Sábado, 20 Abril 2024

Para que você não se complique com as dívidas e os imprevistos do dia a dia, é essencial que você tenha um excelente planejamento financeiro. Uma ótima alternativa para investir aquela quantia que está guardada há algum tempo, é o fundo de investimentos, no entanto, você sabe como ele funciona?

Resumidamente, os fundos de investimentos são grupos de pessoas que se reúnem e colocam dinheiro em diversos empreendimentos. Funciona como uma espécie de condomínio, onde todos que investiram alguma quantia, compartilham dos lucros e receitas.

Os investidores são chamados de cotistas e cada um deles tem direito ao seu número de lucros. Esses, passam todas as informações ao gestor do fundo, que analisa e verifica onde será mais lucrativo fazer determinada aplicação.

Uma das grandes vantagens do fundo de investimento é a variedade de opções para fazer as aplicações, que podem variar entre ações, renda fixa, multimercados, previdência e cambiais.

Assim como um condomínio de casas ou apartamento, onde todos os moradores têm suas despesas de manutenção, limpeza e utilização as áreas comuns do móvel, o fundo de investimentos também tem custos, que são divididos entre os cotistas, gerando benefícios a todos eles. Vamos conhecer as principais vantagens desse tipo aplicação?

Benefícios do fundo de investimento

Além de muito mais comodidade para quem deseja ter um planejamento financeiro seguro, sabendo que terá o seu dinheiro bem aplicado, o fundo de investimentos trás muitas outras vantagens. Uma delas, é a diversificação de onde os dinheiros pode ser aplicado. Quanto maior a variedade de empreendimentos para serem investidos, maior a chance do cotista ter uma melhor rentabilidade e lucratividade.

No fundo de investimentos é possível investir em real, dólar e outras moedas mundiais. Dessa forma, a chance do dinheiro se desvalorizar devido ao preço de alguma delas no mercado fica muito menor. Isso também pode ocorrer com empresas, caso o contista resolva investir em ações.

Ao fazer aplicações em vários segmentos , a chance de não obter o retorno esperado é muito menor, ao contrário de quem investe todas as suas economias em uma empresa só. Lembrando, para começar esse tipo de investimento não é necessária uma grande quantia em dinheiro, afinal, todos os cotistas recebem de acordo com aquilo que foi aplicado.

Diluição de custos com impostos

Outra facilidade do fundo de investimentos é o seu pagamento de impostos. Esses custos são diluídos entre todos os cotistas, gerando um valor muito mais baixo para todos eles. Além disso, conforme o patrimônio do fundo aumenta, os custos diminuem e as taxas de impostos são cobradas em escala.

Esse valores também são cobrados diretamente da fonte do investimento, trazendo ainda mais facilidade para a rotina de cada um.

Como aplicar em fundos de investimentos?

Como dissemos, os fundos de investimento podem ser iniciados com valores baixos, a partir de R$100,00, por exemplo. No entanto, esse tipo de alternativa pode ter um custo administrativo muito alto, já que são necessários gestores e distribuidores para a operação do fundo.

Existem empresas que podem te auxiliar com o seu planejamento financeiro e, assim, te ajudar a escolher o fundo que pode ser investido, sem alterar o seu orçamento. Dessa forma, fica muito mais fácil investir aquelas economias que foram guardadas e aproveitar os lucros em momentos especiais.

Investir seu dinheiro é pensar no futuro! Todos nós precisamos garantir uma quantia segura, para os imprevistos que possam ocorrer no dia a dia. O fundo de investimentos é uma ótima opção, para quem tem o sonho de investir em algo consistente e que poderá trazer muitos lucros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome