Sexta, 29 Março 2024

Uma das principais preocupações de quem irá realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio é mandar bem na hora de redação e, por isso, muitos estudantes sempre estão a procura do melhor cursinho para ENEM a fim de melhorar suas técnicas de escrita.

Pensando nisso, elaboramos uma guia com algumas técnicas básicas para construir um texto argumentativo — como sempre é cobrado na prova — e concluí-lo da melhor forma. Mas antes, vamos revisar qual a estrutura ideal para a construção da redação.

Como escrever uma redação?

A redação do ENEM deve ser um texto argumentativo-dissertativo, que contenha os argumentos necessários para a defesa de uma tese. Para isso, é necessário criar uma boa introdução, que leve o leitor a ter entendimento sobre o tema, um bom desenvolvimento sobre o assunto e uma conclusão adequada.

Existem diversas formas de se começar a sua redação. Por isso, separamos algumas técnicas para criar uma boa introdução e, em seguida, discorrer sobre o que será defendido.

Como criar uma boa introdução

O início do texto pode ser feito de diversas formas. Algumas delas são:

Trajetória histórica

Esse tipo de início envolve dados históricos que contextualizam o tema. Caso o fato a ser explicado tenha algum exemplo de referência no passado, essa é uma das melhores formas de apresentar ao leitor a tese. Por exemplo:

“A mulher no século passado era vista apenas como um objeto ou como o sexo frágil”.

No entanto, dependendo do assunto da sua redação, pode ser necessário explicar sobre épocas diferentes e, nesse caso, não é bom misturá-los em uma só frase.

Comparação

Outra alternativa para introduzir o texto é fazendo alguma comparação — social, geográfica ou histórica — já que apresentar uma analogia entre dois elementos, em alguns casos, torna a ideia mais clara na mente de quem irá ler o texto. Como:

“Se antes, o número de jovens que morava com os pais até os 25 anos era muito grande, atualmente, o cenário é outro”.

Nesse caso, a introdução deve ser curta e apresentar fundamentos concretos para construção da apresentação do tema.

Contradição

Caso o tema a ser defendido seja polêmico, utilizar essa técnica é um boa alternativa. Ao contradizer um tema, já é possível apresentar a visão do assunto de forma clara, deixando espaço para um bom desenvolvimento da redação.

“Apesar de afirmarem que o economia nacional está se movimentando, o cenário atual não é otimista.”

Interrogação

Questionar o leitor sobre o assunto também é uma técnica muito utilizada para a construção de uma redação. Mas, logo em seguida, é necessário respondê-la com alguns pontos da sua defesa. As interrogações podem ser feitas de uma só vez ou em série.

“É possível acreditar que não existe racismo no Brasil? Então, como explica-se o número de negros que são abordados pela Polícia mesmo sem estarem em atitude suspeita?”

Conceito

Aqui, você conceitua algumas palavras-chave do assunto que será abordado, dando espaço para a apresentação de outros dados.

“Sororidade é o nome que se dá a aliança entre mulheres, baseada na empatia, no companheirismo, em busca de um objetivo em comum”.

Desenvolvimento

Após uma boa introdução, o desenvolvimento de idéias deve ser feito. Para isso, é necessário que você tenha pleno conhecimento do assunto, utilize os elementos de coesão adequados para a construção do sentido do texto e saber as normas corretas de gramática e ortografia da Língua Portuguesa.

Saber expor suas idéias de forma clara, nem sempre é fácil. Por esse motivo, é fundamental que na hora da escrita, o candidato esteja calmo e extremamente concentrado.

Após a argumentação, também é necessário criar uma boa conclusão para o seu texto. Mas, fique tranquilo, pois também há técnica para terminar a redação de forma coesa e coerente.

Como escrever uma boa conclusão

Uma boa conclusão é sempre feita de forma direta e objetiva, construída em apenas um parágrafo. Algumas maneira de se começar são:

Oração coordenada conclusiva

Deste modo, você indica já no princípio qual é o ponto de vista do texto, deixando claro com elementos argumentativos.

“Portanto, é fundamental que os alunos tenham aulas de educação financeira, sociologia e filosofia durante todo o ensino médio, já que tais assuntos serão necessários para toda a vida”.

Retomada da tese

Neste contexto, o ponto principal da tese é retomado, seguido de argumentos e exemplos que explicam todo o desenvolvimento do texto.

“O Feminismo é fundamental para a sociedade, já que no Brasil o número de mulheres violentadas por hora é aterrorizante”.

Com essas técnicas, será muito mais fácil tirar suas ideias do papel e conseguir mandar bem neste dia tão importante!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome