Terça, 19 Março 2024

A organização de seu tempo é um passo de extrema importância para que você consiga ir bem nas provas de vestibular. Com isso, escolas e cursinhos oferecem, ao aluno, alternativas que possam se encaixar na metodologia de estudo favorita e, também, aos horários livres, como cursinhos online, lembrando que essa última, por conta de sua maior complexidade e relativa liberdade, exige maior maturidade e consciência do estudante.

 

Seguindo essa linha de pensamento, preparamos uma lista com algumas dicas de como montar um cronograma de estudo, permitindo a você a organização e otimização de seu tempo de estudo.

 

Na hora de montar um cronograma, sempre surgem dúvidas: “por onde devo começar?”, “quais matérias demandam mais tempo?”, “o que é mais complicado?”. Isso é normal, por isso respire fundo que, com dedicação, os resultados logo surgirão.

 

Organize sua rotina

É muito importante entender sua rotina e organizar-se a partir dela.  É nesse momento que se conseguirá avaliar quanto tempo há disponível para estudar e se ele é suficiente.

Se não for, acaba sendo necessário a cansativa resolução da escolha de atividades extras que deverão continuar na rotina e filtrará as que irão sair, em troca de um maior período de estudo.

Para essa organização, você pode fazer uma planilha contendo horários, atividades e quanto tempo demanda, diariamente, o estudo de cada disciplina. Dessa forma, abre-se a porta para uma visão de um período a longo prazo e como será rotina desse dia em diante.

 

Defina seu objetivo

Caso seu objetivo seja, por exemplo, ingressar na FUVEST ou UNESP, deve-se ter como foco e delimitação junto ao seu cronograma. Dessa forma, reforçará a lembrança do porquê de estar em tal organização, podendo ajudar através de motivação em dias mais cansativos.

 

Horários de estudo

Já organizada toda a rotina e visto quais são os horários disponíveis para estudo, agora é o momento de concretizar o cronograma.

Recomenda-se, assim, analisar os dias da semana separadamente, observando o período livre e/ou ocioso, algo que depende, principalmente, da sua rotina semanal e diária. Após repensar os horários de cada dia, você pode organizar em quais deles exercerá as atividades de estudo.

Priorizar o período da manhã e da tarde, para isso, pode te ajudar, já que muitas vezes, quando chega o período noturno, normalmente o corpo precisa de descanso e, consequentemente, há diminuição do rendimento de concentração e foco.

 

Separando por matéria

Neste tópico, já é apresentado algo mais facultativo, que varia do gosto e das intenções organizacionais do estudante. Para quem se interessar por este método, recomenda-se a utilização de uma lousa branca, onde deve estar escrito a reparação de disciplinas e o tempo de dedicação para cada uma delas, após a escolha das mesmas.

Dessa forma, torna-se mais fácil de visualizar suas atividades e conseguir separar os materiais e exercícios para utilizar durante o período de estudo.

 

Um ponto importante e que deve ser lembrado sempre é a mínima utilização do tempo. Se houver a disponibilidade de 10 minutos sobrando, que seja, caberá como importante reforço para o complemento dos estudos, através de rápidas técnicas de memorização e possíveis jogos d palavras, por exemplo.

De 10 em 10 minutos, até o final da semana, equivalerá a uma hora a mais de estudo além do esperado.

 

Identifique a dificuldade

Com a sua planilha de estudos montada, fica bem mais fácil visualizar as tarefas. Agora é o momento de analisar quais são as matérias que há tem mais dificuldade e quais demandam menos foco.

Reconhecer as suas dificuldades irá fazer com que você possa priorizar o aprendizado e o reforço delas, utilizando o tempo de estudo de matemática, por exemplo, com mais atenção e concentração, e procurando tornar uma disciplina de pouca dificuldade.

Para separar, você pode colorir a matéria de uma cor específica para cada grau de dificuldade, como mínima, neutra e máxima.

 

Ciclo de estudo

O ciclo de estudo pode ser feito de diversas maneiras, por exemplo, com alguns estudantes preferindo seguir o padrão que tinham no colégio (segunda-feira/matéria A, terça-feira/matéria B, etc.), repetindo esse cronograma todas as semanas, até o final do ano, e outros preferindo a dinamicidade, não tendo agrado com estudo de mesmas disciplinas e dias já pré-agendados e incluindo, dessa forma, um sistema mais flexível de cronograma, utilizando mesmos horários para evitar confusão.

 

O cronograma de estudo é uma maneira de organizar seu dia para um que se tenha um melhor aproveitamento. Não esqueça que descanso e lazer são imprescindíveis e não devem ser deixados de lado. Um estudante desgastado, por exemplo, não consegue se concentrar durante seus estudos e acaba perdendo tempo.

Além do quê, todos precisam espairecer. Por isso, reserve regularmente em seu cronograma um espaço para atividades extras.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome