A Datamar, consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo, lançará em março o ECSA Container Terminals Report 2019 (Relatório de Terminais de Contêineres ECSA 2019), com informações atualizadas sobre 22 terminais no Brasil, 8 na Argentina e 2 no Uruguai.
Produzido em parceria com experientes consultores internacionais e economistas marítimos, o relatório, que terá versão impressa e eletrônica, faz uma análise detalhada dos terminais de contêineres na Costa Leste da América do Sul, traçando a previsão de demanda e capacidade por região para os próximos dois anos, o planejamento das autoridades portuárias para concessões de terminais, as novas configurações dos serviços dos armadores, as restrições portuárias frente ao aumento do tamanho dos navios, a visão dos terminais sobre a economia e o ambiente de negócios, infraestrutura e equipamentos.
“Trata-se de um relatório independente, que envolve profissionais com vasta experiência em consultoria marítima, para garantir uma avaliação rigorosa de todos os terminais de contêineres no Brasil, Argentina e Uruguai. O ECSA Container Terminals Report 2019 levantou dados em profundidade, por meio de entrevistas com as autoridades de cada um dos terminais”, explica Andrew Lorimer, diretor da Datamar e responsável pelo relatório, que tem como público-alvo os portos e terminais, armadores, agências marítimas, agentes de cargas, importadores e exportadores, bancos e investidores, consultorias de gestão, autoridades governamentais, fundos de private equity e Universidades.
Detalhes do relatório
- Previsão de demanda e capacidade por região nos próximos dois anos
Avalia o histórico dos últimos anos, as previsões de taxa de crescimento regional do PIB, os fatores políticos e econômicos, bem como as restrições dos comércios para as grandes indústrias regionais.
- Planejamento das autoridades portuárias para concessão de terminais
O efeito sobre os terminais dos planejamentos realizados por parte das autoridades portuárias. Os possíveis desfechos das situações enfrentadas pelos terminais e o efeito sobre seus planos de investimento e expansão.
- Novas configurações de serviços dos armadores em cada terminal:
Atualizações, alinhamento frente às alianças globais, performance dos serviços e possíveis restriçõs de mercado por agências concorrentes.
- Possíveis restrições portuárias frente ao aumento do tamanho dos navios:
Como a chegada de navios maiores à Costa Leste da América do Sul pode impactar os terminais. As características portuárias que podem fazer a diferença neste cenário.
- Dados confiáveis e atualizados de movimentação, infraestrutura e equipamentos:
Dados recebidos diretamente dos armadores e terminais. Traz análises de demanda, capacidade, movimentação de longo curso, cabotagem, cheios, vazios, transbordos, mercadorias, acessibilidade naval, infraestrutura, equipamentos, serviços e rotas.
Planejamento do Relatório:
- Nota do editor
- Economia, Comércio e Regulamentação
- Economia
- Comércio
- Regulamentos
- Análise e previsão de contêineres:
- Análise e Movimentação
- Previsão
- Previsão de terminais:
- Visão Global
- Autoridade Portuária e Modelo de Negócios
- Terminais e Competitividade na sua região
- Folha informativa
- Tráfego de contêineres
- Composição de Tráfego
- Commodities
- Shippers
- Consignatários
- Serviços dos armadores
- Armadores
- Análise da navegação
- Visão geral
- Regiões
- Previsão
- Conclusões