Você sabia que implementar ações sustentáveis na sua casa pode ajudar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que te ajuda a economizar?
A sustentabilidade vem se tornando um tema de grande importância, tanto nas empresas quanto na rotina de diversas famílias, que encontram vários benefícios em aplicar processos ecologicamente corretos no seu dia a dia.
Além de ser uma maneira de contribuir com a natureza e evitar o desperdício de recursos, é possível sentir as vantagens dessas ações até mesmo no bolso.
Isso inclui desde a separação e venda de sucata eletrônica até a reutilização da água da chuva, que é um procedimento cada vez mais comum em condomínios residenciais.
Para saber como e quais decisões sustentáveis você pode tomar e aproveitar a economia que elas promovem, siga na leitura deste artigo e conheça algumas dicas.
01. Compra de usados
Uma maneira positiva de evitar custos e diminuir a geração de entulho é justamente optar pela compra de móveis seminovos.
Isso quer dizer que em vez de adquirir um armário novo para o seu imóvel, você pode buscar por produtos usados, mas que estejam em boas condições e possam ser reaproveitados.
Assim, além de renovar a sua casa, você ainda consegue gastar bem menos do que o imaginado anteriormente.
02. Consertar e reformar
No lugar de simplesmente jogar fora os equipamentos ou mobília da sua casa, por que não consertá-los?
A reforma de poltrona, a manutenção de eletrodomésticos e a renovação estética de um móvel são alguns exemplos práticos do que pode ser reformulado e ter um novo visual.
Há diversos estabelecimentos e profissionais especializados na reforma de móveis, assim como assistências técnicas perto da sua casa que prestam esse tipo de serviço.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que você economiza com a compra de novos artigos, é possível diminuir a produção de lixo e evitar o descarte desses móveis.
03. Instalar um sistema de captação de água da chuva
Seu imóvel possui áreas grandes que precisam ser constantemente lavadas? A água da chuva pode ser uma ótima opção para reduzir os seus gastos com as contas da casa, além de diminuir o desperdício de recursos naturais.
Um pequeno e rápido projeto hidráulico permite que você instale um sistema de captação na sua residência, que será responsável por recolher um grande volume de água, podendo utilizá-lo na rega de plantas e na limpeza de diferentes espaços da sua casa.
04. Ter a sua própria horta
Que tal plantar os seus próprios temperos? A criação de uma pequena horta permite que você colha uma série de benefícios para a saúde e ajuda no aproveitamento de produtos orgânicos, que podem ser utilizados na sua plantação.
Alguns exemplos são: casca de ovo, de frutas e legumes, borra de café, grama, feno, etc.
Todos esses restos de alimentos produzidos na sua casa que antes seriam descartados como lixo comum podem ganhar um novo destino: o vaso das suas plantas.
Eles servem como ótimos nutrientes, potencializando o crescimento das espécies presentes na sua horta, ao mesmo tempo em que diminuem a produção de lixo da sua casa.
05. Separar materiais para reciclagem
A quantidade de itens descartados todos os dias dentro da sua residência pode ser surpreendente.
Não à toa, é cada vez mais comum que as pessoas tomem como tarefa a separação desses materiais para encaminhá-los à reciclagem.
Você pode separá-los conforme a classificação:
-Vidro;
-Plástico;
-Papel;
-Metal;
-Orgânico.
Após a separação, é possível destinar cada um desses grupos de itens para uma empresa de reciclagem, que dará o devido fim a todo esse material.
Além de possibilitar a reutilização na fabricação de outros produtos, a reciclagem ajuda a diminuir o prejuízo do lixo no meio ambiente, reduzindo a poluição e facilitando a destinação adequada de cada item na natureza.
06. Reduzir o consumo de energia elétrica
Baixar o consumo de energia elétrica pode ser outra ação benéfica para o seu bolso e para o meio ambiente.
Atitudes simples como retirar da tomada os eletrodomésticos que não estão em uso, acumular uma determinada quantidade de roupas para lavar e optar pela compra de itens que consomem menos energia são essenciais para a casa.
Considerações finais
As dicas abordadas neste conteúdo podem ser importantes para que você consiga investir em ações sustentáveis na sua casa o quanto antes, já que elas são de simples realização.
Assim, além de colaborar positivamente com o meio ambiente, a economia gerada com as sugestões mencionadas aqui pode servir com um incentivo extra para que todos os moradores da casa colaborem com essas práticas.
Por isso, não deixe de reduzir o consumo de água e energia, invista na reciclagem e na reforma de móveis, tenha a sua própria horta, aproveitando para colher diversos benefícios para a sua família e contribuindo assim para o bem-estar de futuras gerações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.