Sexta, 26 Abril 2024

A tensão pré-menstrual, a tão falada TPM, é a queixa mais comum entre as mulheres que ainda não atingiram a menopausa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das mulheres sofrem com a TPM na idade fértil. Existem muitos fatores que interferem nas causas da TPM, incluindo aspectos físicos e emocionais, mas a boa notícia é que é possível controlar os sintomas, que começam a aparecer duas semanas antes da menstruação e, em alguns casos, continuam durante o período menstrual.

Alguns desses sintomas são: inchaço, retenção de líquidos, aumento de peso, seios doloridos com granulações, dores de cabeça, cólicas, fadiga, ansiedade e, em casos mais graves, alterações de humor com verdadeiras explosões de raiva.

Causas

Segundo o nutrólogo e precursor da medicina bioortomolecular no Brasil, Dr J Bussade, que também é mentor científico da Bothanica Mineral®, a causa mais provável da TPM é a deficiência da progesterona, com aumento dos estrogênios. “A progesterona deveria estar aumentada na segunda metade do ciclo menstrual de uma mulher, mas não é isto o que normalmente acontece, predominando os estrogênios”, afirma.

Para o Dr J Bussade, o uso de tranquilizantes e antidepressivos pioram os quadros e TPM e o mais correto é fazer um tratamento com progesterona base ou bioidêntica na segunda metade do ciclo menstrual, o que pode acabar com os principais sintomas.

Alguns dos fatores que podem causar essa predominância de estrogênios são os hormônios utilizados na criação de animais confinados e aves de granja, utilização de substâncias estrogênicas para tratamento médico, como pílulas anticoncepcionais, poluição e agentes tóxicos, erros alimentares, principalmente com o uso abusivo do açúcar e outros carboidratos refinados, leite e glúten, além do excesso de peso.

Tratamentos

Algumas mudanças básicas no estilo de vida podem ajudar com o problema. Por exemplo, Dr J Bussade recomenda a troca de pílulas anticoncepcionais por um DIU de cobre. Outra recomendação é evitar o uso de soja. “Existem vários trabalhos científicos que apontam como a soja pode causar vários problemas no nosso corpo, inclusive, diminuir a absorção de vários minerais e vitaminas”, enfatiza.

O sobrepeso também é um agravante, pois o acúmulo de gordura corporal aumenta a aromatase, que converte androgênios (hormônios masculinos) em mais estrogênios, por isso, cuidar da alimentação é essencial. Além disso, é preciso tomar certos cuidados com a progesterona consumida. Dr J Bussade lembra que é preciso utilizar a progesterona base natural bioidêntica, que é igual ao que o ovário produz, e não ingerir medicamentos denominados progestínicos sintéticos.

Sobre o Dr J Bussade

Introdutor da Prática Medica Ortomolecular no Brasil | CRM 14.558/SP. Nutrólogo, Médico Clínico, Generalista, Cirurgião Geral, Gastroenterologista, Coloproctologista e Nutrólogo. Pioneiro Mundial da Prática Estética Ortomolecular; Introdutor da Medicina Estética no Brasil; Um dos Precursores da Prática Médica Ortomolecular na América Latina; Estudioso da Nutrição, Homeopatia e Fitoterapia. Participante ativo como palestrante Oficial dos primeiros Congressos Internacionais de Estética, Medicina Estética e Pratica Médica Ortomolecular no Brasil com mais de 47 anos de experiência profissional. Também é ativo pesquisador nas áreas de antiaging e nutrologia. Mentor científico da Bothanica Mineral®.

Sobre a Bothanica Mineral®

É uma empresa absoluta no ramo cosmecêutico e nutracêutico genuinamente ortomolecular e referência nacional no mercado de estética corporal. Está presente em todos os estados brasileiros e mais 15 países.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome