Praticar atividade física, por mais básica que seja, é essencial, sendo, inclusive, uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, na sociedade atual, as academias são verdadeiros templos de culto ao corpo.
Entretanto, tem muita gente que não tem tempo, nem dinheiro e muito menos disposição para malhar em um lugar assim. Pensando nisso, reunimos aqui dicas de como treinar em casa e ter um rendimento excelente!
É fácil ficar deslumbrado com toda a aparelhagem típica de academia e até acreditar que é impossível realizar os mesmos exercícios sem ter tudo aquilo à disposição. Estamos aqui para te dizer que: é possível sim trabalhar os mesmos músculos e partes do corpo sem precisar frequentar a academia.
Quer saber como? Leia esse artigo! Hoje vamos falar sobre alternativas para malhar fora das academias.
A importância da atividade física
Apesar de ser tão presente no nosso dia a dia, ainda é comum encontrar pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, nem mesmo uma simples caminhada.
Atualmente, o número de pessoas sedentárias, somente no Brasil, representa quase metade da população. Nosso país lidera o ranking preocupante de país mais sedentário da América Latina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de atividade física faz bem, não só para o corpo, como também para a mente. Os benefícios não estão limitados ao peso somente, muito se engana quem ainda acredita nisso. Entre as vantagens, podemos citar a redução:
do risco de hipertensão;
da ocorrência de doenças cardíacas;
de acidente vascular cerebral (AVC)
de diabetes;
de câncer de mama e de cólon,
de depressão e
de quedas em geral.
Além disso, a prática regular de exercícios auxilia no fortalecimento de ossos e músculos, reduz a ansiedade e estresse, melhora a disposição e estimula o convívio social. Ufa! Bastante coisa, não é?
Por conta de tantas vantagens para o nosso organismo, a OMS recomenda que sejam praticados, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, e mais 75 minutos de atividade de maior intensidade. Somando tudo, dá 30 minutos de exercícios físicos realizados todos os dias.
Apesar de parecer tranquilo, com a rotina da vida moderna muitas pessoas não conseguem cumprir essa recomendação. A maior razão é a falta de tempo. Considerando que ir a uma academia demanda mais horas disponíveis e dinheiro, por que não se exercitar fora dela?
Dicas para fugir da academia e se manter em forma
Como sabemos, o maior obstáculo para o brasileiro moderno é a falta de tempo. Por isso, selecionamos algumas atividades físicas que podem ser feitas fora da academia para se manter saudável.
Exercícios durante os afazeres domésticos
Escovar os dentes ou pentear os cabelos podem se tornar momentos ótimos para você praticar agachamentos, por exemplo. Parece estranho, mas realizar esse tipo de atividade auxilia o seu corpo a "acordar" e entender que o dia está começando e está na hora de se aquecer.
Caminhe, caminhe, caminhe
Você pode até achar clichê, mas funciona. Com tempo sobrando ou não, caminhar é altamente recomendado para manter a saúde lá em cima. Meia hora por dia já é suficiente para evitar diversas doenças e aumentar sua disposição para praticar tarefas comuns.
Que tal trocar o carro pelos pés e ir caminhando para o trabalho? Se não morar próximo, a ideia que fica é descer uma ou duas estações de ônibus ou metrô antes de chegar na sua casa e percorrer o resto do trajeto a pé.
Troque o elevador pela escada
Estamos muito acostumados com as facilidades do dia a dia, entretanto, faz uma enorme diferença usar escadas rolantes e elevadores ao invés da escada comum. Parece simples, mas quantos lances você consegue subir sem perder o fôlego? Apenas cinco minutos subindo escadas já queima várias calorias.
Volta a pular corda!
Retorne aos seus tempos de criança e compre uma corda. Assim como trocar o elevador pelas escadas, pular corda não é tão fácil como parece. Esse tipo de exercício ajuda – e muito – a emagrecer, além de melhorar a coordenação. Acredite: um bom desempenho é conseguir pular 2 minutos sem parar.
No começo, parece bem difícil e que você não vai conseguir, mas mantenha o foco. Esse é um exercício diferente dos quais nosso corpo está acostumado e é natural que leve um tempo para se adaptar.
Essa dica também é válida para todas as outras atividades físicas que sugerimos aqui. São inúmeras as possibilidades de se exercitar fora da academia. Usando a criatividade e sendo cuidadoso, é perfeitamente possível se manter em forma sem ter que recorrer aos aparelhos da academia!