Domingo, 28 Abril 2024
Os governos, incluindo-se obviamente o nosso governo federal, alardeiam aos quatro cantos , em alto tom, quando o PIB apresenta alguma elevação importante. Foi o que aconteceu quando foi divulgado o crescimento do PIB do segundo trimestre de 2013.

Este foi realmente um crescimento bom . Bom porque apresentou taxas adequadas para produção e para investimentos ( infelizmente este crescimento já foi pro beleléu no mês de julho com queda na produção).

O crescimento ruim de PIB é aquele se tem no consumo seu maior índice. Foi isto que aconteceu na Europa nos últimos anos antes da crise. Toda a produção industrial foi deslocada da Europa para os países asiáticos e em especial para a China. Entende-se como produção não só produtos acabados para o consumidor mas também componentes e subconjuntos que são montados em produtos finais.

No inicio da crise, se percebeu que se estava movimentando o dinheiro sobre coisas não sólidas. Acrescenta-se a isto o fato de que havia a desbalanço entre importações e exportações. Os asiáticos exportando bens industrializados e a Europa exportando serviços fundamentalmente. A explosão era questão de tempo . Só não pegou tão forte na Alemanha porque esta ainda manteve alto nível em pesquisas e em produção de bens de altíssima qualidade.

No caso do Brasil a sustentação da exportação se dá majoritariamente em “commodities” . Com a queda de demanda internacional os preços destas caíram e assim vendemos menos e mais barato . Há esperança de alguma melhora pela elevação da taxa de cambio dolar x real.

Os últimos anos de governo têm sido marcados por pouca expansão de investimento e crescente demanda por bens importados e mais baratos. ( até estatua de Nossa Senhora da Aparecida é hoje “made in China”). Falta de plano estratégico ; falta de capacidade competitiva de boa parte de nossa empresas; impostos exagerados , bem gerados mas mal geridos, causam um descompasso entre nós e o resto do mundo. Não é atua que a cada ano o grau de competitividade do Brasil despenque frente a outras nações.

Creio que estamos a beira de uma crise maior, incluindo desemprego crescente com inflação. O pior dos cenários. Só torço para estar errado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome