Muita gente não sabe, mas ter um espaço pequeno pode ser muito benéfico na hora de organizar e decorar.

Morar em um lugar com pouco espaço não quer dizer que não dá para aproveitar o ambiente. Na verdade, é possível adequar o local de modo que toda a área seja aproveitada. Inclusive, na parede, onde pode ser colocado quadros, plantas suspensas, prateleiras e outras diversas opções.

Pensar na decoração de casa pode ser uma ótima maneira de deixar tudo mais a sua cara. Então, se não sabe o que fazer com um cômodo pequeno, algumas dicas são válidas na hora de incrementá-lo.

Existem ótimos motivos para morar em um local pequeno

Se você está se mudando para uma casa menor ou tem apenas um ambiente pequeno e não sabe como aproveitá-lo, não lute contra isso. Ao contrário, aceite os desafios — e melhor ainda — os benefícios de ter um espaço menor.

Pois, há muito que pode ser aproveitado com isso. Por exemplo, ambientes pequenos são mais fáceis de limpar e manter organizados. Além disso, em um pequeno local você pode explorar a criatividade de maneira simples, sem precisar contratar um designer ou gastar muito dinheiro.

Nesses casos, o importante é considerar os espaços que não são explorados e os móveis úteis e próprios para locais pequenos. Assim, você garante o aproveitamento total do ambiente.

Explore as paredes

Paredes são o recurso inexplorado número um de uma casa. Claro, elas são ótimas para pendurar fotos, mas, em um espaço pequeno, devem ser usadas ​​para muito mais recursos.

Instale estantes que vão até o teto ou use prateleiras únicas, posicionando uma acima da outra. Você também pode aproveitar para instalar ganchos para pendurar sua bicicleta na parede.

Para dar um toque moderno ao local, tente colocar uma planta suspensa, pois não ocupa nenhum espaço e deixa-o ainda mais bonito. Outra dica é usar arandelas para iluminação em vez de luzes de mesa.

Dê mais de uma utilidade aos móveis

Optar por móveis que tenham mais de uma utilidade é sempre uma ideia válida, ainda mais para um espaço pequeno. Dessa forma, em vez de colocar uma mesa ao lado do seu sofá, considere usar uma bonita cadeira lateral. Assim, você tem outro assento disponível quando tiver convidados.

Opte por uma mesa pequena ou por uma bancada, dê preferência por opções que tenham mais de uma utilidade, na medida certa para o seu espaço. E, claro, considere mobília transformável, como sofás-cama.

Utilize o espaço acima da porta

O espaço entre a parte de cima da porta e o teto costuma ter o tamanho ideal para uma prateleira, na qual você pode guardar livros, cestas de armazenamento ou outros objetos. Se você está precisando de espaço, não se esqueça de olhar para cima!

Pendure ganchos nas portas

Instalar ganchos em todas as portas garante mais espaço para pendurar coisas que vão desde roupas a bijuterias, chapéus e echarpes. Na cozinha, os ganchos podem ser utilizados para pendurar talheres e panos de prato. Ou seja, é uma ótima maneira de economizar ao máximo o ambiente e, ainda, deixá-lo organizado.

Não acumule coisas

Um dos erros mais comuns entre as pessoas é ter a intenção de trocar um item e acabar ficando com dois, quando, na verdade, somente um já seria mais que suficiente. Então, em vez disso, concentre-se no desapego.

Doe tudo o que você realmente não precisa. Seja implacável com qualquer coisa que possa ser facilmente substituída. Caso esteja preocupado em se arrepender, considere ficar com o item por dois meses. Se continuar a não te fazer falta, talvez seja hora de doá-lo.

Quando estiver acostumado a viver com menos, poderá gostar de morar em uma casa pequena. Mas o trabalho não para por aí. É importante focar na organização e limpeza.

Em um espaço menor, é possível perceber toda bagunça e sempre notar que algo está fora do lugar. Porém, limpar uma casa pequena leva menos tempo e esforço que uma residência mais ampla. Então, não há desculpas.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas