Quinta, 28 Março 2024

Ultimamente, um novo termo têm sido uma das preocupações de diversos empresários. Aparentemente, é fácil tentar entender o que é a busca orgânica, mas aparecer entre as primeiras opções no Google não é tão simples assim. Por esse motivo, muitas empresas optaram pela estratégia de SEO Search Engine Optimization.

O SEO é um longo trabalho, que permite que sites tenham um bom rankeamento, comparados ao Search Engine Marketing (SEM), os links patrocinados que aparecem nas primeiras posições do Google. Por isso, elaboramos este artigo, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a busca orgânicas e garantir mais lucros para o seu negócio.

O que é busca orgânica?

A busca orgânica é a pesquisa que diversas pessoas, no mundo todo, fazem diariamente. Os resultados são exibidos segundo os algoritmos do buscador e de acordo com as avaliações do Google. Mas, ser uma dessas opções não é fácil, afinal, há uma variedade imensa de sites com os mesmos termos de busca e a procura pela primeira página é sempre grande.

Na maioria dos casos, as empresas optam por aparecer nos resultados de busca orgânica, em ocasiões não comercial. Como? O SEO otimiza sites e páginas, fazendo um site ganhar as primeiras posições. Dessa forma, a taxa de conversão é positiva e promove mais vendas, mais cliques e mais lides.

Vantagens de aparecer na busca orgânica

Estudos informam que mais de 70% das pessoas preferem clicar em sites comuns do que nos links patrocinados que aparecem no Google. Da mesma forma que, é comprovado que na maioria dos casos, boa parte dos compradores pesquisam várias opções antes de comprar, além do que, nem sempre, possuem a real intenção de comprar.

Além disso, o Google Snippet também tem ganhado muito destaque ultimamente. Nesta categoria, resultados são exibidos em box — sejam em parágrafos únicos, listas, vídeos e imagens. Esse novo fator tem feito vários empreendedores a contratar agências especializadas em otimização de sites e em SEO para alavancar suas vendas e lucros.

Para evitar gastos e manter as contas no azul, muitas empresários têm investido cada vez mais em SEO, já que os custos de contratação de uma agência são inferiores ao do patrocínio de campanhas. Mas vale lembrar: o trabalho de SEO é feito a longo prazo e é necessário um certo tempo para ver seus indicadores subirem.

Como aparecer nos resultados de busca orgânica

Investir em SEO é uma das principais formas de aparecer entre as primeiras posições do Google. Confira, a seguir, algumas estratégias.

Produção de conteúdo

Produzindo conteúdos de qualidade e de forma estratégica, a chance de ser exibido na busca orgânica fica muito mais fácil. No entanto, é necessário ter um setor específico para analisar os volumes das palavras-chave, da mesma forma que profissionais qualificados para utilizá-las da forma e na densidade adequada.

Além disso, algumas técnicas são utilizadas na produção de conteúdo para garantir um bom rankeamento. O uso de heading tags também é essencial para promover o bom posicionamento, assim como a criação de personas e o posicionamento das palavras-chave na hora de escrever um texto.

Otimização do site

O Google também analisa outros pontos antes de exibir um site entre os primeiros. Saber algumas técnicas de acordo com o algoritmo do buscador e pontos que favorecem a navegação de páginas também são fatores de avaliação para o Pageranking e o Page Authority.

Seria fácil, se o maior buscador do mundo — o Google — não tivesse atualizações com tamanha frequência. Hoje, sabemos que desing responsivos — que são adaptáveis aos dispositivos móveis — as nomenclaturas das páginas, o tempo de permanência e a velocidade de carregamento também são fatores que auxiliam na busca orgânica, porém, nunca se sabe quando teremos uma nova atualização.

Link Building

Além do estratégias feitas dentro do site — conhecidas como on-page — o que é feito fora dele também auxilia na busca orgânica. A essas estratégias damos o nome de off-page e uma delas é conhecida como Link Building.

Os links que são colocados em outras páginas e domínios também interferem na autoridade do seu site. Só um bom trabalho de Link Building pode cuidar disso. Com esses três pilares, ficará muito mais fácil aparecer entre os primeiros.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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