Existem diversas raças de cães, cada um com suas peculiaridades. E por terem como uma de suas principais características serem animais protetores, acabam sendo preferidos a função de cão de guarda.

Entre eles, podemos citar os cachorros da raça Doberman, rottweiler, pastor alemão, entre outras. Nesse artigo, vamos listar as principais raças de cães de guarda do mundo, então vamos lá!

O que as melhores raças de cães de guarda têm em comum?

Os cães de guarda são animais com características naturais de proteção. Um bom cão de guarda é aquele que protege o seu dono em diferentes situações, afastando intrusos que simulem algum tipo de ataque ou detendo objetos que sejam atirados em seu dono.

No treinamento, os cães de guarda se destacam por serem super atentos, estando sempre ligados a qualquer ameaça. Durante sua preparação, eles são ensinados a distinguir a hora de proteção o seu dono e a hora de relaxar.

Ao contrário do que muitos pensam, os cães de guarda não são bichos extremamente agressivos, com um bom treinamento, eles conseguem ser efetivos na proteção de seu dono e dóceis nos demais momentos. Lembre-se que o caracteriza um cão de guarda é a atenção e a proteção e não a agressividade do animal.

Confira a lista com as melhores raças de cães de guarda:

Doberman

Os cães da raça Doberman são originários da Alemanha e se caracterizam pela inteligência. São fáceis de serem treinados e são conhecidos por serem animais fiéis aos seus donos. Mesmo sem treinamento, essa raça tem como característica natural a defesa do dono e do seu lar, protegendo-o de intrusos pelo seu instinto.

Treinar um doberman é necessário, já que ele é um cachorro que por natureza defende o seu território. Então, passar este animal por um treinamento é essencial para que ele proteja bem o seu dono.

Rottweiler

Com origem na Roma antiga, a raça rottweiler passou a ser usada para trabalhos policiais e como cães de guarda no século passado. Apesar de ser conhecido como um cão muito agressivo, o rottweiler pode ser bem dócil, caso passe por treinamento e viva num ambiente tranquilo.

Esta raça se destaca pelo alto nível de obediência e de agressividade, dependendo da necessidade de ataque, por isso eles passaram a ser bastante usados em operações policiais. Mas, os cães da raça rottweiler também são ótimas protetores de casas e conseguem lidar bem com todos os integrantes da família e amigos.

Pastor Alemão

O pastor alemão é uma raça própria para a função de cão de guarda. Suas principais características são o instinto natural de proteção, a coragem e a perspicácia. Este animal, ao passar por treinamento, tem o perfil ideal para cão de guarda e até mesmo para cão guia.

Esta raça possui os dois principais fatores para um cão de guarda: atenção e sentido de defesa. Bastante corajosos, eles não titubeiam ao agir a qualquer sinal de ameaça. Seu latido alto e forte e seu bom nível de agressividade são grandes aliados na hora de afugentar intrusos.

Por ser um cão grande e forte, o pastor alemão também é bastante usado em operações policiais. Eles se adaptam bem a qualquer ambiente e com o treinamento correto sabem identificar os momentos de perigo.

Boxer

Também originária da Alemanha, a raça boxer é bastante conhecida por seus serviços como cães de guarda. Por serem cachorros bem grandes e com bom nível de agressividade nos ataques, os cães da raça Boxer são bastante usados, inclusive, em operações policiais da polícia alemã.

Com um bom treinamento, o boxer pode identificar situações de perigo e agir sem titubear, mas também pode ser servir como uma excelente companhia para o seu dono.

Uma das principais características do boxer é ter uma audição excelente. Isto ajuda o animal a identificar esconderijos e a escutar com antecedência a entrada de possíveis invasores em um terreno.

O animal pode ser treinado para se ambientar ao convívio familiar e se dar bem com estranhos que não ofereçam perigo ao seu dono. O boxer é cão que se adapta facilmente ao convívio com crianças e pode socializar com qualquer pessoa.

Porém seu dono, deve prestar treinar o animal para o contato com outros animais, já que geralmente o boxer estranha outros bichos.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas