• Cross Docking

    Cross docking se refere à passagem das mercadorias que chegam, rapidamente para a expedição destas mesmas mercadorias para os clientes. O cross docking é um sistema no qual os bens entram e saem de um centro de distribuição (CD), sem ali serem armazenados. Permite aumentar o giro dos estoques. Pode também ser definido como o movimento simultâneo de materiais recebidos, das docas de recebimento para as docas de expedição.

    cross docking fig 1

    Este tipo de operação permite que a administração dos centros de distribuição concentre-se no fluxo de mercadorias, e não na armazenagem das mesmas. A aplicação deste sistema busca reduzir ou eliminar, se possível, duas das atividades mais caras realizadas em um armazém, a estocagem e o picking (separação das cargas).

  • WMS - Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazéns)

    É um software de gestão que permite a automatização dos processos da área de estoques, além de aperfeiçoar o espaço disponível para armazenagem. Assim, ele promove um controle mais eficiente, agiliza as movimentações, melhora a assertividade dos níveis de reposição e gerência inventários.

    O WMS é um sistema de grande importância da cadeia de suprimentos, que provê o giro de estoques, diretrizes competentes de picking (separação e preparação de pedidos), e cross-docking (sistema de distribuição), maximizando a utilidade do espaço dos armazéns. Através do WMS é possível um melhor gerenciamento de armazenagem e, com isso, diminuir custos, permitindo controlar os estoques de forma automatizada.

    wms fig 1
    fonte: Arte Portogente .

    Vantagens:

    1. Formar excelentes resultados aos desafios de armazenagem;
    2. Localização e expedição de mercadorias de forma estratégica;
    3. Confiança e diminuição das falhas por parte da empresa que conta com esse sistema.

    Desvantagens:

    1. Gasto considerável de equipamentos;
    2. Atenção extra com itens sujeitos a avarias, que podem resultar em erros de leitura.

    Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), ...