Segunda, 20 Janeiro 2025

Enquanto a tecnologia avança, os mercados são obrigados a se desenvolverem juntos ou correrem o risco de ficarem obsoletos. O mesmo acontece com as empresas do ramo construção civil.

Quando uma empresa começa a ficar obsoleta, ela pode ter um concorrente que a supere muito rápido ou simplesmente quebrar por ficar muito para trás.

Foi pensando nisso que empresas de software criaram diversos programas para facilitar problemas, não deixando de fora o mercado da construção civil.

Neste artigo você ficará sabendo sobre os principais softwares utilizados na construção civil. Confira mais abaixo!

Sketchup

O Sketchup nada mais é que um software atualmente para desenvolvimento 3D de modelos e apresentações.

É uma ferramenta muito utilizada por profissionais do ramo da construção civil, como engenheiros, arquitetos e designers de interiores, por fornecer ricos detalhes de uma estrutura tridimensional.

O software permite que o usuário tenha acesso a uma ampla biblioteca de modelos em três dimensões, possibilitando um tour virtual como ferramenta de apresentação para clientes.

Este programa possui diferentes versões, sendo uma delas gratuita e a outra paga.

AutoCAD

É simplesmente um dos softwares mais utilizados ao redor do globo quando nos referimos aos profissionais de engenharia. Ter uma licença AutoCAD é quase que uma obrigação para engenheiros e companhias de construção civil.

Sendo um software desenvolvido pela Autodesk, possui diversas funcionalidades como por exemplo compatibilidade com arquivos externos e praticidade significativa.

O AutoCAD pode ser utilizado para projetos de desenhos técnicos em duas dimensões, assim como modelagens tridimensionais.

Nas últimas versões o programa procurou acoplar um pacote de produtividade e compartilhamento, permitindo o uso de um aplicativo para smartphone com o propósito de deixar o usuário acessar e alterar o projeto remotamente.

Outro detalhe importante sobre o AutoCAD é que o programa permite ao usuário realizar automações de comandos e atividades durante a elaboração de projetos.

Revit

Sendo outro programa da empresa de softwares Autodesk, o Revit é apropriado para planejamento, organização e gerenciamento de projetos que envolvem construção e infraestrutura.

A interface possui facilidade para elaboração e desenvolvimento de projetos em equipe, de forma que a visualização do todo seja prática e descomplicada.

Diferentemente do AutoCAD, o software Revit é produzido em tecnologia BIM (do inglês Building Information Modeling).

O sistema BIM se trata basicamente de um conceito de virtualização. Esse conceito envolve desde o engenheiro e arquiteto até os técnicos de segurança do trabalho.

Toda a mão de obra qualificada tem acesso a detalhes técnicos do propósito construtivo, permitindo melhor transparência, modelagem e gerenciamento das atividades dos projetos.

Um detalhe muito curioso sobre esse programa é que uma alteração no projeto feita por alguém que possua permissão é atualizada em tempo real para todos os outros envolvidos.

MATLAB

Este software foi criado no final dos anos 70 pelo matemático Cleve Moler, atual presidente do departamento de ciência da computação da Universidade do Novo México.

O MATLAB é o software completo para cálculos numéricos. Tais cálculos podem envolver áreas como:

  • Automobilismo;
  • Projetos de construção civil;
  • Robótica;
  • Projetos científicos.

Possuindo uma ampla biblioteca de funções, matrizes, incorporação de gráficos e até mesmo processamento de sinais, o MATLAB torna a análise de dados um processo muito mais descomplicado.

Um outro ponto positivo do software é a integração de algoritmos com as informações dos projetos armazenados, podendo ambos serem alterados até que o propósito técnico seja alcançado.

TQS

O TQS é um software desenvolvido por engenheiros brasileiros que torna a elaboração de projetos estruturais um processo altamente produtivo, tendo impacto direto na qualidade dos mesmos.

Sendo também um software do tipo CAD (do inglês Computer-Aided Design) como o AutoCAD, o TQS possui foco em estruturas de concreto armado.

É um software bastante completo por envolver os seguintes fatores:

  • Pleno requisito nas normas técnicas ABNT;
  • Compatibilização do modelo estrutural dentro de um processo BIM;
  • Concepção estrutural;Análise de flechas e esforços;
  • Dimensionamento;Detalhamento de armaduras;
  • Emissão de plantas finais;
  • Cálculo estrutural seguro e realista.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

Camera de Segurança Wi-Fi 360º


 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome