Quinta, 02 Mai 2024

Muito se fala sobre a morte de algumas mídias, tais como panfletos e outdoor, com a expansão dos meios digitais. Esta constatação é parte verdade, mas limitada. Basta ver o sucesso que as campanhas eleitorais têm nas ruas, as ações de mídia física e o uso de equipamentos físicos na construção das marcas.

Por exemplo, logo que um trabalhador entra em uma destas companhias digitais, ele recebe uma camiseta e caneca personalizadas. Estes materiais não representam resultado palpável para o marketing no curto prazo, seu maior valor está na construção da imagem da empresa, primeiro em seus colaboradores, depois naqueles que estão ao seu redor.

Principalmente em marcas que atuam para público bem definido, como são os skatistas,surfistas, veganos, motoristas profissionais, investir em um adesivo que gere valor sempre será uma ação de sucesso.

Outras marcas inovam ainda mais e exploram as embalagens físicas de seus produtos com rótulo personalizado.

Neste sentido, as cervejarias artesanais, as capas de CDs, a indústria de cosmético, fabricantes de itens de higiene infantil, papelaria, todos eles exploram muito essa caracterização dos produtos pensando em gerar uma conexão direta com seu público-alvo.

Não distante, as sacolas reutilizáveis personalizadas também permitem que a sua marca ou serviço sejam expostos por aí por muito tempo em locais estratégicos. Este tipo de uso sempre vai relacionar sua empresa às práticas ecológicas e sustentáveis, valores importantes para a maioria dos consumidores.

Por onde começar?

Você deve pensar sempre que um item que será confeccionado tem várias funções atreladas e não apenas que é uma caneca que está sendo feita para os funcionários ou um brinde para um evento promocional. Imagine além disso!

A primeira coisa a fazer é uma investigação sobre o uso daquele item que se pretende produzir dentro da rotina do público-alvo do objeto. Deve avaliar ainda se o seu uso é simples ou se exige um conhecimento técnico.

Por exemplo, em um trabalho para uma feira esotérica, uma equipe de marketing propôs a distribuição de um lápis de brinde. Parecia uma coisa simples, sem valor. Apenas parecia!

O lápis continha uma semente no seu final e o cliente era convidado a plantar em alguma praça pública após o uso.

Além disso, foi escolhida uma planta tropical, comum na vegetação brasileira. Um descuido nesta escolha faria a ideia perder todo o seu sentido.

Este exemplo acima faz você perceber que uma peça tem várias consequência e, escolher um item apenas por conta do preço apresentado, pode fazer com que a sua ação encalhe, com a sua empresa deixando de colher todos os benefícios esperados.

Tipos mais comuns de ações offline

Os restaurantes regionais abusam de ofertas via panfletos, é o mesmo que acontece com as pizzarias e supermercados. Este tipo de material é essencial nestes negócios pois permitem anotações por parte dos consumidores em suas jornadas.

O mesmo podemos falar sobre os outdoors nas entradas das grandes cidades. Este tipo de material ajuda na construção de marcas, auxilia o consumidor sobre serviços disponíveis naquela região e até ajudam a divulgar algumas promoções.

Não devemos esquecer das ações das construtoras para promover lançamentos em diversas regiões da cidade. Elas abusam dos formatos, desde flyers, anúncios móveis em bikes, cavaletes, placas nas ruas e muito mais.

A sua marca precisa aprender com outros exemplos e sair da zona de conforto. Por exemplo,o aplicativo de transporte de pessoas Uber funciona exclusivamente online, no mundo digital, certo?! O que ele faz se a pessoa não tiver conectada ou o celular não tiver bateria?

Pensando nestas dificuldades muito comuns, eles inovaram e criaram alguns totens em vias públicas para que o consumidor entre com seus dados de acesso e consigam pedir, offline, um serviço que só é disponibilizado no universo digital.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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