Em abril, o preço dos combustíveis voltou a subir nos postos do Centro-Oeste, revela o levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Com destaque para o etanol, o estudo mostra que, mesmo com alta de 1,6%, o combustível apresentou o menor valor médio registrado em todo o País, vendido a R$ 3,142. Já a variação de preços entre os Estados chega a 30%. A gasolina e o diesel também ficaram mais caros: 2,6% e 0,6%, respectivamente.
“Percebemos que a variação de preços do etanol entre os Estados do Centro-Oeste é significativa, principalmente, quando comparamos o menor preço médio identificado no Mato Grosso, de R$ 2,79 – com o maior – registrado em Mato Grosso do Sul, onde o litro custou em média a R$ 3,629. Ainda assim, os motoristas pagaram pelo menor valor médio do litro do combustível de todo o Brasil, valor 20% menor que o dos postos da Região Norte, onde o litro foi vendido a R$ 3,892”, comenta o Diretor-Geral de Frotas e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau (Jurb).
O IPTL também aponta o desempenho dos valores por Estado. No Mato Grosso do Sul, a gasolina foi vendida a R$ 4,459, valor 4% menor que o dos postos do Mato Grosso, onde o combustível foi vendido a R$ 4,65. Por lá, também foram registrados os maiores valores para o diesel comum e S-10, comercializados a R$ 3,951 e R$ 4,069, respectivamente.
No Distrito Federal, o litro da gasolina teve reajuste de 4%, comercializado a R$ 4,48. Já Goiás lidera o ranking do diesel comum e S-10 mais baratos de todo o Centro-Oeste, com o litro vendido a R$ 3,649 e R$ 3,778, respectivamente.
No contexto nacional, abril foi mais um período de aumento nos preços dos combustíveis, com exceção do gás veicular natural (GNV). A gasolina, com o litro vendido em média a R$ 4,587, e o etanol, a R$ 3,633, apresentaram alta de 3,2% e 2%, respectivamente. Com o diesel e o diesel S-10, não foi diferente: aumento médio de 1%, nos postos de todo o País. Na contramão do reajuste, o GNV recuou 0,36%, comercializado a R$ 3,295.
O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que traz grande índice de acerto, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras a fim de simplificar os processos diários.