Domingo, 28 Abril 2024

Michael Porter em seu livro “Competição On Competition”, após uma pesquisa envolvendo 30 pesquisadores em dez países importantes comercialmente, chega à seguinte conclusão: "O papel apropriado do governo é o de catalisador e desafiante, consiste em encorajar – ou até mesmo impedir – as empresas a elevar sua aspirações e galgar níveis mais altos de desempenho competitivo". E continua: "As políticas governamentais bem sucedidas são aquelas que criam um ambiente em que as empresas são capazes de ganhar vantagem competitiva, e não aquelas que envolvem o governo diretamente no processo, com exceção dos países que ainda se encontram no início do processo de desenvolvimento".

Os últimos governos no Brasil, entretanto, têm trabalhado como se o País estivesse no início do desenvolvimento e não que fosse a oitava economia do mundo. E pior, de forma atabalhoada.

Foto: J. Freitas/Senado

Ministro Guido Mantega é sempre convocado para socorrer empresas

Ninguém pode sugerir que o problema de infraestrutura logística é novo. Aliás, é fato conhecido desde os tempos de Getúlio Vargas, segundo relatam os historiadores, quando havia grande carência de infraestrutura. Carência em quantidade e em qualidade.

Claro que evoluímos, mas a questão é sempre de proporcionalidade e de qualidade. Proporcionalmente, as deficiências estão no mesmo patamar há anos. Qualitativamente as coisas também não melhoraram. Em logística, o tempo é um fator fundamental de competitividade, assim como a disponibilidade de recursos e informações.

A sanção de novas leis sem os devidos estudos, acordos e preparação de estrutura adequada só complicam ainda mais o caos logístico. Tomemos a lei dos caminhoneiros que obriga estes a uma jornada máxima de 11 horas com paradas a cada 4 horas. Pra mim, ambos os tempos são exagerados, mas já são balizamentos. Porém, quem e como eles serão controlados? Haverá suporte – postos, áreas seguras, banheiros - a cada 4 horas de viagem, em qualquer lugar do Brasil?

Foto: http://surgiu.com.br

Caminhoneiros dispõem de poucos locais para as 4 horas de descanso

O novo problema que surge é o da carência de motoristas. O modelo (desequilibrado) de distribuição adotado pelo País é de uso intensivo de caminhões. Mesmo sabendo que o modal fluvial e o trem são muito mais baratos, especialmente no transporte a granel de ponto a ponto, particularmente de ponto de produção ao ponto de saída para exportação, jamais esses foram alvo de incentivo governamental. Um condutor de trem ou de uma barcaça pode levar 50 vezes o que leva um motorista de caminhão.

Desta forma o custo da mão de obra no transporte também aumenta o seu custo total. Com caminhões parados à espera de vaga nos portos, o tempo do motorista parado continua elevando o custo total por tonelada ou m3 transportado.

Não dá mais para aguentar a ladainha de sempre, de que esta é uma questão de longo prazo. Para mim é uma questão de ontem.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome