Poucos programas são tão emocionantes quanto um reality show de moda. Afinal, quem não gosta de acompanhar o processo criativo, a correria para produzir as peças e o glamour de fotografá-las no conforto de casa?
Quando menos se espera, já existe uma torcida para determinado participante e assistir ao programa já faz parte da rotina. A gente entende! É tudo muito divertido e hipnotizante mesmo. Pensando nisso, separamos alguns realities que valem o seu tempo.
3 opções antigas, mas preciosas
Antes de falar sobre os últimos lançamentos, vamos relembrar alguns programas que marcaram a vida dos amantes de moda. Até hoje, eles fazem sucesso e nunca ficam ultrapassados.
Esquadrão da moda
Sucesso nos Estados Unidos, o programa What Not to Wear, de origem americana, conquistou fãs fiéis no mundo inteiro. Por isso, o reality ganhou uma versão brasileira. Com apresentação da modelo Isabella Fiorentino e do estilista Arlindo Grund, a missão da dupla é trazer um novo olhar para as pessoas sobre si mesmas.
Como você já deve imaginar, isso acontece por meio de uma transformação no armário do participante. Pessoas comuns podiam se inscrever e a dupla analisava as peças do guarda-roupa, escolhendo o que manter e o que descartar.
Depois, os apresentadores e o participante iam às compras. E, com certeza, esse é um dos momentos em que os espectadores mais se identificam, já que rola toda aquela dificuldade para encontrar as melhores peças. Nessa dinâmica, o participante aprende regras de estilo e ganha um novo visual.
America’s Next Top Model
Atire a primeira pedra quem nunca pensou em ser modelo — mesmo que tenha sido uma ideia bem passageira, ela é bastante comum. O reality show apresentado pela modelo Tyra Banks não fala sobre a descoberta de novos estilistas, mas está a procura do novo rosto que brilhará em campanhas mundo afora.
As provas consistem em gravação de vídeos, sessões fotográficas, passarela e atuação. As modelos moram em uma mansão ao longo da temporada, o que também é interessante, pois mostra a interação entre elas e o compartilhamento de inseguranças.
Ao final de cada episódio, elas são avaliadas e recebem dicas de Tyra. Um júri especializado escolhe quem será eliminada. A vencedora do programa ganha um contrato com a Ford e a IMG Models, protagonizando a capa de uma das maiores revistas de moda.
Project Runway
Não tem como falar sobre reality show de moda sem citar o aclamado Project Runway. Com apresentação da top alemã Heidi Klum e o consultor de moda americano Tim Gunn, o foco do programa é o design de moda.
Os aspirantes a estilistas precisam enfrentar provas de criação e, muitas vezes, o jogo de cintura é o maior talento para sobreviver à competição. Uma bancada de especialistas avalia as roupas produzidas no episódio e elimina um dos participantes. O sucesso do reality garantiu a gravação de 18 temporadas e muitas indicações a prêmios.
Lançamentos para se jogar sem medo
Depois de relembrar os realities de moda que mais fizeram sucesso, confira os programas mais recentes que estão conquistando o público. As plataformas de streaming não ficaram de fora desse conteúdo tão aclamado e apostaram em grandes produções.
Making the Cut
Making the Cut é basicamente uma evolução do Project Runway. Com a mesma dupla de apresentadores, Heidi Klum e Tim Gunn, o reality promove uma competição entre estilistas. Os jurados são cinco nomes de peso: Naomi Campbell, Nicole Richie, Joseph Altuzarra, Carine Roitfeld e Chiara Ferragni.
Produzido pela Amazon, o vencedor do programa ganhará nada menos que um milhão de dólares e uma loja exclusiva no aplicativo. Outra novidade que chamou atenção é que, ao final do episódio, a criação de cada um dos 12 participantes estará disponível para a venda no app.
Estilistas de diferentes partes do mundo participam do reality, o que deve agregar bastante no quesito criação, já que cada um deles possui diferentes backgrounds. Além disso, outro diferencial é que os designers têm o apoio de uma costureira, já que é assim que funciona “no mundo real”.
Next in Fashion
A produção da Netflix, Next in Fashion, está dando o que falar. Com apresentação de Alexa Chung e Tan France, o reality promove uma competição entre 18 estilistas. O prêmio é de 250 mil dólares e o vencedor poderá comercializar a sua coleção no site Net-a-Porter.
O time de competidores não é amador: uma estilista já trabalhou com Stella McCartney e um designer criou peças para Beyoncé e Ariana Grande. Deu para perceber o nível né? Os jurados desta edição são Elizabeth Stewart, Eva Chen e Elizabeth von der Goltz. Coloque já na sua lista e veja muitos looks incríveis!
Salvador Fashion Race
Vamos falar sobre produções nacionais? O reality Salvador Fashion Race foi lançado em 2019 e conta com a participação de cinco estilistas e cinco blogueiros. Enquanto os designers focam na criação, os influenciadores vão para a rua em busca de acessórios para complementar a produção.
A estilista baiana Juliana Herc tem o papel de mentora dos competidores. O prêmio em jogo é um estágio de um mês no ateliê da designer, em Lisboa, Portugal. Já o influenciador ganha uma viagem de sete dias para o país e participa de um projeto com a orientadora. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube.