Quinta, 25 Abril 2024

No inverno, tomar banho é algo que fica mais difícil para todo mundo, principalmente, por conta do frio. Para os cães não é diferente, já que eles também sofrem com as temperaturas mais baixas.

Um dos cuidados que se deve ter com seu pet é quanto à frequência de banho. Isso porque, ao contrário dos humanos, os cães precisam de uma limpeza um pouco menos assídua, principalmente no inverno. Esse cuidado deve ser ainda maior em regiões onde o frio é mais rigoroso.

Quer ver como dá pra deixar o melhor amigo do homem limpinho, mas sem que ele passe frio?

Higiene animal é diferente da humana

Ao contrário do ser humano, os cães não precisam de uma higiene tão frequente. Isso porque a presença de algumas bactérias existentes no pelo do animal é benéfica para a saúde deles. Essas bactérias contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico deles, protegendo o cachorro de doenças e infecções.

Quando o animal toma banho com muita frequência, essa barreira protetora é quebrada e ele fica mais propenso a ter, por exemplo, doenças de pele e até a cheirar mal mais rápido que o normal.

Por isso mesmo, recomenda-se que o espaçamento dos banhos seja de um mês. Nos dias mais quentes, esse período pode ser reduzido para 15 dias. Animais com pelos mais curtos podem esperar um pouco mais que os de pelos longos.

Banhos em casa

O banho no pet shop é uma ótima opção pra quem não quer ou não pode ter o trabalho de higienizar o próprio cão. Porém, essa ida tem um custo que, a depender da quantidade, do tamanho e do comprimento do pelo do animal, pode sair mais caro.

Por isso, o banho em casa torna-se uma boa opção. Inclusive, uma alternativa mais em conta, já que só exige um shampoo e doses extras de carinho e paciência. No caso dos banhos em períodos mais frios, é recomendável que ele seja mais breve e com a água mais morna.

Para secar mais rápido, use o secador de cabelo. Mas nunca direcione o ar quente diretamente no pelo do animal. Mantenha uma certa distância e verifique a temperatura com sua mão, para que ele não corra risco de se queimar.

Banho a seco

Esse tipo de banho não envolve água, o que não significa que não possa deixar o seu cãozinho limpo. É válido notar que é usado um shampoo de lavagem a seco, vendido no pet shop em formato de spray.

Basta aplicar o produto nos pelos do animal e esfregar um pouco para sua melhor absorção. Depois é só passar uma escova no cachorro para remover o resíduo do shampoo junto às impurezas do corpo do cachorro.

Banho de filhote

Outra opção para o tempo frio é o chamado banho de filhote. Esse tipo de banho é feito com uma mistura de ingredientes que prometem deixar o seu cachorro mais limpo e menos fedido.

Misture um litro de água morna com ½ litro de vinagre branco e ½ litro de álcool de cereais. Molhe um pano ou toalha com essa mistura e passe no animal, bem rente a raiz do pelo. Essa mistura deve ser usada assim que for preparada. Depois, seque bem os pelos e o seu cãozinho estará novinho em folha.

Outros cuidados durante o frio

Além do próprio banho que não deve ser muito demorado, é necessário lembrar outros cuidados básicos para a higienização dos cães durante o inverno.

Tosas devem ser evitadas durante o inverno

Evite tosar seu cão durante o inverno, já que o pelo, como isolante térmico, serve de proteção para esses períodos mais frios.

Para os cães, apenas shampoo específico

É sempre válido lembrar que não é recomendável usar xampus, condicionadores, sabonetes ou perfumes de gente nos pets, por isso, observe atentamente os produtos e só utilize os que o veterinário recomendar.

Horário ideal para o banho

Para dar banhos em seu pet durante o inverno, dê preferência aos horários mais quentes do dia, isto é, entre as 11h até às 15h. Não dê banhos em dias chuvosos ou extremamente frios, porque isso pode contribuir para o adoecimento do animal.

Preste atenção na secagem

Outro cuidado importante é a secagem. Assim que o bichinho sair da água, é indispensável envolvê-lo em uma toalha para retirar o excesso de água. Logo em seguida, como dissemos, utilize o secador, mas se atente para não ser em uma potência muito forte para não queimar a pele do seu pet.

Dicas anotadas?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome