Quarta, 24 Abril 2024

Aplicando conceitos de Big Data e Gamificação, o Rastrear 4.0 é a mais nova arma contra o roubo de cargas no Brasil

Inteligência é a palavra de ordem para fazer frente à verdadeira indústria do roubo de cargas no Brasil. Segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), o roubo de carga teve alta de 42% nos últimos quatro anos. Em outra pesquisa, realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), essa atividade criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o Brasil, de 2011 a 2016. Foram quase 100 mil ocorrências desse tipo no país nesse período. Ou seja, um roubo de caminhão acontece a cada 23 minutos em todo o território nacional, obrigando as empresas da cadeia logística a investir cada vez mais em sistemas de prevenção de perdas e gerenciamento de risco.

E é justamente agregar a inteligência, à expertise e às principais inovações tecnológicas, o principal diferencial do Rastrear 4.0, nova geração da plataforma de gerenciamento de risco da Opentech. Na busca pela eficiência e agilidade na detecção dos riscos associados à movimentação de carga nas estradas brasileiras e no Mercosul, a Opentech incorporou novos conceitos como Big Data (text mining, redes neurais, mapeamento de comportamento padrão); Modelos Matemáticos (tomada de decisão baseada em multicritérios e análise de séries temporais), Gamificação e Leitura Inteligente de Mensagens.

Todo esse arsenal de tecnologias e análise de dados foi utilizado para melhorar a performance dos operadores da Central de Rastreamento da Opentech, evitando ao máximo o erro humano. Pois, assim como o motorista na estrada está sujeito à erros, o melhor operador também tem um nível de falha. Para se ter uma ideia da complexidade da operação, a Opentech é responsável pela segurança da carga de 3 mil clientes em todo o país, para os quais gerencia mais de 150 mil cadastros de veículos e motoristas e 300 mil viagens a cada mês. O Rastrear 4.0 atua minimizando essas falhas ao automatizar e priorizar os alertas e comandos.

Para exemplificar, digamos que um motorista parou para pernoite e não enviou uma mensagem pré-formatada. Ao invés disso, ele enviou uma mensagem livre. O novo sistema da Opentech interpreta a mensagem enviada pelo motorista e já executa a ação necessária para a atividade. Por meio do text mining e da Leitura Inteligente de Mensagens, o Rastrear 4.0 rapidamente associa essa mensagem livre a uma mensagem padrão de pernoite. Imediatamente e de forma automática envia o comando de bloqueio evitando, assim, que o veículo fique desbloqueado em um pernoite.

O Rastrear 4.0 avalia cada ocorrência já executando ações automáticas, como envio de comandos e mensagens e informando o operador qual tem mais chance de roubo. E no caso de detecção de uma ocorrência mais crítica com alto grau de risco, o sistema faz um by pass da atividade de ligar para o motorista ou para o cliente e já direciona uma ação de pronta-resposta, para evitar ou coibir a ação dos criminosos. O sistema da Opentech atua com priorização para agilizar ao máximo a atuação das equipes de campo para manter a carga e os profissionais envolvidos em segurança.

Para garantir agilidade e qualidade diferenciadas no monitoramento das viagens, o software Rastrear 4.0 conta com três módulos:

Módulo Parametrização: onde são inseridas em um workflow informações pertinentes a operação que estão contidas no PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) para cada cliente, criando rotinas que devem ser executadas pelo sistema ou até mesmo pelo operador.

Módulo do Operador: tela inicial quando o operador faz o login no sistema, com elementos da Gamificação. O conceito de jogos aplicado à gestão e operação acelera o aprendizado e nivela os operadores de acordo com as melhores práticas. Durante a sua jornada de trabalho eles têm desafios diante dos cenários reais que se apresentam. Assim é visto como eles se comportam e respondem a esses cenários, tendo uma meta estipulada e tempo médio para vencer cada desafio, com um score e o ranking dos profissionais com maior pontuação.

Módulo Relatório: o Rastrear 4.0 gera indicadores em relatórios e painéis de controle (dashboards) mostrando o comportamento da operação e como está o nível de serviço da Central de Rastreamento. Dessa forma, o supervisor tem uma visão online em tempo real para uma tomada de decisão rápida, evitando a exposição ao risco ou para ajuste da operação.

Diferenciais do Rastrear 4.0

Direcionamento de ocorrências de forma inteligente (Score Risk)

Gestão das filas de ocorrências

Modelo operacional que premia os sucessos dos analistas de ocorrências

Orienta os procedimentos que devem ser executados para cada ocorrência

Diminui a curva de aprendizado dos novos operadores, pois já traz o script que deve ser realizado em cada atividade.

Disponibiliza acesso rápido a “cadeia de ajuda” do cliente

Padronização e automatização das ações (workflow)

Algoritmo que identifica alertas falsos

Controle da eficiência dos operadores

Conceito de gamificação para estimular os operadores

Com o objetivo de obter uma diminuição drástica nas ocorrências de sinistralidade e criar a cultura de prevenção de perdas nas empresas, o Rastrear 4.0 é a nova arma que a Opentech lança no mercado na guerra contra o roubo de cargas.

A Opentech

Uma das líderes do mercado de gestão logística e gerenciamento de risco, a Opentech oferta soluções abrangentes e completas para empresas de transporte e embarcadores. Tendo a inovação no seu DNA, direciona 15% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. A empresa continua apostando nos atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em quase duas décadas: profissionais experientes, processos estruturados, inovação em tecnologia e excelência no atendimento.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome