Terça, 16 Abril 2024

Recentemente, a Microsoft anunciou que o suporte estentido do SQL Server 2008, sistema gerenciador de banco de dados relacional (SGBD), está chegando ao fim. A assistência da empresa encerra neste ano, mas, para quem usa o Windows Server 2008, o suporte vai até janeiro de 2020. Depois disso, não tem mais alternativa.

Entenda como o término do suporte vai impactar nos negócios, saiba como se preparar, além dos cuidados extras que as leis de proteção de dados exigem.

Preocupação das empresas

O prazo dado inicialmente pela Microsoft para o fim do suporte SQL Server 2008 era até dia 09 de julho de 2019, e o Windows Server 2008 teria sua assistência descontinuada no dia 14 de janeiro de 2020. A preocupação é que após essas datas, a falta de atualizações tende a gerar problemas de segurança, inclusive com o potencial de colocar os dados em risco, além de que será impossível obter mais recursos e funcionalidades.

O cenário compromete a produtividade organizacional e causa perigos ao cumprimento do compliance no que se refere ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). Apesar dessa lei ser europeia, é uma preocupação para empresas de todo o mundo. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados — sancionada em 2018 — também regulamenta como as informações pessoais devem ser gerenciadas pelas empresas. Por isso, o término do suporte a esses programas gera a necessidade de ter atenção às diretrizes e estabelecer uma política de governança de TI.

Soluções para quem quer continuar aproveitando os recursos

Existem duas opções, uma temporária e outra definitiva, para as empresas que utilizam o SQL Server 2008 e desejam continuar aproveitando os recursos desse programa, como a compactação de tabelas, backup do banco de dados do Analysis Services, controles do reporting services, entre outros.

Migração para a nuvem

Com o objetivo de manter a versão antiga, ou seja, a 2008, a solução seria migrar para o Azure, provedor de Cloud Computing da Microsoft, que dispõe de Banco de Dados SQL com alta compatibilidade. Desta forma, o suporte ampliado ainda vai durar por mais três anos. É uma solução temporária, mas é válida por esse período.

Mudança para a versão SQL Server 2017

Aqui o objetivo é migrar para uma versão nova do SQL Server. A mais recente é a 2017, com atualização do banco de dados é a alternativa mais confiável. Desta forma, o usuário estará seguro por mais tempo e contará com a versão mais recente do sistema. Além do desempenho melhorado, que é verificado em Windows e Linux, outra característica é sua escalabilidade.

O SQL Server 2017 também mantém o bom nível de segurança das outras versões do banco de dados. A proteção ocorre para os dados em repouso ou em movimento, a partir da aplicação de criptografia e diferentes camadas de proteção.

Por fim, as análises feitas em tempo real oferecem insights importantes, que contribuem para a tomada de decisões dos gestores e para o alcance de objetivos estratégicos. O acesso e a publicação dos relatórios são feitos em qualquer dispositivo, a depender da necessidade do usuário.

Defina uma estratégia de prevensão para gastos desnecessários em TI

Ter uma estratégia que previna gastos desnecessários com tecnologia e análise da segurança da informação, auxilia a identificar a alternativa mais adequada conforme o fluxo de trabalho e as demandas corporativas.

No momento da atualização é importante fazer uma avaliação que tenha como foco o trabalho atual, a arquitetura usada e as demandas do negócio para o banco de dados. Desta forma, é possível emitir um relatório que faz recomendações da plataforma e controles de gastos futuros.

Para que os investimentos em TI sejam rentáveis, são avaliados diferentes critérios:

aquisição de software;perspectivas tecnológica e de governança e conformidade.

Dessa forma, o resultado será uma chance maior de sucesso para o negócio, se destacando de forma competitiva perante a concorrência.

Com o apoio de uma empresa especializada na metodologia de gestão de portfólio, além de verificar a situação do SQL Server 2008, é possível fazer uma avaliação das suas demandas atuais e encontrar a melhor solução para os negócios. Estar preparado para o fim do SQL Server 2008 é necessário, e quanto mais rápido os executivos de TI o fizeram, mais as empresas estarão prontas e adequadas às mudanças inevitáveis trazidas pela ação.

Sobre o autor: Thiago Santanna é Solution Sales Leader na SoftwareONE Brasil e trabalha na empresa desde 2016. Atua como gestor do time de vendas Brasil de soluções para projetos de tecnologia, arquitetura e serviços gerenciados, com ênfase em Cloud, promovendo assim a transformação digital de seus clientes. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, Thiago está cursando MBA em Gestão Comercial na FGV.

Sobre a SoftwareONE

Presente em 88 países, com mais de 5.500 colaboradores no mundo, a SoftwareONE possui sede global em Stans, na Suíça. Com faturamento superior a 8.5 bilhões de dólares em 2017, a empresa representa mais de 10.000 fabricantes e tem mais de 35 mil clientes espalhados pelo mundo, incluindo multinacionais, pequenas e médias empresas, instituições governamentais, acadêmicas e ONGs. A SoftwareONE é referência em Gestão de Portfólio de Software (SPM), Licenciamento de Software, SaaS (Software as a Service), Gestão de Ativos de Software (SAM) e Cloud Computing.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome