Terça, 14 Mai 2024

Não desejo discutir a qualidade das ações e decisões de nossos ministérios. Creio que estão repletas de objetivos partidários e não exatamente de necessidades de Estado.

Um dos mais recentes episódios é relativo ao Mercosul.  É interessante avaliar alguns dados do Paraguai, que está suspenso do Mercosul até o ano que vem, e da Venezuela que deve ingressar no bloco em curto prazo.

Foto: Gustavo Segovia/AFP

Após o impeachment de Lugo, Federico Franco assumiu a presidência
e disse que Paraguai não vai sair do Mercosul de forma alguma

Paraguai - população: 7 milhões/PIB: US$ 33 bilhões   

Venezuela – população: 27 milhões/PIB: US$ 330 bilhões

Não há, portanto, qualquer dúvida quanto à importância relativa desses dois países. Contudo, há que se considerar outros aspectos relativos, especialmente à luz do que foi estabelecido no protocolo de Ushuaia:

a) A razão da suspensão do Paraguai foi que o impeachment do presidente Lugo não tenha sido democrático. Ora se foi o parlamento do país que o retirou e tendo sido este eleito pelo povo, não há duvida da lisura do ato. O tempo curto não é argumento já que a quase totalidade dos deputados e senadores votou pela saída do presidente.

b) O que dizer então do Chávez da Venezuela, que com manobras ilícitas e com pressões não éticas contra seus opositores, como fechamento de rádios e TVs, se eterniza no poder, disfarçando tudo com eleições. Seria este governo democrático?

c) Ou o que dizer ainda da presidente da Argentina com direcionamento claro de “aos amigos tudo aos inimigos a força”, buscando ludibriar os argentinos quanto a inflação e outra mazelas enquanto clama todos a lutar pelas Malvinas.

Enfim não é a pseudo não representatividade do novo governo paraguaio que implicou na sua suspensão do bloco  mas fatos econômicos ou melhor de pressão econômica.

A Venezuela pode ser sim um grande parceiro comercial, importando mais de nós, e para nós exportando seu rico petróleo.

Ouço e leio de alguns na internet que toda a trama foi desenhada pelos Estados Unidos. Parece-me um absurdo esta colocação dada a importância relativa, econômica e estratégica, do Paraguai.

Além disso, segundo os estatutos do Mercosul, o Paraguai está suspenso e não eliminado do Mercosul, o que permitirá que, ao voltar a integrar o bloco, possa se manifestar contra a permanência da Venezuela. E então como o Itamaraty vai lidar com isso?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome