Segunda, 29 Abril 2024

Todo empresário busca vantagens competitivas frente aos concorrentes. Uma das tendências administrativas adotadas para alcançar maior competitividade foi a sugerida por C.K. Prahalad, falecido em 2010, um doutor em Administração pela famosa universidade americana de Harvard e conselheiro de governo.

Ele afirmava que a competitividade maior dos japoneses em relação aos americanos (na época nem se cogitava falar dos chineses) era devida à estratégia de foco. Isto nada mais era do que fazer apenas aquilo que se conhece bem (o foco) e deixar para outros fazerem as tarefas complementares, necessárias para que o produto (bem ou serviço) da empresa fosse concluído a contento.

Começou aí a grande onda de terceirizações e subcontratações. Como sempre houve exageros nesta tendência, a ponto de muitas empresas terceirizarem quase tudo, mesmo aquilo que faziam bem, mas que não era o cerne do foco.

A grande questão em administração é saber se o que é bom para um pode ser copiado literalmente para outro. Assim foi com o just in time no Brasil, que muitas empresas implantaram sem entender que era mais que uma técnica, era uma filosofia de trabalho. Assim também foi com a reengenharia que cortou milhares de cabeças deixando troncos acéfalos. Lembro que seu próprio criador depois escreve “ agora sei onde errei” , mas então a desgraça estava feita.

No Brasil, o processo de terceirização, ou de subcontratação, caminhou fortemente e serviços que eram feitos internamente passaram a ser comprados de empresas especializadas. Acontece que boa parte destas empresas de serviço não entendem as reais necessidades de seus clientes, ou não tem gente competente e comprometida com as melhores práticas.

Foto: www.morguefile.com/creative/mconnors

Nível de serviços no Brasil precisa melhorar

O resultado é que a competitividade caminhou no sentido contrário. Cada vez mais o nível de serviços piora, proporcionalmente à melhora de bens produzidos, o que pode jogar as empresas brasileiras para o segundo time. Isto se vê em todos os campos de serviços, quer privados quer públicos.

O Brasil não tinha estrutura e cultura empresarial à altura de aguentar estratégias de focalização, e ainda não tem. O crescimento do PIB está fortemente atrelado a serviços que hoje pesam mais de 70% na sua composição e o aumento da inflação também é fruto dos aumentos de preços de serviços. 

Enquanto não se pensar em profissionalização de muitos setores de serviço, com busca incessante de maior produtividade e qualidade não há grande esperança que esse quadro se modifique e que o País saia deste marasmo econômico.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome