Terça, 19 Março 2024

Independência financeira é um sonhos para grande parte das pessoas; afinal, tudo que se deseja tem ligação, direta ou indireta, com dinheiro. Por menor sejam este objetivos de vida, eles precisam de apoio financeiro em algum momento. Por isso, fazer um planejamento é o ponto-chave para a realização deles.

 

Dito isso, o mais lógico seria que todos estivessem com seus planejamentos pessoais organizados, não é? Mas a realidade é que apenas 2% da população consegue manter uma planilha de gastos atualizada. Os motivos variam bastante: falta de tempo, esquecimento, entre outros, mas trata-se de falta de costume mesmo,

 

Isso porque o plano financeiro pessoal é um processo trabalhoso, que requer muita disciplina. Não é nada fácil criar a rotina de atualizar uma planilha, principalmente quando a maior parte das pessoas têm receio e até aversão à educação financeira, acreditando tratar-se de algo distante da realidade, destinado apenas a economistas e empresários.

 

Felizmente existem métodos alternativos, apoiados na tecnologia, que são mais acessíveis às pessoas. Para fugir totalmente do papel e lápis, ou da planilha no computador, foram criados apps de planejamento financeiro, com funcionalidades que facilitam esse processo e, por serem baixados no celular, permitem que se sejam acessados em qualquer hora e lugar, criando um costume no dia a dia.

Como escolher o melhor aplicativo para controle financeiro?

Existem, nas lojas de aplicativos, diversas opções para baixar. Cada um, no entanto, tem funcionalidades específicas, interfaces diferentes e, por isso, podem deixar qualquer um confuso. O mais importante é pesquisar a respeito e não ter medo de trocar, caso fique insatisfeito com algum. Dentro das lojas, também existem recursos que permitem ter uma maior noção de qual é o mais adequado.

 

Assim, vale a pena ler a descrição, ver os vídeos e os screenshots que são disponibilizados, pois, com isso, já se tem ideia de como funciona o aplicativo. O mais importante, entretanto, é conferir os reviews e ratings, ou seja, comentários e notas de avaliação que os usuários deixam; afinal, nada melhor do que ler a opinião de quem já experimentou esses apps.

 

A regra de ouro é que não existe um que agrade a absolutamente todo mundo, visto que cada pessoa tem as suas necessidades particulares e formas diferentes de adaptação. Ainda assim, tem alguns que fazem sim mais sucesso que outros, por serem mais simples ou mais completos, quer ver?

1- Guiabolso

Com mais de cinco milhões de usuários, o Guiabolso prova ser um dos queridinhos do controle financeiro pessoal. O segredo do sucesso está na unificação de todas as contas bancárias e cartões de crédito e, claro, na personificação do relacionamento com as pessoas. Isso permite que, em vez de anotar os gastos, eles sejam contabilizados de forma automática.

 

Existe também uma classificação desses dispêndios, como mercado, saúde, educação e lazer, o que facilita a visualização de onde é possível economizar mais. Para os endividados, ele ainda oferece uma plataforma de crédito on-line, tudo gratuitamente.

2- Mobilis

A interface deste aplicativo é o que conquista mais e mais downloads. Os gastos são organizados por categorias, como despesas básicas e saúde, mas tudo é pensado para que seus sonhos sejam atingidos. Por isso, ele também conta com  gráficos dinâmicos, interativos e um espaço para especificar metas.

 

Além disso, possui integração com o cartão de crédito para se ter mais controle de gastos. O único ponto que pode ser negativo é que se trata de um aplicativo pago, R$8,00 ao mês, mas traz todas as funcionalidades necessárias.

3- Minhas Economias

A versatilidade do Minhas Economias, por ser um aplicativo web ou um mobile app, é o que mais chama atenção, pois é possível utilizá-lo em diversos lugares. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma e anotar as despesas, que podem ser manualmente categorizadas ou classificadas por meio de um gerenciador de sonhos.

 

Assim como o Mobilis, também conta com gráficos dinâmicos e relatórios de gastos para facilitar a visualização da saúde financeira. O ponto que é necessário desenvolver é que os registros são armazenados por até um ano, mas, fora isso, é um dos apps queridinhos, por ser bastante completo.

 

De todo modo, escolhendo um desses - ou mesmo outros aplicativos -, o mais importante é sempre ter noção completa dos gastos e ganhos para, assim, compreender onde e como é possível economizar. Com isso, fica bem mais fácil conquistar a independência financeira. Opção não vai faltar, não é mesmo?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome