Sexta, 26 Abril 2024

A comunicação interna é responsável por garantir um bom relacionamento entre os colaboradores e a empresa, de maneira alinhada, integrada, aumentando a produtividade, o engajamento e melhorando os resultados.

Trata-se de uma estratégia que também faz parte do marketing de uma colaboração. Isso causa estranheza em algumas pessoas, principalmente, porque quando pensamos em marketing, logo nos vem à mente o público externo.

Só que o público interno (os colaboradores) também são de grande importância, bem como não devem ser deixados de lado, pois são eles que fazem a empresa funcionar e crescer cada vez mais.

Quando não há uma boa comunicação dentro da organização, dificilmente os resultados almejados serão alcançados. Isso porque um relacionamento insatisfatório causa desmotivação - e isso não é bom.

Só que tudo isso pode ser resolvido com uma boa comunicação interna, que transforma os membros de cada equipe em profissionais mais engajados e comprometidos.

As ações que a envolvem, geralmente, são simples e podem ser adotadas por qualquer porte e tipo de negócio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é comunicação interna, sua importância e dar dicas de como implantá-la na sua empresa. Confira.

O que é comunicação interna?

Comunicação interna é uma estratégia que tem como foco os colaboradores de uma empresa. É ela que transmite e compartilha informações estratégicas dentro da corporação.

Pode ser feita de duas formas, sendo a vertical entre os subordinados e seus superiores; ou horizontal que se dá entre os funcionários do mesmo nível hierárquico.

Tais informações dizem respeito à missão, visão, valores, objetivos e estratégias de mercado, além de feedbacks e metas destinadas às equipes.

São usados vários recursos, como placas de aviso. Então, quando uma empresa trabalha com essa estratégia, ela tem como principal objetivo manter seus colaboradores alinhados e engajados.

Para isso, são estimuladas condutas que levam a empresa de encontro ao que almeja, tendo como base um relacionamento transparente, simples e empático.

Entenda mais sobre a importância da comunicação

Antes de implantar estratégias de comunicação interna, é preciso entender a sua importância para uma empresa. Então, dentre as razões, temos:

  • Melhora do clima organizacional;
  • Aumento da produtividade;
  • Menor taxa de rotatividade;
  • Facilita a integração;
  • Minimiza boatos;
  • Reduz crises.

O ambiente de trabalho precisa ser agradável para os colaboradores, e quando a comunicação interna é estimulada por meio de vários recursos, como sinalização de segurança, os profissionais desenvolvem espírito de cooperação.

Os relacionamentos interpessoais melhoram, as distâncias entre os departamentos são reduzidas e as pessoas interagem com mais sintonia.

O sentimento de engajamento floresce, o que estimula os colaboradores a contribuírem melhor com a empresa.

Cada colaborador compreende melhor o seu papel e a sua importância, o que melhora os resultados de toda a corporação.

Em outras palavras, os profissionais começam a entender a importância de sua produção para que o negócio seja beneficiado.

Consequentemente, a produtividade aumenta e o sentimento de valorização também, o que desperta a vontade de cada colaborador em permanecer na empresa.

Isso acaba diminuindo o índice de rotatividade de funcionários que, quando muito alto, prejudica a organização de muitas maneiras.

Os novos funcionários também são impactados de maneira positiva, pois chegam na empresa sabendo quais são suas funções, conhecendo mais sobre ela e sendo recebidos pelos demais.

Mesmo que eles façam trabalhos externos, como em stands para feiras, sentem um clima organizacional amigável e interativo, possibilitando que se adaptem rapidamente.

Uma boa comunicação põe fim a boatos e fofocas, que podem ser extremamente prejudiciais para a companhia. São consequências de informações ocultadas e mal distribuídas pelos líderes.

Por fim, se a comunicação interna é efetiva e a empresa está passando por um momento difícil, todos os colaboradores se unem para reverter o quadro.

No entanto, isso só vai acontecer se todos os benefícios que mencionamos forem sentidos pelos profissionais que fazem parte do quadro de funcionários.

Ou seja, não se pode esperar o comprometimento de alguém que esteja desalinhado com os objetivos da companhia ou inserido em um ambiente de trabalho que o desagrada.

É importante que a empresa dê abertura para que seus colaboradores participem dando sugestões de melhoria e enfrentamento da crise. Com isso, eles se sentem valorizados e se engajam para melhorar a situação.

Dicas para uma boa comunicação interna

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da comunicação interna para o seu negócio, já pode começar a pensar em soluções. Por isso, separamos as melhores dicas sobre o tema, sendo:

1. Fazer um planejamento

Qualquer inovação na empresa, desde a contratação de um coffee break para eventos até o lançamento de um novo produto exige planejamento, e com a comunicação interna não é diferente.

Por meio de uma organização completa, é possível colocar em ordem tudo o que será feito, para que a estratégia seja organizada e consistente.

O planejamento também antecipa as ações e os objetivos, que podem variar de empresa para empresa, mas dentre eles podemos ter:

  • Impulsionar as metas;
  • Aumentar o alinhamento dos colaboradores;
  • Melhorar a participação em reuniões e ações;
  • Aumentar a satisfação dos empregados.

Seja qual for o tipo de empresa, como um escritório de serviços de contabilidade, é importante planejar a comunicação interna antes de colocá-la em prática.

2. Ser transparente

O relacionamento entre organização e colaboradores precisa ser transparente. Exemplo disso é mantê-los por dentro das novidades, sejam boas ou ruins, visto que isso aumenta a confiança e o comprometimento do público interno.

Se as mudanças vão impactar a rotina de trabalho deles, devem ser os primeiros a saber, antes mesmo que os boatos e fofocas comecem a circular.

Uma dica para fazer isso é circular comunicados por e-mail, vídeos, plataformas internas ou em reuniões.

3. Ouvir os colaboradores

Quando os funcionários são ouvidos, eles sentem que sua opinião é importante e, com isso, sentem uma melhora no sentimento de valorização.

Aliás, esses sentimentos fortalecem a sensação de pertencimento, pois eles gostam de ver suas opiniões sendo ouvidas e consideradas pela companhia.

Se um deles sugerir, por exemplo, que deve haver alguma mudança no processo de impressão de apostilas dentro de uma editora, essa sugestão deve realmente ser ouvida, afinal esse colaborador vivencia a rotina de produção da empresa.

São pessoas que fazem parte dos processos táticos e operacionais, portanto, as que mais têm condições de apontar falhas e sugerir melhorias para as atividades da empresa.

A companhia deve sempre manter abertos os canais de comunicação, fazendo pesquisas de opinião, recebendo ideias e críticas, bem como se mostrando receptiva.

4. Incentivar a comunicação

Uma comunicação clara e acessível se baseia em simplicidade nos diálogos. Independentemente de onde venha a comunicação, ela deve ser compreendida por todos.

Todos devem conhecer as fontes de informação, por exemplo, um colaborador do setor financeiro deve evitar termos técnicos ao falar com alguém de marketing.

Ao elaborar uma estratégia de comunicação visual adesivos, o responsável não deve deixar o seu nível hierárquico influenciar o seu trabalho. A abordagem deve ser sempre explicativa, para que assim sejam evitados problemas de interpretação.

5. Usar vários canais de comunicação

Existem diferentes canais de comunicação que podem ser usados por uma empresa, independentemente de sua finalidade. Alguns exemplos são:

  • E-mail;
  • Vídeo;
  • Mural;
  • Reunião;
  • Convenção;
  • Intranet;
  • TV corporativa.

A empresa não precisa usar todos, mesmo porque nós sabemos que alguns ainda não inacessíveis ou não correspondem às necessidades de alguns negócios.

No entanto, é sempre bom variar, usando meios tradicionais, presenciais e digitais. Inclusive, essa é uma forma de entender as preferências dos colaboradores, podendo, assim, adaptar o conteúdo das mensagens.

Uma empresa de plástico, por exemplo, pode informar o seu balanço financeiro por e-mail, slide, áudio, vídeo, etc. Se o colaborador estiver ocupado e não puder ler o conteúdo, ele poderá ouvi-lo.

Cada canal oferece uma possibilidade diferente de comunicação, para que todos os colaboradores tenham acesso às informações importantes passadas pelas companhias.

Isso significa que não haverá abertura para brechas que excluam algum profissional, fazendo com que todos tenham acesso aos conteúdos que importam.

Conclusão

Uma empresa é constituída por equipes que são formadas por pessoas. Nós dependemos da comunicação para exercer nossas atividades diárias e dentro das organizações isso é ainda mais importante.

Um relacionamento transparente e simples entre as corporações e seus colaboradores só traz benefícios, porque é uma forma de fazer com que eles se sintam parte do negócio, afinal, eles são e o sucesso depende deles.

Quando se sentem parte importante da empresa, o clima organizacional melhora e todos começam a produzir mais. Afinal, não tem nada mais difícil do que trabalhar em um ambiente que nos causa mal estar.

Com a comunicação interna isso não existe, pois todos os colaboradores estão por dentro dos objetivos da companhia e alinhados às maneiras que poderão alcançá-los.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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