Sábado, 27 Abril 2024

O mercado está em crise, uma crise sem precedentes, desde que a pandemia do Covid-19 impôs o isolamento social, fechamento de comércios e escolas, modificando rotinas de trabalho e em especial de consumo.

Empresas de todos os tamanhos perceberam queda no faturamento, demitiram funcionários e adaptaram sua rotina a nova realidade.

A crise econômica atingiu empresas de todos os portes, em especial as pequenas e médias, conforme os jornais têm anunciado diariamente. Mas um dado impressionante sobre a crise é que alguns negócios estão em plena ascensão: os negócios digitais.

Todas as empresas compreendem a necessidade de sua presença nas redes sociais e mercado online, sejam as empresas de hospedagem de sites ou as que são totalmente fora do mercado digital, como as do ramo alimentício, por exemplo.

Se você pesquisar, vai ver que esta não é a primeira crise em que os negócios digitais não só sobreviveram, mas lucraram e cresceram muito. Em 2008, uma crise mundial causou um verdadeiro boom de nascimento de startups de empresas online, como uma forma de gerar empregos e superação.

Promessa de futuro e garantia de presente

O mercado digital tem espaço para todos os tamanhos de empresas, empreendedores, sonhadores e pessoas com habilidades especiais que podem ser ensinadas, mesmo à distância.

E este mercado só cresce! Os dados da pesquisa Digital Adspend, feita em 2018, revelaram a movimentação de nada menos do que 14,8 bilhões de reais no ano de 2017, e o crescimento de mais de 25%. A estimativa é de que as mídias digitais cresçam ainda mais até o ano que vem. Quando se fala em publicidade, o mercado digital já representa 1/3 do investimento do país em publicidade.

Já a Amazon, revelou que precisou, na pandemia do novo Coronavírus contratar só nos Estados Unidos, mais de 100 mil novos funcionários para atender à demanda de compras pela internet. O isolamento e as quarentenas impostas aumentaram vertiginosamente a busca por livros, leituras e mais informação.

Assim, o mercado digital espera seu empenho se você já tem um site e paga por sua hospedagem ou quem sabe você é a pessoa que hospeda outros sites? Os redatores, designers estão com tudo também... este mercado abriga a todos.

Olho do furacão

Enquanto outros setores fecham as portas, os negócios online estão no olho do furacão da mudança de comportamento não só de consumidores, mas de empresas. O mercado digital foi se adaptando ao novo modo de vida social, empresarial, artística e mesmo da área da saúde, com a telemedicina.

Mas como você pode passar por toda esta crise e se encaixar no mercado digital em plena crise econômica?

Veja nossas dicas:

Muita calma nesta hora!

Antes de entrar em pânico, tente ver um momento de oportunidade. Mantenha a racionalidade e leve seus esforços para a solução de seus problemas. Aqui está um ponto muito importante: quais são seus problemas? Quais soluções são viáveis? Pense a curto, médio e longo prazo. Faça do medo seu amigo, fique atento ao que está acontecendo e bem informado! Mas parado, nunca.

Descubra novos caminhos

Se as empresas, hospitais e escolas encontraram novos meios de se manterem ativos em meio à pandemia, você também vai conseguir. Pesquise novas formas de fazer o que você já faz, seja à distância, por consultoria ou encontre uma nova forma de empreender.

A aparência importa

Não estamos sugerindo maquiagens ou intervenções cirúrgicas, calma! Com o mundo cada vez mais digital, com os negócios sendo feitos à distância e através da tela, investir na aparência é muito importante. Um bom visual de seu site, redes, produtos, uma montagem de qualidade de seus vídeos, um bom som... tudo isso vai fazer você aparecer como competente e promissor para seus possíveis clientes.

Torne a vida de seus clientes mais fácil

Aqui é importante se ver como cliente. Imagine querer adquirir um produto ou serviço em um site que trava, que não facilita o pagamento, que não tem as informações necessárias ou que não responde as suas dúvidas mais básicas!

Facilite as formas de pagamento, detalhe o envio, responda dúvidas! Parece que vai dar muito trabalho, mas o planejamento e o esforço iniciais serão recompensados.

Facilidades do negócio digital

Economia

Um negócio digital de qualquer porte não precisa necessariamente de uma sede fixa e despesas com aluguel, luz, telefone, placa, secretária, condomínio... As reuniões de pauta, se necessárias podem ser feitas à distância e o acompanhamento das tarefas por aplicativos.

Você nunca imaginou que para começar um negócio bastaria um bom computador.

Aproximação de distâncias

Um empresa aberta em um bom local da sua cidade pode atrair clientes locais e até de cidades vizinhas, mas um empreendimento online pode atrair clientes de todo o mundo, vender os mais diversos tipos de produtos ou serviços.

Superação e reinvenção na crise

Se você ainda não é digital e ainda não está nas redes, já passou da hora. Muito antes da pandemia, as redes sociais são usadas para oferecer serviços, mostrar cardápios, oferecer produtos, valores, localização ou prazos de entrega.

Dicas para quem ainda não começou

- Pesquise o mercado

- Investigue quem são seus possíveis concorrentes e o que eles fazem de melhor

- Descubra uma forma criativa de fazer o que você já faz de melhor

- Faça um bom plano de negócios e veja se você se adapta às necessidades do mercado

- Se tiver dúvida sobre qual ramo dos negócios digitais deve investir, nossa dica é que você comece fazendo o que já faz de melhor

- Seja criativo e original

- Faça planejamentos para curto, médio e longo prazo

- Se necessário, faça ajustes

Você está preparado para as inovações do mundo digital?

Antes de responder, saiba que é preciso estudar constantemente as tendências do mercado e do consumo, além das novidades do marketing destes empreendimentos.

Se você cultivar características como criatividade, foco, disciplina, resiliência, poder de ação e de delegação de tarefas, já é um excelente começo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome