Sexta, 26 Abril 2024

O empreendimento da Brasil Terminal Portuário (BTP) foi construído para ser o maior terminal de uso público de movimentação de contêineres e líquidos do Brasil, com investimentos superiores a R$ 1,8 bilhão. A expectativa é que o início das operações aconteça ainda no primeiro trimestre de 2013. Para isso, contudo, foi preciso superar várias barreiras ambientais, já que o terminal foi instalado no antigo “Lixão da Alemoa”.

Foto: Bruno Merlin/Portogente

Navio Zhen Hua 14 transportou portêineres que serão utilizados no terminal

O início do processo de remediação da área hoje ocupada pela BTP contou com a recuperação do terreno no próprio local e com a atuação das empresas Waterloo Brasil, Andrade Gutierrez, Essencis Soluções Ambientais e Dec do Brasil.

Em março de 2011, a fase mais delicada do projeto começou a ser realizada com a substituição do solo e o envio dos resíduos contaminados para o maior aterro sanitário do Brasil, em Caieiras, no interior de São Paulo. Somadas, todas as etapas levaram trintas meses para serem concluídas.

De acordo com Giovanna Setti, superintendente da Essencis Engenharia e Consultoria, a grande dimensão da área ocupada pela BTP fez com que a experiência de remediação fosse única. “Revitalizamos um antigo lixão para se tornar um terminal portuário com retorno econômico”. A BTP ocupará uma área total de cerca de 490 mil metros quadrados, incluindo as obras sobre água.

Foto: Essencis

Técnicos tiveram que lidar com a contaminação do
solo e da água subterrânea na Alemoa

Muitos desafios, segundo Giovanna, foram encontrados no trabalho de remediação, o que obrigou a equipe multidisciplinar de profissionais envolvidos a se superar diante do trabalho a ser realizado. A gestão do projeto exigiu uma interface com diversos stakeholders e trabalho em parceria de várias empresas com expertises diferentes.

O diretor-presidente da BTP, Henry Robinson, disse estar muito orgulhoso pelo trabalho realizado e apontou a seriedade e o empenho dedicados em todas as etapas do trabalho como os principais trunfos para a obtenção do êxito na remediação

Leia também
* Remediação da área ocupada pela BTP é a mais expressiva do País
* Os efeitos positivos da técnica de remediação

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome