Cases

A maior rede varejista do planeta, o Walmart, planeja mais um importante passo rumo a excelência de seus serviços logísticos. Na década de 80 o Walmart foi o pioneiro na implantação do sistema VMI – onde os estoques nas lojas do Walmart eram controlados pelo fornecedor dos produtos.

Na última semana, o jornal Valor Econômico publicou notícia mostrando que a ONG Instituto Educa Brasil pediu uma nova vistoria da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no terminal da BTP (Brasil Terminal Portuário).

O empreendimento da Brasil Terminal Portuário (BTP) foi construído para ser o maior terminal de uso público de movimentação de contêineres e líquidos do Brasil, com investimentos superiores a R$ 1,8 bilhão. A expectativa é que o início das operações aconteça ainda no primeiro trimestre de 2013. Para isso, contudo, foi preciso superar várias barreiras ambientais, já que o terminal foi instalado no antigo “Lixão da Alemoa”.

A questão ambiental se constitui, hoje, num dos principais desafios para a construção de grandes empreendimentos no setor logístico. Muitos projetos enfrentam atrasos no cronograma inicial e outros foram inviabilizados pela falta da devida atenção com este fator.