Muitos enxergam os eventos corporativos somente como um gasto que não traz retornos para a sua empresa. Mas hoje em dia é possível perceber cada vez mais a necessidade de a empresa oferecer uma experiência que satisfaça tanto os seus clientes quanto seus colaboradores.
Dessa forma, os eventos corporativos, em suma, são aqueles destinados aos profissionais. Através destes eventos, a empresa pode engajar seus trabalhadores e deixar uma marca positiva de sua imagem no mercado.
Esses eventos acabam lapidando os relacionamentos entre os próprios funcionários da empresa e também acabam impactando a audiência.
As empresas que adotam os eventos corporativos como uma estratégia de marketing, entenderam que a propaganda não é uma mera estratégia para vender seu produto, mas sim a formação de uma cultura, tanto internamente quanto no público em geral.
Os eventos corporativos servem para colocar gestores e colaboradores em contato uns com os outros, principalmente para aprimorar o relacionamento existente entre eles.
Além disso, a empresa pode utilizar esses momentos como uma maneira de encontrar soluções comunitárias para problemas recorrentes, além de poder promover inclusive a capacitação de seus funcionários.
Vantagens dos eventos corporativos
Ainda que o foco não seja propriamente a divulgação da marca, realizar um evento corporativo na sua empresa acaba gerando a própria promoção da marca.
Os eventos corporativos acabam impactando positivamente e de maneira expressiva a identidade da sua empresa.
Se o seu foco é o público interno, você pode utilizar essas ferramentas para reforçar a visão, missão e valores da empresa, tanto para os colaboradores quanto para os gestores.
Esse reforço pode gerar uma série de troca de experiências e discussões que podem fazer com que a empresa decida alterar rumos e reajustar o curso de algumas ações.
Tais eventos podem aproximar, inclusive, estudantes e trabalhadores da área que atuam no mesmo segmento que a sua empresa.
Internamente, eles podem servir como ferramentas que ajudam os profissionais de sua empresa a estabelecerem relações mais cordiais e elaborarem estratégias para de alguma forma cooperarem em conjunto.
Através de cerimônias internas simples, por exemplo, os gestores são capazes de dissolver ruídos de comunicação entre setores ou entre os próprios colaboradores que podem estar prejudicando a produtividade da empresa.
A empresa também pode realizar o lançamento de serviços e produtos, num evento mais voltado à sua audiência. É comum que as empresas façam estandes para feiras e apresentem suas novidades a seu público.
Os eventos corporativos podem potencializar essa campanha e gerar um engajamento entre os clientes da sua empresa.
Nesses eventos, você tem a possibilidade de reunir funcionários, clientes, gerentes e imprensa, que são peças-chave para que uma boa campanha de divulgação de produtos ou serviços evolua e tenha sucesso.
Em feiras ou em lançamentos um pouco mais singulares, esse tipo de cerimônia costuma chamar atenção pela locação de tendas e por ter uma preocupação em os detalhes chamarem a atenção das pessoas.
Além disso, a presença da imprensa, por exemplo, garante que o seu produto ou serviço possa ser divulgado na mídia.
Empresas menores ou recém-inauguradas também podem usufruir dessa estratégia, ainda que de forma menos extravagante. Usando a criatividade, é possível realizar ações efetivas que possam cumprir o papel desejado.
Em alguns casos, um simples coffee break para eventos pode ser uma boa alternativa para quem não quer gastar muito e ainda assim promover essa ação tão importante e vital, oferecendo à audiência os mais diversos atrativos e garantindo uma repercussão positiva.
Quando um produto ou serviço é bom, as pessoas espalham a informação por aí. Então, esse é um dos mais eficientes meios de se fazer marketing.
Uma empresa que vende canetas personalizadas, por exemplo, se beneficiará de seus clientes que saírem satisfeitos com a experiência fornecida por ela. Provavelmente, eles a indicarão para outras pessoas devido a qualidade de seu serviço
Se você quer ter a sua empresa sendo uma marca destaque em seu segmento, você vai precisar exibir seus produtos e serviços, principalmente nos eventos.
Uma das questões mais cruciais quando se fala em eventos corporativos é a exposição, que acaba sendo um dos grandes ganhos.
Dessa forma, você não somente vai conquistar novos consumidores, mas também acaba fidelizando a clientela já existente.
Se você direcionar seu evento à sua audiência, e seus clientes retornarem um feedback positivo, certamente grande parte do que acontecer vai reverberar no círculo de relacionamentos deles.
E por falar em relacionamentos, esse também é um ponto importante: os eventos corporativos são excelentes oportunidades para aumentar a rede de contatos tanto da empresa quanto de seus gestores e colaboradores.
A empresa também pode fornecer cursos e treinamentos nesses eventos, a fim de aprimorar técnicas e habilidades dos seus colaboradores e até mesmo oferecendo-os, dependendo da temática, ao público em geral.
Esses treinamentos são de curto período de tempo, geralmente um dia ou dois, onde o objetivo da empresa está no desenvolvimento de habilidades e transmissão e retomada de conhecimentos focados em determinada prática.
Uma empresa pode, por exemplo, realizar um treinamento de vendas com os e as colaboradoras para o aprimoramento das técnicas de venda e, até mesmo, detalhes de adaptação da empresa.
A empresa pode abordar áreas mais específicas para otimizar processos ou então ser mais abrangente, mas tudo depende daquilo que está está proposta a fazer e pretenda alcançar com esse treinamento.
Por exemplo, a empresa pode oferecer um treinamento para que os colaboradores e colaboradoras entendam e aprendam a utilizar um novo software controle de estoque, onde eles serão treinados para reorganizar suas atividades diárias, de acordo com o software.
Geralmente esse tipo de evento corporativo dura alguns dias ou então são divididos em etapas ao longo de alguns meses quando se tratam de questões mais complexas da empresa.
Os mais conhecidos tipos de evento
As empresas podem optar por uma gama de eventos variados, dependendo dos objetivos que deseja alcançar e da quantidade de dinheiro que pretende investir nesta empreitada.
1 - Palestra
O tipo de evento mais comum é a palestra. Trata-se de um evento de duração curta que vai abordar temáticas importantes para os colaboradores de uma empresa.
Geralmente as empresas convidam um especialista na área para desenvolver o assunto com os participantes.
Pela duração, as palestras geralmente não se aprofundam muito no tema, apenas dão algumas pinceladas e são muito utilizadas para despertar o interesse dos ouvintes em determinadas questões.
2 - Congressos
Já os congressos, por exemplo, ocorrem em mais dias, podendo se estender até uma semana.
Geralmente durante sua execução, acontecem várias atividades menores, permitindo uma flexibilidade nas discussões do assunto, ainda que todos estejam unidos em um foco comum.
Dentro de um congresso você vai encontrar uma série de palestras, simpósios e debates. A empresa pode aproveitar a oportunidade para trazer nomes importantes tanto nacional quanto internacionalmente.
O objetivo de um congresso é trazer conhecimento aos participantes, seja ele científico, cultural, social ou de algum outro segmento que seja de maior importância para a sua empresa.
Um congresso de contabilidade para empresas, por exemplo, pode servir de atualização para os profissionais que trabalham nesta área.
3 - Seminários
Outro evento bastante comum são os seminários, que são marcados por terem um caráter de atualização de conhecimentos.
O objetivo dos seminários é capacitar os participantes para que eles possam desenvolver novas habilidades, informando-se sobre o assunto abordado.
É comum existir no seminário debates e exposições sobre um tema proposto, as pessoas podem discutir os temas e apresentar conclusões e resultados das ponderações, mas sem chegar de fato a uma conclusão definitiva.
O profissional que apresenta o seminário fornece uma série de informações para que os presentes possam refletir e se manifestar sobre o assunto, que geralmente ocorre em grupos menores.
Esses eventos seguem de certo modo uma metodologia mais bem definida, para que se faça uma análise e interpretação a partir de um ponto de vista mais técnico
- Para um bom evento corporativo, é necessário:
- Localizar os problemas a serem trabalhados;
- Definir o problema e levantar hipóteses;
- Delimitar o tema;
- Desenvolver o tema;
- Elaborar um método.