Feira-global > Comunidades Portuárias > Porto de Areia Branca
Sobre o Porto de Areia Branca
A construção do porto-ilha de Areia Branca resultou da necessidade de suprir a demanda de sal marinho no mercado interno brasileiro. O porto é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).
Todo o sal movimentado no porto-ilha é oriundo das salinas do Rio Grande do Norte, principalmente as de Macau, Mossoró e Areia Branca.
Dispõe dos seguintes acessos:
- RODOVIÁRIO – A cidade de Areia Branca está interligada por meio de rodovias federais e estaduais a diversos municípios do Rio Grande do Norte e ao estado limítrofe do Ceará. As RN-012 e RN-013 alcançam a BR-304, permitindo atingir Natal e Fortaleza. A BR-110 liga Areia Branca a Mossoró e daí a várias partes da região.
- MARÍTIMO – Localizado em mar aberto, o porto-ilha não possui barra definida. O canal de acesso tem comprimento aproximado de 15km, profundidade mínima de 11m e largura variável entre 400m e 1.000m.
Suas instalações consistem em um sistema para carregamento de navios contendo uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento, sendo a atracação realizada por meio de três dolfins com o auxílio de três bóias. O local, com profundidade de 15m, permite a operação de navios de até 35.000TPB.
Fonte: site oficial do Porto de Areia Branca