Com a popularização de viagens aéreas, empresas de ônibus precisam criar serviços mais atraentes para fidelizar público
Há algum tempo que viagens de avião deixaram de ser privilégio das classes mais abastadas da sociedade brasileira.
Em busca de novos clientes e interessadas em fidelizar as pessoas que preferem o transporte terrestre, empresas de ônibus, como a Expresso Guanabara, passaram a investir mais em conforto durante suas viagens, oferecendo desde acesso à internet a programas de fidelidade.
Segundo o pesquisador em transporte da Universidade de Brasília (UnB), Artur Morais, “essa é uma tentativa de fidelizar os clientes e buscar aqueles que têm alguma restrição com o transporte aéreo. Antes, o diferencial era o preço, que não existe mais. Até que, enfim, os empresários abriram os olhos e perceberam que o consumidor está mais exigente”.
Conforto em viagens de ônibus
Viajar sobre rodas deixou de ser uma regra para pessoas com menos poder aquisitivo e tornou-se uma opção para todas as classes sociais.
Os novos recursos disponíveis para fabricação e manutenção de frotas possibilitaram o desenvolvimento de veículos mais leves e ágeis, com maior espaço interno, poltronas mais confortáveis, ar-condicionado e acesso à internet.
Longe de ser exclusividade de uma só empresa, esses atrativos vêm sendo implementados por diversas companhias de transporte terrestre de passageiros que buscam expandir seu leque de clientes.
As novas implementações, contudo, não se restringem somente aos ônibus.
Companhias de ônibus de viagens em todo o Brasil começam a trabalhar a ideia de que a viagem começa antes mesmo do embarque e, por isso, vêm investindo recursos também em salas de espera específicas dentro das rodoviárias.
Amplos, confortáveis e modernos, esses espaços são chamados de área VIP.
Áreas VIP
Terminais rodoviários costumam ser bem movimentados. Com caixas eletrônicos, lanchonetes e restaurantes, lojas para compras de souvenirs, casas de câmbio e trânsito de turistas, passageiros e funcionários que pode superar 100 mil pessoas por dia, rodoviárias podem não ser lugares exatamente relaxantes.
Por isso, além de investirem em melhorias de sua frota, empresas de ônibus também têm investido em espaços reservados dentro dos terminais, onde seus passageiros podem aguardar pelo embarque de maneira mais tranquila.
A novidade é especialmente bem recebida por pessoas que viajam com crianças, e também por idosos.
Check-in online também para ônibus
Algumas empresas de ônibus também já trabalham com o chamado bilhete eletrônico.
Com ele, o cliente pode comprar as passagens através da internet e imprimir o bilhete em sua própria casa. Assim, não é preciso ir até o guichê da empresa para emissão do bilhete.
Algumas viações já adotaram o bilhete 100% online. Nesses casos, a impressão não é necessária. Em São Paulo, o uso do bilhete eletrônico já é obrigação legal.
Wi-fi durante viagens
Através de um modem instalado nos ônibus, as empresas podem receber sinal de internet, que é repassado para seus clientes dentro dos veículos durante as viagens.
Para que possam usufruir do serviço, muitas empresas pedem que os passageiros façam um breve cadastro em seus sistemas. A partir de então, o sinal de internet fica disponível.
Esse sinal é partilhado com os demais passageiros que estejam no ônibus. Portanto, pode haver redução na velocidade da rede. Por se tratar de sinal por satélite, é possível que a função fique indisponível em determinadas regiões do país.
Programas de fidelidade
Outro passo que busca garantir constância de clientes nas viagens de ônibus são os chamados programas de fidelidade.
Muitos desses programas oferecem viagens gratuitas a passageiros que tenham atingido um número pré-definido de viagens compradas com a mesma companhia.