Sexta, 26 Abril 2024

O planejamento financeiro é uma das bases para o controle de gastos da família e, portanto, a chave não apenas para livrar-se de dívidas, mas também para não mais ficar no vermelho. Por meio dele, é possível organizar custos, eliminar gastos desnecessários e até tirar algum sonho do papel.

 

Na prática, trata-se de construir um futuro melhor para todos. Tudo isso com educação financeira! Claro, essa não é uma tarefa simples, mas é bastante compensadora a curto e longo prazos. Isso porque não é possível fazer um plano financeiro familiar sem poupar e investir, o que exige esforço e certos sacrifícios.

 

Hoje, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas, e sair dessa situação torna-se cada vez mais imperativo. Por isso, este é o caminho para as famílias que passam por momentos financeiramente complicados - e também para aquelas que estão tranquilas, mas ainda necessitam organizar-se.

 

Antes de tudo, é essencial ter em mente dois pontos: o primeiro deles é manter uma comunicação transparente com todos os membros da família. Com isso, todos criarão consciência dos gastos e estarão mais atentos ao plano; o segundo vem ao encontro do anterior, pois com a percepção criada, é preciso desenvolver um trabalho em equipe para garantir a execução do planejamento.

Como fazer um bom planejamento familiar?

Como todo bom plano, a organização financeira deve seguir alguns passos básicos. É preciso, primeiramente, detalhar todos os ganhos da casa; afinal, fazem parte de uma renda única. Lembre-se de que, nesse momento, é essencial que essa renda seja maior do que os gastos necessários — isto é, contas, mensalidades, alimentação, entre outros.

 

Caso a conta feche negativa, as medidas cabíveis são duas: encontrar renda extra e cortar gastos. Ambas exigem sacrifícios, mas o ideal é que sejam feitas aos poucos, de modo a não causarem quaisquer outros problemas. Se a conta for positiva, ainda assim é essencial eliminar gastos supérfluos para avançar para a próxima etapa.

 

Assim que os gastos, custos e renda estiverem detalhados, é necessário então negociar as dívidas e saná-las por completo. Para o planejamento financeiro avançar, é fundamental começar do zero. Não tenha medo de fazer negociações, de procurar os credores e tentar pagar, pois é bastante provável que se consiga excelentes condições para quitar os débitos.

 

Apenas desse modo, é possível começar a guardar dinheiro para aumentar o patrimônio. A partir desse momento, no entanto, não basta deixá-lo na poupança, com rendimento quase nulo, é fundamental encontrar investimentos que tenham a ver com o perfil familiar a fim de se criar uma reserva de emergência.

 

Esse fundo é essencial para imprevistos, como contas médicas, manutenção da casa, gastos mecânicos, etc. Existem aplicações apropriadas para isso, como o Tesouro Direto ou CDB de liquidez diária; assim, em caso de necessidade, é possível resgatar esse dinheiro mais rapidamente.

 

Com as contas em dia, comece a pensar no futuro: organize algo que a família tem vontade de fazer, uma viagem, a reforma de casa… aqui, é importante definir prazos, fazer um orçamento detalhado e entender as necessidades e limitações. Quanto à família pode poupar mensalmente para atingir seu objetivo?

 

Depois de definidos esses pontos, é hora de colocar a mão na massa e passar a investir. Para os menos experientes, existem títulos menos complexos com boa rentabilidade que podem compor tranquilamente a carteira de ativos, como é o caso da renda fixa. São aplicações com retorno calculável, ou seja, já se sabe o quanto irá render no momento da compra.

 

Títulos assim são ótimos não apenas para reserva de emergência, mas também para objetivos de curto prazo, como uma viagem. Caso a família esteja começando e os pais pensam em economizar para a futura faculdade do filho, algo a longo prazo, é possível correr mais riscos, com fundos multimercado ou algumas ações na carteira.

 

O mais importante, a esse ponto, é compreender que a família toda adquiriu consciência financeira. Assim, podem aplicar seu patrimônio para conseguir bons rendimentos em prazos determinados e é capaz de trabalhar unida para realizar seus sonhos!

 

Por isso o planejamento familiar é importante. Por meio dele, a vida financeira do núcleo é detalhada e organizada e, consequentemente, são definidas prioridades para o futuro. E tudo isso pode ser feito com apenas alguns passos simples!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome