportunidade de experimentar o poder que temos de mudar a vida das pessoas por meio de algo tão simples, como a doação do nosso tempo. E a perceber que isso tem um grande valor”, ressalta o Vice-Presidente da Edenred Brasil, Alaor Aguirre.

A programação contou com diversos webinars, entre eles o de Flávio Canto, judoca, atleta olímpico e fundador do Instituto Reação, em um bate papo descontraído sobre a importância da solidariedade com o tema “Construir, conquistar e compartilhar a reação”; e de Giuliana Preziosi, sócia da Conexão Trabalho, empresa especializada em projetos sociais, que mostrou como incorporar o voluntariado na rotina e o impacto positivo que ele gera em nossas vidas.

Os times e instituições parceiras também participaram de uma rodada de conversa com Charlotte Guinet, coordenadora do Departamento Inovação e Novas Oportunidades (Dino), sobre inovação aberta, seja em grandes empresas ou startups, e a aplicação prática desses conceitos na Edenred Brasil.

Além disso, 201 funcionários participaram ativamente das atividades sociais programadas, como a escuta solidária a voluntários idosos da Santa Casa de Porto Alegre; sessões de mentoria sobre carreira e preparação para ingresso no mercado de trabalho com jovens do Instituto Ser+ e de projetos sociais da ONG Parceiros Voluntários; e avaliação dos projetos desenvolvidos por jovens do Instituto CEAP para a Feira de Inovação e Ciências do Instituto.

Clarisa Wolff Garcez, voluntária da Santa Casa de Porto Alegre, ressalta que a troca de experiências possibilitada pelo Idealday é um alento aos voluntários, neste momento difícil. “Estamos há meses distanciados e necessitávamos de um encontro como esse para expor nossas dificuldades, em função do isolamento social. Quando se faz a opção pelo trabalho voluntário, especialmente em hospitais, isso passa a fazer parte da nossa vida como um todo. O mais importante desta atividade, e o que sempre digo para as pessoas, é que essa troca de afetos é muito importante para as nossas vidas. Encontros assim nos dão combustível para chegarmos até o final da pandemia”, revelou.

Miquelle Ardenghi, jovem atendida pelo projeto Tribos da ONG Parceiros Voluntários, conta que a sessão de mentoria ajudou a perceber aptidões e a fez se sentir mais confiante e preparada para o mercado de trabalho. “Conhecer novas áreas do mundo corporativo foi incrível e me ajudou a definir o que eu quero para o futuro. Depois da conversa que tivemos, fiquei animada para estudar ainda mais”, destaca.

Isabella Bertoluci, que também integra o Grupo atendido pela Parceiros Voluntários, disse que ter a oportunidade de “conversar e ouvir as experiências de pessoas de diferentes áreas, tão felizes com suas escolhas, foi um incentivo para a busca do autoconhecimento e para refletir sobre os caminhos que quero trilhar”, disse.

Cada atividade contou com a abertura de executivos da Edenred, que desde o lançamento da ação global, em 2017, participam ativamente do projeto. “O terceiro setor nunca foi tão demandado como em 2020. Por isso, a manutenção do Idealday, em nível global, traz uma mensagem poderosa para as comunidades: continuamos juntos e conectados para fazer o bem. Focamos no desenho de uma programação integralmente online, para garantir a segurança de todos os envolvidos: dos nossos colaboradores e das comunidades apoiadas. E, apesar da distância física, fomos capazes de promover uma intensa e profunda ligação entre os participantes. É muito bom perceber que uma solução para a manutenção do evento em tempos de isolamento social favoreceu a participação e a conexão de pessoas em várias regiões do país, ao mesmo tempo. A ação foi transformadora tanto para quem estava apoiando como para aqueles que receberam esse apoio”, ressalta Aguirre.

O executivo lembra que, além do Idealday, a Edenred desenvolveu, ao longo de todo o ano e em escala global, outras iniciativas relevantes de sustentabilidade. Exemplo disso são as ações financiadas pelo More Than Ever, um fundo criado pelo Grupo em abril, com o propósito de mitigar as consequências da crise provocada pela pandemia de covid-19. Formado com base na redução de 20% nos dividendos de 2019, bem como pela diminuição na remuneração do presidente global da empresa, dos membros do Comitê Executivo e dos diretores do Conselho, o fundo apoiou, com € 15 milhões, 60 iniciativas espalhadas pelo mundo.

No Brasil, a Edenred já doou mais de R$ 7 milhões, aportados em iniciativas das marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Freto. Entre as ações, estão frentes que compreendem desde ajuda financeira e assistência de saúde para caminhoneiros até a entrega de cestas básicas digitais para famílias de todo o território nacional, assim como ativações que permitiram o direcionamento de fluxo para restaurantes e postos de combustíveis.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome