Reformar a casa pode ser um pesadelo para muitas pessoas. Afinal de contas, qualquer obra depende diretamente de um investimento em tempo e dinheiro - e, em alguns casos, mesmo a menor mudança pode significar um gasto enorme.
Mas isso ocorre devido à falta de planejamento e organização da reforma. E daí o resultado é uma obra faraônica, que demora mais do que o pretendido com gastos desnecessários.
Por isso, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como economizar ao reformar a sua casa e evitar problemas no decorrer da obra. Acompanhe a leitura!
1 - Tenha um projeto definido
O primeiro passo é definir exatamente o que você vai fazer na sua casa. A sua obra pode até mudar no meio do caminho, por conta de ajustes técnicos, novas, ideias, etc., mas o projeto é indispensável para a reforma.
Para isso, vale a pena contar com a ajuda de profissionais, como empresas de engenharia em SP, que saberão como orientar corretamente acerca das necessidades estruturais dos imóveis, bem como as modificações necessárias.
Além disso, as empresas costumam fazer um projeto levando em conta as especificações e desejos dos proprietários. Ou seja, é possível ter uma reforma adaptada para o local e, ao mesmo tempo, imprimir personalidade na obra.
O projeto também tem um cronograma e uma estimativa de gastos. Assim, tem-se uma visão melhor do andamento da reforma, sendo possível cotar mão de obra e materiais, conforme os valores previstos no planejamento.
O ideal é estabelecer um valor máximo para obras e serviços, sempre considerando uma margem para eventuais compras não planejadas e necessidades de última hora.
Desse modo, ao perceber que os gastos estão muito próximos do limite, já ligue o alerta!
2 - Escolha profissionais qualificados para o serviço
Conhece o ditado: “o barato sai caro”? Pois é, um dos erros mais comuns é contratar profissionais somente pelo menor preço.
Não adianta escolher o mais barato, se o trabalho não for entregue por completo, ou ainda, o tempo para execução da obra seja muito maior do que o previsto.
Isso não quer dizer que todo profissional barato é ruim. Mas, que é essencial escolher a mão de obra com critério e atenção.
Uma maneira de fazer a escolha certa é optar por empreendimentos de renome, que trabalham com profissionais qualificados. Por exemplo, uma empresa de pintura predial fortemente recomendada e que cumpra as determinações do projeto.
Nessas horas, pedir recomendações para pessoas de confiança e consultar o portfólio das empresas faz toda a diferença.
3 - Prefira usar os mesmos materiais em toda obra
Uma coisa que costuma encarecer as reformas é a diversidade de materiais. Por exemplo, um galão de tinta branca de 10L irá custar menos do que dois baldes de tinta, em cores diferentes, cada um de 5L.
Por isso, o ideal é usar os mesmos materiais em toda a obra, ou pelo menos, em uma grande parte dela.
Os blocos pré fabricados de concreto, por exemplo, são uma ótima alternativa para quem deseja economizar com uma reforma estrutural.
Mais baratos e de qualidade, esses produtos são reconhecidos por inúmeras características, entre as quais:
-Facilidade de adaptação aos projetos;
-Alta resistência e durabilidade;
-Praticidade na instalação durante a obra;
-Excelente custo-benefício.
Aqui também vale a mesma recomendação dada para a escolha de mão de obra: tenha critérios na hora de optar pelos materiais da construção. Sempre verifique a procedência, a garantia e a qualidade dos produtos.
Lembre-se de comparar o preço de tudo e faça uma lista dos principais materiais usados na sua obra. Todas essas informações podem constar já na fase do projeto.
4 - Evite mudar a reforma de última hora
É claro que muitos imprevistos podem acontecer durante uma reforma, mas é justamente por isso que o primeiro passo é elaborar um projeto detalhado. Além disso, o planejamento evita que mudanças drásticas sejam feitas de última hora.
Por exemplo, o projeto já deve conter a especificação certa de onde instalar a treliça aço da construção, pois qualquer modificação pode acarretar em mais gastos com materiais e mão de obra.
Conclusão
Não precisa se desesperar na hora de reformar sua casa.
Com algumas atitudes simples, é possível economizar bastante com a obra e ter uma construção adaptada ao seu gosto, com qualidade e sem maiores investimentos em tempo e dinheiro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.