Especialista em comportamento humano acredita que movimento pode ser benéfico para as empresas
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o percentual de pessoas idosas no Brasil era de 7,32%. Nas projeções do Instituto, o índice deve chegar este ano a 9,52% e, em 2060, a 25,5%.
Os dados comprovam que a população brasileira está passando por um processo de envelhecimento crescente. Com uma nova realidade demográfica, o mercado de trabalho é atingido e, consequentemente muda. Se antes os profissionais se aposentavam entre os 50 e 60 anos, agora nem pensam nisso. Pelo contrário, todos têm muito fôlego e energia para se reinventar e se manter na ativa.
As empresas também passaram por uma transformação e muitas já compreendem que idade não significa incapacidade. Hoje, percebem que contar com a experiência dos mais velhos pode ser uma excelente maneira de aumentar produtividade e rentabilidade em alguns casos.
Segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas com carteira assinada aumentou de 484 mil em 2013 para 649 mil em 2017. Uma ampliação de 43% em quatro anos.
“Esse aumento nas contratações representa uma oportunidade de agregar valor ao negócio, e as companhias começaram a entender isso. Profissionais com uma faixa etária mais elevada têm um nível de comprometimento maior com o trabalho e, em geral, representam uma mão de obra qualificada, fruto de experiências passadas”, explica Sulivan França, especialista em comportamento humano e presidente da SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching.
Para França, outro ponto positivo dessa movimentação está na relação entre as gerações. Os idosos conseguem, em muitos casos, ajudar no processo de amadurecimento e de formação de jovens profissionais. “A mescla de vivências e conhecimento estimula a diversificação no ambiente corporativo e contribui para que a empresa aprimore os seus respectivos produtos e serviços. Além disso, pessoas maduras lidam com situações de conflito com mais serenidade e sabedoria e, com o tempo, acabam transmitindo esses ensinamentos aos mais jovens”, complementa o especialista.
França também destaca que a presença dos idosos no mercado deve se intensificar ainda mais, principalmente se a Reforma da Previdência for concretizada. “Já percebo uma valorização do profissional mais velho, mas é algo que ainda não está totalmente enraizado em nossa cultura empresarial.”
Para o especialista existem dois caminhos para otimizar esse processo: os profissionais de mais idade trabalharem o autoconhecimento e as empresas enxergarem a diversidade de ideias e a troca de experiências como algo fundamental para o crescimento sustentável.
Sobre a SLAC® Coaching
A SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e Coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações. Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em Coaching da América Latina, a SLAC® Coaching foi a primeira organização de Coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o ICPA® - Institute Of Coaching Professional Association, órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC® Coaching também possui certificação da ICI® - International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do Coaching na Europa.
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