Sábado, 04 Mai 2024

As plataformas e-commerce estão cada vez mais conquistando a atenção dos consumidores modernos, por conta das facilidades que oferecem.

Trata-se de uma modalidade de compra e venda 100% on-line, muito mais rápida, simples e fácil, e que permite ao consumidor comprar o que quiser, a hora que quiser, sem sair de casa.

Só que essas lojas virtuais estão crescendo, então a concorrência também aumenta, o que traz à tona a necessidade de investir em estratégias, como o marketing de conteúdo, para se destacar no mercado.

Então, é sobre isso que vamos falar.

O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair mais clientes para um negócio, por meio de conteúdos relevantes e inteligentes, que podem assumir diferentes formatos, como:

-Texto;

-Vídeos;

-Podcast;

-Infográfico.

São materiais bem elaborados que têm a missão de aumentar o engajamento do público-alvo, bem como registrar aumento na rede de potenciais clientes.

Importância do marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é importante por diversas razões, mas para facilitar o entendimento, separamos as mais comuns. São elas:

Aumentar o tráfego do site

Vamos supor que uma loja virtual de caixilhos de alumínio comece a investir nessa estratégia.

A partir disso, ela consegue colocar o seu site na primeira página de resultados do Google. Então, isso vai aumentar o tráfego, que são as visitas no site.

Aumentar o engajamento com a marca

O engajamento é a busca pela construção de um relacionamento próximo e constante, sempre com uma audiência mais selecionada.

Isso acontece porque, ao produzir conteúdo de qualidade, as pessoas interagem mais, o que aumenta o seu engajamento.

Relação com o e-commerce

O Marketing de Conteúdo é bom para qualquer tipo de negócio, como uma fabricante de motor para porta de enrolar.

Mas quando falamos de e-commerce, o conteúdo é ainda mais importante para conquistar o consumidor.

Isso porque ele não pode tocar o produto ou vê-lo de perto. Também devemos considerar o fato de que, apesar do e-commerce registrar grande crescimento, ainda tem muita gente que tem medo de comprar pela internet.

Por isso, o marketing de conteúdo oferece para um e-commerce uma maneira de conquistar mais clientes e também a confiança deles.

Dicas de conteúdos

A seguir, vamos apresentar algumas dicas de marketing de conteúdo para lojas virtuais. Dentre as mais comuns temos:

Descrição dos produtos

Seja uma loja virtual de carpete em placas para escritório ou de roupas de bebê, é importante dar uma atenção especial à descrição dos produtos.

É necessário falar sobre todas as suas características, o que inclui peso, medida, cores, textura e qualquer outro ponto que seja importante.

Essa ação se resume em uma maneira inteligente de aplicar o SEO a uma plataforma e-commerce.

Blog

A criação de um blog é um dos principais requisitos para colher bons resultados com Marketing de Conteúdo. As lojas virtuais estão reconhecendo a importância dele para atingir seus objetivos.

Assim como a descrição de produtos, essa plataforma faz com que o Google considere o conteúdo relevante e traga mais acesso para ele.

Além disso, o blog traz mais credibilidade ao negócio, aumentando o sentimento de segurança por parte do consumidor na hora de comprar.

Outra boa dica é pedir fotos de clientes com os produtos. Por exemplo, uma loja de móveis pode pedir para seus clientes que compraram mesa saarinen oval enviarem fotos ao lado da mesa.

Vídeos

Os vídeos já são responsáveis por boa parte do tráfego de internet no Brasil, o que prova que esse formato de conteúdo vem crescendo cada vez mais.

Isso porque eles otimizam o tempo das pessoas, que não precisam ler os conteúdos, além de exigirem um esforço cognitivo menor do que a leitura.

Uma boa dica é produzir vídeos detalhando o funcionamento de produtos, como os serviços são executados, dicas de uso e outras ideias que aproximam a loja virtual de seus clientes.

Outros exemplos seriam as opiniões dos clientes sobre os produtos, utilizar estratégias de storytelling e até filmar os bastidores da plataforma, como a separação dos pedidos, processo de envio, etc.

Conclusão

O Marketing de Conteúdo é parte fundamental das estratégias de marketing de qualquer empresa, mas para o e-commerce ele tem um valor ainda maior.

Isso porque essas lojas dependem exclusivamente da internet para vender, então devem usar as melhores práticas para atrair clientes e se destacar no mercado.

Além disso, como os consumidores estão ávidos por informação de qualidade, nada melhor do que conteúdos relevantes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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