Quinta, 28 Março 2024

WalmartA maior rede varejista do planeta, o Walmart, planeja mais um importante passo rumo a excelência de seus serviços logísticos. Na década de 80 o Walmart foi o pioneiro na implantação do sistema VMI – onde os estoques nas lojas do Walmart eram controlados pelo fornecedor dos produtos.

Agora, o Walmart quer ser o responsável pelo transporte dos produtos de quase todos os fornecedores para as mais de 4.000 lojas nos Estados Unidos. A idéia é assumir este transporte quando o Walmart for capaz de realizar o mesmo serviço com custos menores, pois a rede tem escala suficiente para fazer o transporte de qualquer produto melhor que a maioria dos fabricantes o faz atualmente: desde comida para cachorro até cadeiras de jardim. “Isso permitirá liberar nossos fornecedores para fazer o que fazem de melhor: fabricar produtos para nós”, destaca o Vice-Presidente de Transporte Corporativo da rede. E com preços menores, as vendas tendem a aumentar.

Como fazer um sistema desse tamanho dar certo?

Este sistema tem todos os ingredientes para ser mais um sucesso justamente por seu tamanho. O Walmart tem volume suficiente para forçar os fornecedores a entrar neste novo sistema, caso seja vantajoso para a grande rede. Como o fornecedor estará livre do transporte,cobrará preços menores, que em teoria serão repassados aos consumidores, conseguindo assim uma pequena vantagem no mercado, muito competitivo nessa indústria. Para dar uma noção do volume, em 2009 o Walmart economizou US$ 200 milhões através de embalagem, agendamento e roteamento mais eficiente dos caminhões nos EUA. Além do total financeiro, os caminhões rodaram 160 milhões de km a menos, despejando menos poluentes na atmosfera.

Até o momento, a maioria dos fornecedores envia seus produtos até os Centros de Distribuição da rede, que de lá despacha para as lojas e centros regionais usando seus 6.500 caminhões e 55 mil reboques. No novo sistema, o Walmart usará ainda mais sua frota, bem como terceirizará parte dos transportes dos fornecedores às lojas.

Fontehttp://www.logisticadescomplicada.com/

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome