Quinta, 18 Abril 2024

O serviço de ouvidoria das Lojas americanas possui como finalidade servir de canal de atendimento em caso de problemas ou elogios à empresa. O acesso é simples e pode ser feito por qualquer cliente, seja das lojas físicas ou online. Saiba como fazer para entrar em contato a ouvidoria de uma das maiores lojas do varejo no Brasil seguir.

Contato da ouvidoria das Lojas americanas

Além do canal de atendimento ao cliente tradicional via site e telefone, o cliente possui disponível para resolver problemas ou solucionar conflitos uma ouvidoria das Lojas americanas.

As formas de contato com a ouvidoria das Lojas americanas são:

  • Por telefone através do número (21) 2206.6300;
  • Via e-mail por contato de mensagem através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Por endereço na Rua Sacadura Cabral, número 102, bairro da Saúde, no Rio de Janeiro. O Cep é 20081-902 para caso de correspondência.

Com as três formas disponibilizadas acima o cliente entra direto em diálogo com o ombudsman da empresa, um cargo neutro para ouvir qualquer tipo de dica, reclamação ou sugestão. Desta forma não há constrangimento ou reclamações diretamente com vendedores e funcionários.

Os três canais são de fácil solução visando o prazo de até três dias úteis para entrar em contato de volta com o cliente. Esta é uma meta desta e de todas as empresas grandes de acordo com o Código de Defesa do Consumidor em vigor no Brasil.

O que é uma ouvidoria?

A ouvidoria é um canal de atendimento ao cliente para ouvir qualquer tipo de sugestão, queixa ou reclamação de uma empresa. Em outras palavras, é mais um canal de atendimento ao consumidor de uma empresa.

No Brasil ele é considerado essencial para o público e obrigatório para todas as empresas que desejam um cliente satisfeito. Por lei, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é necessário ter uma ouvidoria em todas as empresas de médio e grande porte. As pequenas, entretanto, com menos de cinco funcionários, ficam isentas.

Este canal de diálogo entre cliente e empresa deve ser em separado. Não deve ter relação com o seu atendimento ao cliente comum, com menu de atendimento para solucionar problemas.

É essencial para uma ouvidoria:

  • Manter o sigilo do nome do cliente queixoso;
  • Ser eficiente na solução de problemas;
  • Manter a neutralidade diante de reclamações;
  • Tentar solucionar os conflitos.

A função da ouvidoria das Lojas americanas

O canal de ouvidoria das Lojas americanas é focado em solucionar problemas. Ele é uma segunda instância para quando não é possível realizar uma reclamação.

Através da ouvidoria das Lojas americanas é possível:

  • Registrar uma queixa contra um funcionário por mal atendimento - é preciso saber o nome do funcionário (está escrito em seu crachá) e o endereço da loja;
  • Reclamar de produto entregue com defeito;
  • Fazer o registro de uma entrega demorada quando o atendimento por telefone não funcionou;
  • Solucionar uma troca não realizada dentro de uma loja;
  • Solicitar esclarecimentos de uma cobrança em seu cartão Americanas errada;
  • Dentre outros.

Os elogios a um atendimento ou funcionário em especial também são registrados no serviço de ouvidoria das Lojas americanas. Este retorno é igualmente importante para a empresa levar em consideração em caso de promoção de funcionários, por exemplo.

Outros canais de atendimento das Lojas Americanas

Os canais tradicionais de atendimento ao cliente continuam ativos nas lojas Americanas, tanto em lojas físicas ou via internet através do site www.americanas.com.br.

Se você está em uma loja física e teve um problema com compra ou cobrança, então deve entrar em contato com o gerente da loja. Ele está disponível dentro do estabelecimento comercial e pronto para ouvir em caso de necessidade.

Online o canal de atendimento pode ser o site. Na página https://www.americanas.com.br/hotsite/atendimento é possível encontrar as principais dúvidas, possíveis soluções ou deixar uma mensagem para ser respondida via e-mail o mais breve possível.

Há ainda o telefone de atendimento para todos os clientes, o 4003.4848. A cobrança é de uma ligação local e você pode tirar dúvidas ou rastrear pedidos, por exemplo.

A importância da ouvidoria das Lojas americanas

Talvez você nunca tenha acessado ou entrado em contato com a ouvidoria das Lojas americanas. Contudo, ela pode ser de grande ajuda em casos onde uma visita na loja ou entrar em contato via telefone não deu certo.

A ouvidoria é também um canal para mensurar os problemas enfrentados por seus clientes. É desta forma que, por exemplo, a empresa sabe que o canal de vendas não está com atuação satisfatória. Em caso de reclamações recorrentes em um único setor, mudanças podem ser feitas.

É possível também por um canal de atendimento como avaliar a qualidade de respostas de uma empresa. Quando, por exemplo, um cliente procura muito a ouvidoria é sinal de que ele não consegue resolver por outro meio. Logo, os funcionários podem ser treinados melhor.

Concluindo, a ouvidoria das Lojas americanas pode ajudar em curto e longo prazo a experiência do cliente e melhorar diversos setores.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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