Quinta, 02 Mai 2024

Chamamos sistemas de domótica que automatizam uma casa ou edifício de qualquer tipo, controlando eletrodomésticos, ar condicionado e aquecimento, ventilação, serviços de gestão energética, segurança, bem-estar e comunicação.

O controle dos diferentes equipamentos e instalações de uma casa ou edifício pode ser integrado através de redes de comunicação interna e externa, com ou sem fio. O controle de todos esses sistemas pode gozar de uma certa onipresença, dentro e fora de casa, sendo importante que conte com um serviço de internet nesse local. Faça o teste de cobertura NOS e verifique a disponibilidade do serviço.

De uma forma mais simples é implementar sistemas em nossa casa que abram as persianas e janelas pela manhã ao nos levantarmos, ou que fechem com a luz do sol ou até em dias de chuva, e que abram em momentos de temperatura agradável... Por exemplo, se ligarmos o aquecimento ou o ar condicionado, que nos avise que há uma janela aberta e, se necessário, feche-a para evitar que a temperatura que queremos atingir escape por aí.

 

Origem e benefícios

A origem da automação residencial é atribuída a Joel Spira, que em 1959 trabalhou para uma empresa aeroespacial. Durante o desenvolvimento de um projeto em que estava trabalhando, ocorreu-lhe que poderia usar um tiristor (um pequeno dispositivo eletrônico da família dos transistores) para variar a intensidade da luz das lâmpadas. Até então, isso era feito com reostatos muito grandes e caros. Por esse motivo, esses sistemas eram usados ​​apenas para iluminar palcos ou grandes edifícios.

Mas a ideia de Spira significava que o pequeno mecanismo eletrônico poderia ser instalado em uma pequena caixa embutida na parede e a um preço significativamente baixo. Pelo que poderia ser usado em residências sem nenhum problema. Aqui começou a era de controle e automação de nossas casas.

 

O que oferece?

Os benefícios que um sistema de automação residencial nos proporciona são principalmente a economia de energia, embora também tenha levado ao conforto em casa. Em termos de eficiência energética, a domótica permite a gestão inteligente da iluminação doméstica, eletrodomésticos, aquecimento ou ar condicionado, abastecimento de água e rega do nosso jardim.

Permite que o uso da energia seja dentro dos horários com as tarifas de luz mais econômicas. Além disso, oferecem informações sobre o consumo, e com elas possibilitam a mudança de hábitos nos horários para melhorar a eficiência energética da casa.

Quanto à comodidade ou conforto, já permite que alguns eletrodomésticos ou instalações funcionem sozinhas e de acordo com as necessidades das pessoas. Por exemplo, retirar o toldo que nos protege do sol ou se o vento for forte e houver perigo de quebrar. Se começar a chover, é possível fechar as janelas para que a água não entre na casa. As luzes são acendidas automaticamente quando entramos em uma sala, e são desligadas quando saímos. Todos esses exemplos e muitos mais, sem a necessidade de ninguém fazer nada.

Eles também oferecem segurança. Um sistema de automação residencial possui controles e alarmes que detectam imediatamente incêndios, vazamentos de água e gás, vidros quebrados ou se alguém tentar forçar uma porta, e até mesmo picos de corrente elétrica que podem causar incêndios. Além disso, pode simular movimento na ausência de moradores da casa, acender luzes aleatórias ou enviar notificações por e-mail, em caso de incidente ou entrada de intrusos...

Em termos de acessibilidade, a automação residencial facilita a gestão de diferentes equipamentos domésticos, para que pessoas com deficiência ou alguma limitação possam usá-las de forma fácil. Em suma, a automação residencial permite que as condições de moradia sejam ajustadas às necessidades de todas as pessoas que nela habitam.

 

A importância de monitorar o consumo de energia em casa

Hoje, um sistema de automação residencial oferece uma grande variedade de funções destinadas a monitorar o consumo de gás, diesel ou outro combustível, e o consumo elétrico de todos os sistemas da casa (iluminação, eletrodomésticos, sistemas de comunicação, refrigeração e / ou aquecimento, etc). Ao monitorar tudo o que acontece, obtemos informações sobre os horários em que mais consumimos energia (diária, mensal, anual), qual sistema em nossa casa está consumindo mais e se o consumo é normal ou estranhamente alto.

Todas essas informações nos ajudam a mudar hábitos ou padrões de comportamento em nossa casa em algumas atividades que podem ser alteradas de tempos em tempos, como por exemplo, colocar a máquina de lavar roupa ou lava-louças em funcionamento nos horários de menor consumo de energia elétrica. Ou se tivermos uma instalação fotovoltaica, focalizamos essas utilizações durante o dia para aproveitar a captação da energia solar feita pelas placas.

Relativamente à economia de água, para evitar o uso excessivo e indevido dela em nossas residências ou empresas, podemos instalar torneiras inteligentes que controlam o fluxo e a temperatura da água, ou um sistema de controle centralizado que detecta se ocorrer alguma anomalia e atua automaticamente para evitar problemas maiores, como vazamentos de água ou inundações.

A princípio podemos pensar que não vale a pena ou que vai nos custar muito caro ter um sistema de automação residencial, mas você sabia que investir nessa instalação, pode nos proporcionar uma economia de energia de até 30%?

 

Em que a automação residencial pode contribuir para a economia e a eficiência energética?

Conforme referido no ponto anterior, se soubermos quais as horas que consumimos com maior mais energia e que também as horas onde essa energia tem um custo superior, podemos alterar essas atividades, ou pelo menos algumas delas, para as horas com menor custo de eletricidade. Por exemplo, se tivermos uma tarifa de energia elétrica com discriminação horária, tentaremos focar nessas horas os gastos dos maiores consumidores de energia elétrica em nossa casa: máquina de lavar e lava-louças.

Portanto, seja por questões econômicas ou pelo futuro do nosso planeta, economizar energia é algo que todos devemos ter em mente no dia a dia, pois pequenos gestos podem ajudar a cuidar do bolso e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo.

A automação residencial está avançando a passos largos com dispositivos inteligentes. Os estudos que estão sendo feitos mostram a capacidade desses sistemas de economizar na conta de luz.

Com esses exemplos de automação residencial, podemos fazer um bom investimento a longo prazo e contribuir para o consumo responsável de energia, tão necessária devido às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Gostou desse artigo? Acesse a informação - artigos - conteúdo - conteúdo geek - matérias e saiba mais sobre esses temas e muitos outros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome